Aspectos gerais da Administração. Funções administrativas: planejamento, organização, direção, coordenação e controle.
Organizações como sistemas abertos. Noções básicas de gerência e gestão de organizações (Teorias da administração)
Organização. Responsabilidade, coordenação, autoridade, poder e delegação.
Direção, coordenação. Liderança.
Processo decisório e resolução de problemas.
Compromisso com a qualidade nos serviços prestados. (Gestão da Qualidade)
Eficiência e funcionamento de grupos. O indivíduo na organização: papéis e interações. Trabalho em equipe. Equipes de trabalho.
Noções básicas de gerência e gestão de pessoas. (objetivos, desafios e características da Gestão de Pessoas
Noções básicas de gerência e gestão de pessoas (Gestão por competências)
Noções básicas de gerência e gestão de pessoas (Recrutamento e seleção)
Noções básicas de gerência e gestão de pessoas (Treinamento e Desenvolvimento. Educação Corporativa)
Noções básicas de gerência e gestão de pessoas (Análise e Descrição de Cargos. Carreiras)