Processo Administrativo. As funções administrativas: planejamento, organização, direção e controle. Habilidades do administrador; papeis do administrador.
Evolução da administração. Teorias da Administração. Principais abordagens da administração.
Planejamento: planejamento estratégico, tático e operacional. Planejamento Baseado em Cenários. Planejamento Estratégico Situacional. Redes e Alianças. Administração por Objetivos (APO). Estratégia nas organizações.
Principais Ferramentas Estratégias (Análise SWOT, Matriz GUT, Ferramenta 5W2H, Balanced Scorecard, Cinco Forças de Porter, Estratégias Genéricas, Matriz BCG, GE/Mckinsey, Ansoff).
Função Organização. Tipos de estrutura organizacional. Critérios de departamentalização.
Função direção. Liderança.
Função Controle. Indicadores de Desempenho. Conceitos de Eficiência, Eficácia e Efetividade aplicados à Administração Pública.
Gestão da Qualidade. Excelência nos serviços públicos.
Trabalho em equipe. Grupos.
Gestão de desempenho. Avaliação de desempenho.