Artigo

Uma questão sobre um pouco de tudo

Boa tarde, caros amigos do Estratégia Concursos!

Meus caros, vocês já viram aquelas lojas que têm um pouco de tudo, o lojão do 1 real?? Pois alguns examinadores às vezes formulam questões que trazem também um pouco de tudo – sortido, como se dizia no meu tempo (?!?)

Vejamos uma questão assim:

I. Vossa Excelência é uma forma de tratamento que exige a concordância em segunda pessoa do plural e só pode ser usada para altas autoridades.
II. Na máxima – A imprensa peca mais pela omissão do que pela intromissão. – há presença de linguagem conotativa.
III. Parecer é a análise de um caso que faz parte de um processo para o qual aponta uma solução favorável ou contrária, mediante dispositivos legais e informações. Essa é uma definição correta de parecer.
IV. O súdito perguntou: Por que choras, meu rei? / O súdito perguntara ao rei por que ele chorava.
Temos no exemplo a transformação de discurso direto em discurso indireto.

Quais afirmativas são corretas?

(A) Apenas I, II, III.
(B) Apenas II, III, IV.
(C) Apenas III e IV.
(D) I, II, III, IV.
(E) Apenas III.
_____________
Comentários:

Devemos avaliar cada uma das afirmativas. Sabemos que a forma “Vossa Excelência” é empregada para altas autoridades, e que concorda com a 3ª pessoa do singular; incorreta, portanto. Lembram-se disso, dos pronomes de tratamento? São formas que concordam com a 3ª pessoa.

Na segunda afirmativa, temos linguagem conotativa? Vamos relembrar a distinção entre denotação e conotação na linguagem. É uma característica fundamental da linguagem que as palavras possam adquirir mais de um sentido, que se depreende conforme o contexto de emprego. O sentido primário, próprio das palavras é o sentido chamado denotativo. Por exemplo, sabemos que o sentido de cavalo é mamífero quadrúpede, de porte mais ou menos grande, que pode correr velozmente, é domesticado pelo homem etc; este é o sentido denotativo da palavra cavalo.

Quanto dizemos que sicrano é um cavalo, pelo contexto de uso sabemos que se trata de um sujeito de maneiras rudes, pouco educado, estúpido etc.; é um sentido conotativo da palavra cavalo. O sentido conotativo, antigamente também chamado de ”figurado”, é derivado do sentido denotativo, literal, primitivo da palavra.

Ora, em a imprensa peca mais pela omissão do que pela intromissão, temos o verbo “pecar”, cujo sentido primeiro é de “transgressão de preceito religioso”; o sentido da palavra no contexto é de erro, falha, sentido conotativo, portanto; a afirmativa é correta.

O parecer é uma peça técnica, que analisa uma situação de fato e propõe as ações cabíveis para o consulente, aplicada a legislação referente ao assunto. De fato, a definição oferecida enumera os requisitos essenciais de um parecer, embora com uma redação um tanto trôpega. A alternativa está portanto correta.

Na última, temos a transposição correta do discurso direto para o indireto, conforme já estudamos, notem a correlação verbal estabelecida, entre imperfeito e presente do indicativo, no discurso direto, e mais que perfeito e perfeito, no discurso indireto; como vimos, a correlação deve ser estabelecida na mudança de discurso a partir do ponto de vista do emissor, transpondo-se a relação original. É o que aconteceu no caso, a ação de dizer é anterior à de chorar. Correta a alternativa.

Assim, estão corretas todas as alternativas, exceto a primeira.

Gabarito: b

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.