Atividades do gestor: planejamento, coordenação, direção, comunicação e controle.
Impacto do ambiente nas organizações - visão sistêmica (Teorias da administração)
Planejamento. Planejamento Organizacional: planejamento estratégico, tático e operacional (Parte I)
Planejamento. Planejamento Organizacional: planejamento estratégico, tático e operacional (Parte II)
Tipos de estrutura organizacional. Critérios de departamentalização. Descentralização. Delegação. Flexibilidade organizacional.
Liderança. Coordenação, direção
Controle. Eficiência, eficácia e efetividade.
A Organização como um sistema social. Cultura e clima organizacional.
Processo de mudança organizacional.
Processo decisório. Tipos de decisão.
Mapeamento e gestão de processos de trabalho.
Gestão de projetos em geral
Gestão da Qualidade. Excelência na Administração pública. Ênfase no cliente.
O indivíduo e o grupo nas Organizações. Trabalho em equipe.
Gestão de pessoas. (objetivos, desafios e características da Gestão de Pessoas)
Gestão e avaliação de desempenho.
Gestão de pessoas (Gestão por competências)
Gestão de pessoas (Recrutamento e seleção)
Gestão de pessoas (Treinamento e Desenvolvimento. Educação Corporativa)
Aprendizagem Organizacional.
Gestão de pessoas (Análise e Descrição de Cargos. Carreiras)
Gestão de conflitos (Negociação)