Currículo - Vanessa Hedjazi Ribeiro Sousa | Estratégia Concursos

Vanessa Hedjazi Ribeiro Sousa

Bem, passar em um concurso público é um SONHO para muita gente que busca ter um trabalho digno e honesto com qualidade de vida, estabilidade e independência financeira.

E sim, um dia eu já sonhei com tudo isso e hoje, já tendo conquistado esse SONHO, posso dizer que valeu muito a pena cada segundo vivido durante a minha trajetória de Concurseira.

Assim, vou contar um pouco de mim, da minha história de vida até me tornar Auditora Estadual de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado da Bahia, para que você possa perceber que tudo isso pode ser possível para você também…

Eu sempre fui uma “boa” aluna. Quando queria, era excelente, mas como na maioria das vezes não queria, dava conta do recado. Meu maior problema sempre foi prestar atenção em sala de aula. Eu não sabia, mas hoje percebo que o formato tradicional e padrão de aulas da minha época, não era apropriado para mim, não me atraia. Hoje sei que gosto de construir o meu conhecimento, da minha maneira, a partir dos meus interesses. E por falar em interesse, eis aqui algo que sempre me interessou, superar desafios. E assim, com 18 anos fui sozinha fazer intercâmbio no Canadá.

Como iniciei minha carreira profissional?

Voltando de viagem, ingressei na Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia. E como apenas estudar era pouco para mim, fui buscar novos desafios e com isso fiz meu segundo intercâmbio, cursando parte da graduação na Espanha. Ao me formar, participei de muitos processos seletivos de Trainee de empresas multinacionais, sendo aprovada na maioria deles e inclusive no que mais queria, que era de uma Multinacional de Varejo de Moda, tudo que amava. Então aos 24 anos já era Trainee de Gerente de uma empresa de moda. Amava trabalhar com moda e gerir pessoas, tenho uma paixão pelos dois. Então, aos 25 anos já era gerente de uma unidade da empresa e geria 110 pessoas morando em outro estado. Me dediquei muito, trabalhei muito e mesmo atingindo excelentes resultados na empresa, com uma carreira promissora e ótima remuneração, por uma questão pessoal e familiar, aos 26 anos (em 2008), eu DECIDI pedir demissão e abrir meu próprio negócio, retornando a minha cidade Natal Salvador. Com o tempo, percebi que esse negócio não me possibilitaria ter a vida que estava sonhando para mim. Não estava satisfeita, não estava feliz e mais uma vez, sem a certeza de nada, DECIDI encarar um novo desafio. Desta vez, a mudança seria mais radical. Migraria da iniciativa privada para a iniciativa pública. Naquele momento eu já sonhava em ser Funcionária Pública.

Eu seria Capaz de Alcançar esse SONHO?

Sonhava com um cargo público, com ótima remuneração e boa condição de trabalho. Na época, defini direcionar os meus estudos para o cargo de Auditor da Receita Federal, porque eu senti que deveria ter um foco, não conhecia muitos outros concursos e achava que estudando para um concurso mais difícil, com edital puxado, estaria estudando para outros concursos de áreas afins.

Nesta época, vivi todos os dilemas e sentimentos que um concurseiro vive. Incerteza de área, de onde faria prova e a pior de todas, incerteza da minha capacidade. Sentimentos negativos, medo, tristeza, baixo estima, solidão, stress, cansaço, desconcentração. Também, sentimentos positivos como superação, auto-conhecimento, força, fé, amadurecimento, aprendizagem, resiliência e muitos outros.

Inciei meus estudos em janeiro de 2012 e demorei para pegar o ritmo. Não sabia estudar. Aos poucos, fui caminhando, focando na minha trajetória, acreditando que com estudo, planejamento, treino, disciplina e muito equilíbrio emocional eu seguiria “desfrutando” dia a dia desse percurso, sem duvidar de mim e de que tudo isso me levaria aonde eu queria chega.

E eis que aconteceu, em 2013 comecei a me classificar e passar nos concursos que me inscrevia. Em novembro desse mesmo ano (1 ano e 11 meses desde o início dos meus estudos), eu fiz a prova do meu cargo atual, Auditora Estadual de Controle Externo do TCE BAHIA e fui aprovada, em 6° Lugar. Surreal, inacreditável. Seria aquilo real? Difícil de acreditar…

VOCÊ PODE!!!

Então, diante do grande desafio de estudar para uma prova de concurso público, o mais importante é VOCÊ ACREDITAR EM SI MESMO e LUTAR!!!

Eu acredito que um dos grandes dons que podemos ter na vida é o de acreditar em nós mesmos. Não existe um vencedor que não tenha sido tentado a desistir e venceu por acreditar em SI. Ainda que todos duvidem, NÃO DESISTA, ACREDITE em SI e LUTE! No fim, a derrota ou a vitória pertencerão a você! 


AJUDANDO PESSOAS A REALIZAREM O SONHO DA APROVAÇÃO NO CONCURSO PÚBLICO

Eu te auxilio com uma estratégia de estudo que combina uma metodologia, que aplica técnicas eficazes de estudos, com as boas práticas da experiência que vivenciei, propiciando a você segurança e equilíbrio emocional, ambos fundamentais para que você possa atingir resultados de excelência.

O meu entusiasmo com o estilo de vida que conquistei, com boa remuneração e qualidade de vida, junto a minha paixão por pessoas, me transformou em Coach de Concurso Público. Assim, como acreditei em mim, acredito em você! A minha jornada no mundo dos concursos continua através da minha realização em compartilhar toda essa experiência com outras pessoas. Agora, o meu sonho é ajudar você a conquistar o seu!