Artigo

Concursos EBSERH para Biomedicina: o que caiu nas últimas provas?

Olá, pessoal! Sou Denise Rodrigues, biomédica, professora de cursos da área da saúde aqui no Estratégia Concursos e hoje gostaria de falar sobre o que caiu para a Biomedicina nos últimos concursos EBSERH! Sabemos que há uma grande expectativa com relação aos próximos certames da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares e não é para menos, hein?! Conforme vocês podem conferir em detalhes no nosso último aulão sobre concursos da EBSERH, trata-se de uma grande oportunidade para os profissionais da saúde em geral e vale a pena se dedicar para garantir uma vaga!

Como parte de uma boa estratégia de preparação, é importante conhecer quais são os conteúdos que têm mais chances de cair! Por isso pergunto: você, que é biomédico, sabe o que tem sido cobrado com maior frequência nas últimas provas da EBSERH?! Vem comigo que eu vou te ajudar a descobrir quais são os tópicos de conhecimentos específicos que mais caíram para Biomedicina e, assim, você poderá direcionar melhor o seu estudo!

Os últimos seis concursos da EBSERH foram organizados por apenas duas instituições: IBFC e AOCP. O Instituto IBFC  ficou responsável pelos certames de três unidades localizadas nos estados do Rio de Janeiro e Santa Catarina. Os outros três certames foram organizados pelo AOCP nos estados da Paraíba e Sergipe. 

Nas 75 questões de conhecimentos específicos aplicadas pelo IBFC nas três últimas provas para o cargo de biomédico, o tópico mais cobrado foi "Bioquímica", em 23 questões, seguido por “Imunologia", que esteve em 16 itens. O tema “equipamentos: princípios e fundamentos" também foi exigido em um número significativo de questões: 12.

Já nas 50 questões que foram aplicadas pelo Instituto AOCP em duas provas, os conhecimentos específicos de "Imunologia" foram exigidos em maior número: total de 17 questões. Em segundo lugar, esteve "Hematologia", que caiu em 9 itens. "Microbiologia Médica", "Bioquímica" e  “equipamentos: princípios e fundamentos" foram assuntos do edital que empataram: foram cobrados em 6 questões cada um. 

Não há regras quanto à relação “tópicos do edital versus número de questões”. Entretanto, ainda que no próximo certame para ingresso na EBSERH possa vir uma combinação diferente, é muito válido utilizar as provas mais recentes como parâmetro de tendência das bancas. Em geral, há um padrão. É possível observar que nas provas da banca IBFC os itens de conhecimentos específicos são mais concentrados em três assuntos principais (Bioquímica, Imunologia e equipamentos). Enquando que nas provas do Instituto AOCP há uma distribuição muito mais equilibrada (Imunologia, Hematologia, Microbiologia Médica, Bioquímica e equipamentos).

Espero que essa análise compartilhada com você auxilie em sua estratégia de estudo! Não esqueça de estudar com mais afinco os conteúdos que aparecem com maior frequência nas provas, conforme a banca organizadora do certame alvo. E se precisar de ajuda, saiba que aqui no Estratégia Concursos você encontra material completo, de qualidade e totalmente focado nos últimos editais da EBSERH. Se você quer garantir sua vaga, não espere sair o próximo edital! Saia da inercia agora mesmo e inicie sua preparação. Dedicar-se com antecedência amplia muito as suas chances de sucesso!

Cursos para EBSERH

Pacote Completo p/ EBSERH (Biomédico)

Veja aqui análise completa sobre o que caiu nas 75 questões de conhecimentos específicos das três últimas provas EBSERH aplicadas para biomédico pelo IBFC e aqui você confere o que foi cobrado em 50 questões de provas do Instituto AOCP! Preparei especialmente para você! Grande abraço e ótimos estudos!

 

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Olá Denise, como vai? Temos notícias sobre o edital deste ano da EBSERH com 61 cargos para área assistencial. Visto que normalmente há pouquíssimas vagas para o Biomédico nos editais específicos, você acha que teremos vagas neste edital? Abraços
    Tâmilla em 06/03/18 às 14:31
  • Olá Alana! Agradeço o interesse! No link a seguir você poderá encontrar vários cursos para a EBSERH, vários cargos: https://www.estrategiaconcursos.com.br/cursosPorConcurso/ebserh-107/ Caso não encontre o que procura, sugiro que entre em contato pelo chat do site, que aparece no canto direito da tela. Desde já desejo sucesso! Um abraço, Prof.ª Denise Rodrigues
    Denise Rodrigues em 31/01/18 às 18:30
  • Olá! Achei interessante o post. Sou biomédica e procuro por um preparatório de concursos para a minha área. Fiquei super feliz quando encontrei algo aqui, porém os links não funcionam mais e não consigo encontrar o pacote preparatório para a EBSERH (indicado no resto). Quando terá esse curso disponível? Obrigada
    Alana Rieth em 31/01/18 às 16:58