Como fazer marcações? Técnicas Estudo #1: Marcações Preliminares
Luis Eduardo

Técnicas de Estudo #1: as “Marcações Preliminares”!

Como fazer marcações no material?

Fala, galera! Vamos falar hoje sobre como fazer marcações no seu material de estudos para economizar tempo!

Aqui é o Luis Eduardo.
Sou Auditor Fiscal do Estado de São Paulo (ICMS-SP) e também faço parte da equipe de Coaches do Estratégia Concursos.

Nos aulões ao vivo do Estratégia, uma das perguntas que mais aparece no chat é a seguinte: professor, como fazer marcações no material?

E, de fato, é um assunto muito importante, já que o processo de fazer marcações ajuda a poupar tempo durante o primeiro contato com a matéria.

E é nesse primeiro contato que você deve focar em tentar compreender o que está sendo lido, e não em ficar fazendo um resumo lindo.

Não tem qualquer problema em fazer um resumo caprichado. O problema é: tentar fazer um resumo durante a primeira leitura não vai economizar tempo e também não vai permitir um resumo de alta qualidade.

Na primeira leitura com uma nova matéria, somos iniciantes e, por isso, não sabemos o que é importante e o que não é. Assim, se estivermos montando um resumo já nessa hora, é provável que esse resumo fique grande demais e com muitas informações que não são, na realidade, importantes para a sua prova.

Veja que não estou falando para vocês pararem de fazer resumos escritos! Estou apenas questionando o momento em que ele deve ser feito.

Acredito que as Marcações Preliminares ajudarão vocês a construirem resumos melhores (mais otimizados; mais curtos e com informações mais importantes). Partindo dessa dica, as próximas técnicas de estudo serão bem mais tranquilas!

Vamos colocar a mão na massa então e ver como fazer marcações!

 

Por que fazer um resumo?

Um resumo serve para que você relembre alguma coisa de forma mais fácil e rápida. Antes de pensarmos em como o nosso resumo vai ter essas 2 importantes características (vou trazer um artigo sobre isso em breve), temos que pensar no conteúdo que nosso resumo vai trazer, correto? De nada adianta ter um resumo bonito, fácil e rápido, desde que ele não tenha o que é REALMENTE importante para a sua prova.

 

 

resumos

Não adiantar o resumo parecer uma aquarela se ele não tiver conteúdo relevante e não for objetivo para poupar tempo!

 

 

Etapa 1/3: Marcações Preliminares

Ao ler pela primeira vez sobre algum assunto no seu pdf ou em algum capítulo de livro, vá marcando a lápis/lapiseira os trechos que você ACHA que são importantes para serem relembrados durante a sua revisão. Não use canetas ou marca-textos neste momento!

Pessoal, coloquei “ACHA” bem grande ali em cima porque, quando começamos a estudar algo novo, dificilmente sabemos julgar o que é importante para constar no nosso resumo. E também dificilmente sabemos o que deve ficar fora dele! rs

Por mais que um conceito seja importante, se você já o tiver decorado, então não tem porquê deixá-lo lá no seu resumo ocupando espaço, beleza? A ideia é deixar só o filé no seu resumo, só aquilo que você precisa relembrar.

Por exemplo… Quem começa a estudar Direito Constitucional já aprende que ele se trata de ramo do Direito Público e não ramo do Direito Privado. E todo mundo acaba decorando isso logo de cara! Isso ocorro provavelmente porque é uma coisa lógica que não seja ramo de Direito Privado, mas o interessante aqui é mostrar que não é preciso que conste no seu resumo a seguinte informação: “Direito Constitucional é ramo do Direito Público e não do Direito Privado“.

Quanto menos poluído, melhor! Bom que destaca o que precisa realmente ser relembrado.

Esse primeiro passo é importantíssimo para falarmos sobre como fazer as marcações!

 

Etapa 2/3: Fazer exercícios para identificar os assuntos mais recorrentes

Após ter feito essas marcações preliminares no que você achou mais importante, faça uma bateria de exercícios de concursos anteriores sobre aqueles assuntos que você acabou de estudar.

E já que todas as aulas do Estratégia trazem exercícios, então você já vai ter as baterias de exercícios à disposição.

E, para praticar mais exercícios, recomendo o site TEC Concursos!

O TEC possui um banco de dados com mais de 250.000 questões comentadas! E os comentários são feitos por professores!

O legal lá do TEC é que você consegue montar “cadernos de questões” através de filtros. Você pode filtrar as listas de questões do seu caderno por disciplina, por banca, por ano, por área de concurso, por dificuldade etc! Isso é legal pois ajuda o concurseiro a treinar questões bem alinhadas ao seu objetivo.

Quando eu usava o TEC, por exemplo, elaborava cadernos de questões de “questões mais difíceis” por matéria. De semanas em semanas, eu pegava esses cadernos “difíceis” para resolver. E, apesar de estar praticando exercícios que eu já tinha feito anteriormente, era uma excelente oportunidade de revisar assuntos que, em tese, teriam maior potencial de me fazer errar questões na hora da prova.

Aplicando essa dica do caderno de questões difíceis no TEC, seria interessante que o seu material de estudos tivesse marcações nos pontos da matéria de questões difíceis que você tivesse errado no TEC. E seria fácil fazer essa organização pois, no TEC, você pode “achar” as questões dentro de um caderno por assunto. Fica a dica! ;)

Conheça o TEC! Fazendo a sua inscrição hoje, você ganha 7 dias gratuitos: clique aqui

 [Como fazer marcações] CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO PARA VISUALIZAR MELHOR:

Exemplo de marcações a lápis que podem ser feitas no seu material: parênteses e um traço no início do trecho para chamar a atenção!

Como fazer marcações! Exemplo de marcações a lápis que podem ser feitas no seu material: parênteses e um traço no início do trecho para chamar a atenção!

 

Etapa 3/3: Controle de Qualidade nas suas marcações

Após fazer os exercícios, volte à teoria estudada e vá fazendo um controle de qualidade das suas marcações. Vá olhando as marcações que você fez no material.

Você vai perceber que fez marcações em tópicos muito simples ou em tópicos que você decorou com muita facilidade. Ou vai ver que fez uma marcação em um tópico que trazia conhecimento pouco relevante nos exercícios. Nesses casos, essas marcações não precisariam constar no resumo que você pretende fazer dessa aula.

Pode ser também que você tenha deixado de fazer uma marcação em um tópico importante que é cobrado com bastante frequência nos exercícios de concursos. Neste caso, adicione uma marcação a esse tópico.

 

O controle de qualidade das marcações vai te ajudar a identificar de forma mais objetiva quais são as marcações que devem fazer parte do seu resumo (seja o seu resumo escrito, em áudio, com caneta marca-texto etc). E, além disso, o controle de qualidade também já vai servir como uma revisão do que você acabou de estudar. Vai ajudá-lo ainda mais a fixar o assunto.

 

É isso, pessoal! Espero ter ajudado!

Nos próximos artigos, vou falar melhor sobre os diferentes tipos de resumos (escrito, áudio, marca-texto) que podem ser originados dessas marcações preliminares que falei aqui hoje.

 

Acompanhe também no Instagram/Facebook/YouTube para mais dicas de técnicas de estudo e motivacionais!

Segue um vídeo motivacional:

 

 

Força na caminhada!

Abraços!

 

[Atualização] Após aprender como fazer marcações, confira o segundo artigo da série “Técnicas de Estudo!”:

Técnicas de Estudo #2: alternativa aos Resumos Escritos!

 

Luis Eduardo

www.facebook.com/coachluiseduardo

www.instagram.com/coachluiseduardo

www.youtube.com/coachluiseduardo

 

 

 

 

Compartilhe:

Luis Eduardo

Luis Eduardo

Consultoria

Auditor Fiscal do Estado de São Paulo (ICMS-SP), aprovado no concurso de 2013.   Aprovado também nos seguintes concursos: - Auditor Fiscal da Receita Municipal de Porto Alegre (ISS-Porto Alegre, em 2012, aos 22 anos)  - Técnico do Banco Central do Brasil (BACEN, em 2010) - Técnico do Ministério Público da União (MPU, em 2010)   Para ser aprovado em concursos, acho que a motivação é o aspecto mais importante que precisa ser desenvolvido! Quando estamos motivados, não ligamos para as dificuldades!   Gostaria de compartilhar o que vivenciei e o que aprendi durante os meus anos de estudo a fim de ajudar os concurseiros, principalmente aqueles que se encontram desmotivados e inseguros sobre o seu futuro no mundo dos concursos.

Veja os comentários:
Deixe seu comentário:

Deixe seu comentário:

Artigos Relacionados

Cadastre-se para receber novidades e ofertas especiais sobre cursos.

Vídeos Relacionados
Depoimentos dos Aprovados

Cadastre-se para receber novidades e ofertas especiais sobre cursos.