Aula demonstrativa disponível
Download liberado

Atenção! Este curso não aborda os seguintes itens:
► Literatura Afro-brasileira – temática, autoria, ponto de vista, linguagem e público 15. O indígena no imaginário literário do Brasil. 16. Literatura Indígena brasileira – resistência e interculturalidade Documento Curricular Referencial do Ceará (DCRC). Análise crítica de discursos e práticas sociais da linguagem.

Os tópicos abaixo podem ser estudados no curso regular de Língua Portuguesa:
► Análise linguística/semiótica: 1. Recursos estilísticos e estruturais: aspectos textuais, gramaticais e convenções da escrita. 3 Análise de textos, identificando a estrutura da frase: modos de construção de orações segundo diferentes perspectivas de ordenação, observando-se os aspectos semânticos. 4 5. Concordância, regência e colocação como fatores de modificação e geração de sentido do texto. 6. Uso de estruturas verbais e nominais - pronomes, conjunções, preposições etc. 7 Descrição linguística aplicada ao texto: orações, sintagmas, palavras, morfemas.

Garantia de Satisfação OU SEU DINHEIRO DE VOLTA
Se você, dentro do período de 30 dias não estiver satisfeito, nós devolveremos seu dinheiro
Veja as regras
R$ 390,00
ou 12x de R$ 32,50
Certificado
Ao final do curso receba um certificado de conclusão
Cronograma
Vendas até: 29/11/2026
Acesso até o dia da prova.
Carga Horária
78 horas
Garantia de Satisfação OU SEU DINHEIRO DE VOLTA
Se você, dentro do período de 30 dias não estiver satisfeito, nós devolveremos seu dinheiro
Veja as regras

Conteúdo do curso

Ensino: Competências e habilidades propostas para o componente curricular, com base na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Disponível
Práticas de letramento e de multiletramento. Linguagens digitais. Multimodalidade. Hipertexto. Linguagem e meios digitais na perspectiva da Semiótica.
Baixar
Disponível
Metodologias e práticas para o ensino de Língua Portuguesa. As tecnologias da comunicação e de informação no ensino da Língua Portuguesa.
Baixar
Disponível
Variação linguística e preconceito linguístico, observando os níveis de linguagem presentes em gêneros discursivos/textuais.
Baixar
Disponível
Leitura: Compreensão e interpretação de textos. Concepções de linguagem. Perspectivas no estudo da leitura. Estratégias de leitura. Inferência, pressuposição e implícitos textuais. Gêneros discursivos/textuais. Identificação dos gêneros. A função social do uso dos gêneros. Confronto de diferentes gêneros identificando as semelhanças e diferenças.
Baixar
Disponível
Coerência e coesão. Texto e fatores de textualidade. Relações coesivas: referência, substituição, elipse e Repetição.
Baixar
Disponível
Relações de sentido entre palavras: Sinonímia/antonímia, hiperonímia/hiponímia, Campo semântico. Uso do vocábulo, quanto ao seu valor e significação dentro do texto.
Baixar
Disponível
Literatura: Conceitos fundamentais da teoria literária. Concepções de Literatura. Relações contextuais e intertextuais na literatura brasileira - gêneros literários, épocas, autores e mídias.
Baixar
Disponível
A linguagem literária e não literária. Elementos da teoria literária - narrador, personagens, tempo, etc. em produções artísticas de diferentes momentos históricos e tendências culturais, mediante análise de textos e obras no Brasil.
Baixar
Disponível
O Barroco no Brasil. Relações sociais e históricas presentes no Barroco no Brasil. Abordagem dos tipos e dos problemas sociais nos textos de Gregório de Matos Guerra. O Arcadismo no Brasil. O papel do Arcadismo no Brasil, como movimento paralelo à inconfidência Mineira. A “face pré-romântica” da poesia árcade brasileira como aspecto transitório para o Romantismo. O Romantismo no Brasil. O Romantismo como reflexo dos costumes da sociedade burguesa - características, elementos textuais e não textuais. Análise de textos dos autores realistas-naturalistas. As características do texto realista- naturalista. Estrutura, temas e aspectos da produção poética dos principais autores parnasianos brasileiros. O Simbolismo como reflexo dos receios e desejos dos excluídos na sociedade brasileira. Análise da poética de Cruz e Souza e Alphonsus de Guimaraens. A revolução artística do início do século XX e o Pré-Modernismo no Brasil. Influências revolucionárias das inovações geradas pelas Vanguardas Eur
Baixar
Disponível
A problemática do pós-moderno no Brasil, numa visão crítico literária.

Aulas demonstrativas