Ética na comunicação. 9. Legislação em comunicação social: lei de imprensa, Código de Ética do Jornalista. 10. Regulamentação versus desregulamentação: tendências nacionais e internacionais.
Conceitos do Jornalismo (Parte 1) - 13. Gêneros de redação: definição e elaboração de notícia, reportagem, entrevista, editorial, crônica, coluna, pauta, informativo, comunicado, carta, release, relatório, anúncio e briefing em textos e imagens. 14. Técnicas de redação jornalística: lead, sublead, pirâmide invertida. 15. Critérios de seleção, redação e edição. 18. Variações da técnica jornalística em veículos: mídias impressas, televisão, rádio e internet.
Conceitos do Jornalismo (Parte 2) - 13. Gêneros de redação: definição e elaboração de notícia, reportagem, entrevista, editorial, crônica, coluna, pauta, informativo, comunicado, carta, release, relatório, anúncio e briefing em textos e imagens. 14. Técnicas de redação jornalística: lead, sublead, pirâmide invertida. 15. Critérios de seleção, redação e edição. 18. Variações da técnica jornalística em veículos: mídias impressas, televisão, rádio e internet.
Webjornalismo - 6. Novas tecnologias e a globalização da informação. 7. Massificação versus segmentação dos públicos. 8. Interatividade na comunicação.
Telejornalismo e radiojornalismo - 18. Variações da técnica jornalística em veículos: mídias impressas, televisão, rádio e internet.
Assessoria de imprensa - 20. Produção de releases para jornal, rádio e tevê, comunicados e notas oficiais. 21. Gestão de comunicação nas crises.
Produção gráfica - 16. Planejamento editorial: ilustrações, cores, técnicas de impressão, redação do texto, visual da publicação. 17. Processo gráfico: conceito de editoração, preparação de originais.
Noções de publicidade e marketing
Teorias da Comunicação - 1. Teoria da comunicação: a questão da imparcialidade e da objetividade. 3. Papel social da comunicação. 4. Comunicação, conceitos, paradigmas, principais teorias. Indústria cultural e a teoria crítica. 5. Novas tendências da pesquisa sobre os mass media.
Opinião pública - 11. Opinião pública: pesquisa, estudo e análise em busca de canais de interação com cada público específico.
Pesquisa em Comunicação - 11. Opinião pública: pesquisa, estudo e análise em busca de canais de interação com cada público específico.