Artigo

Técnicas de Controle Emocional: conheça três que você pode utilizar

Aprenda três técnicas de controle emocional que podem melhorar sua preparação para concursos

Olá, pessoal. Tudo bem?!

Gostaria de dividir com vocês três técnicas de controle emocional que podem ajudá-los a ganhar alguns pontos importantes para a aprovação.

Atualmente, sabemos como está cada vez mais difícil conseguir uma vaga no serviço público. O acesso a bons materiais e técnicas de estudo está mais universalizado e virar um concurseiro profissional é fundamental para o aluno se destacar perante os demais. Para isso, além de conhecer bem o conteúdo programático, é necessário um bom controle emocional para lidar com toda a ansiedade envolvida durante a preparação.

Ansiedade, algo que pode ser mitigado com técnicas de controle emocional
Ansiedade, um dos principais sentimentos que atrapalha nosso controle emocional

As três técnicas de controle emocional que serão apresentadas para vocês são:

  • Fazer a prova mentalmente antes que ela aconteça de fato;
  • Marcar o item conscientemente;
  • Fazer sempre o seu melhor.

Então vamos deixar de conversa né? Vamos ao que interessa.

Fazer a prova mentalmente antes que ela aconteça de fato

Certa vez, o grande nadador americano, Michael Phelps, falou em uma entrevista que tirava alguns minutos antes da competição para se imaginar realizando ela mentalmente. De acordo com ele, gostava de se imaginar ultrapassando os adversários e executando todo o percurso. Quando começava a prova de fato, tudo parecia que já tinha ocorrido.

Como realizar

Antes de começar a fazer a prova, baixe a cabeça e feche os olhos por alguns minutos. Nesse ritual, concentre-se bem e se imagine executando toda a prova, desde o momento da resolução da primeira questão até a última.

É muito importante pensar que o nervosismo está lá com você, mas que está sim conseguindo fazer as questões e acertá-las. Nesse momento, imagine várias situações possíveis de ocorrer:

  • E se a primeira questão for difícil e você não conseguir resolvê-la no primeiro contato?
  • E se a segunda questão também for? Como reagirá?
  • E se perder o controle durante a prova e se desestabilizar? E se der uma dor de barriga?

Em suma, pense tudo isso e já se imagine contornando todas as situações.

Resultado: Quando a prova realmente começar, parecerá que você já viveu tudo aquilo e será bem mais natural.

Como forma de treinar esta técnica, recomendo que a utilize antes de fazer os simulados, pois eles servirão de modelo para a execução da prova.

Marcar o item conscientemente

Essa, sem dúvidas, é uma das técnicas de controle emocional mais interessantes e que pode ser o diferencial durante a resolução de questões em situações de estresse.

Sabe aquele momento depois da prova em que você vai conferir uma questão que imaginava ter acertado e descobre que errou por bobagem ou falta de atenção?

E nas situações em que você fica na dúvida entre dois itens e sempre marca o errado? É de arrancar os cabelos né?!

Isso acontece com a maioria dos candidatos. Ficar fora das vagas por uma questão é uma sensação péssima.

Para amenizar isso, comece a se questionar, rápido e mentalmente, o porquê de estar marcando aquele item.

Como funciona na prática?

  • Primeiro caso: você tem certeza de que sabe aquela questão, mas por pressa acaba lendo rápido e marcando a errada. Por que não se perguntar antes de marcar: “por que eu estou marcando esse item e por que estou riscando os demais? “

No momento em que você se questiona sobre isso e tenta justificar um item que deveria ser incorreto de acordo com o julgamento inicial, acaba não conseguindo. Dessa forma, você percebe que na opção que iria marcar tem um “exceto” que você não viu ao ler o item, por exemplo.

  • Segundo caso: Está fazendo uma prova de alternativas ABCDE e fica em dúvida entre os itens B e C, já tendo eliminado, conscientemente, os itens A, D e E.

Nesse caso, suas chances de acertar estão em 50% e, para aumentá-las, devemos utilizar a técnica do questionamento.

Porém, o que o nosso cérebro faz na situação de estresse é: “Bem. Estou em dúvida nessas duas alternativas, mas a letra B é mais bonitinha e vou marcá-la”.

Depois você marca o item sem saber o motivo ao certo, ou porque o tempo está passando e tem que pular para a próxima.

Por outro lado, suas chances de acertar a questão irão ser bem maiores que 50% quando você se pergunta: “por que o item B está mais correto e o C mais incorreto? “

Isso ocorre porque você sempre consegue imaginar algo do tipo: “É. Não sei qual a resposta, mas o item B está mais correto por causa desse motivo e o item C está mais incorreto por causa dessa palavrinha que eu nunca vi no meu material”.

Se você começar a ter o pensamento mais ativo no momento de resolver as questões, irá se surpreender como seu percentual de acertos irá aumentar e também como errará menos bobagens.

Fazer sempre o seu melhor

Um dos grandes dilemas que afeta a vida do concurseiro é o pensamento de que nunca vai ser aprovado. Isso prejudica bastante o controle emocional, tanto durante a preparação, quanto durante a prova.

Abdicar de momentos com a família e amigos, passar centenas de horas estudando no pós edital para no fim ficar fora das vagas é algo que sempre aterroriza até mesmo o mais experiente dos alunos. Existem vários casos de pessoas que tinham tudo para passar e no dia da prova “deu um branco” por puro nervosismo.

Como conseguir fazer a prova sem sentir todo o peso da responsabilidade envolvida?

Primeiramente, ficar totalmente tranquilo é impossível. O que você conseguirá é mitigar os sentimentos de medo e nervosismo que podem atingi-lo durante a prova.

Tudo ficará mais leve no momento em que você entender que fez o seu melhor. Toda vez que, na hora da prova ou em qualquer outro momento, passar pela sua cabeça um pensamento negativo que possa tirar a concentração, pense: EU FIZ O MEU MELHOR!

E se eu não passar?

Pessoal, uma coisa é inegável, quando você é reprovado e sabe que não se dedicou como deveria, a reprovação não é tão ruim quanto aparenta. Porém, no momento em que você dedicou o seu máximo e mesmo assim não conseguiu passar, é algo muito difícil de enfrentar.

Reprovação é difícil, mas faz parte do processo. Pode acontecer de você ter todos os ingredientes para ser aprovado, mas a prova simplesmente não vem para você.

Por isso, o sentimento mais importante para você ter em mente é que está dando o seu melhor e o que acontecer a partir disso é só consequência. Tenho certeza de que você evoluirá bastante quando começar a encarar as coisas dessa forma. Faça um teste!

Considerações finais sobre as técnicas de controle emocional

Hoje em dia, não basta saber todo o conteúdo para passar em concurso. O percentual de acertos necessário para ficar dentro das vagas está cada vez mais alto e o uso de técnicas de controle emocional é fundamental para aplicar todo o conhecimento adquirido durante a preparação.

Espero que as técnicas apresentadas possam ajudar você a enfrentar os desafios emocionais que são frequentes na preparação para concursos públicos.

Desejo todo o sucesso para você nessa caminhada, que é longa e sofrida, mas muito recompensadora.

Grande abraço!

Pedro Gadelha

ASSINE AGORA – Assinatura Ilimitada

Fique por dentro de todos os concursos:

Concursos abertos

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Excelentes dicas. Parabéns
    Beatriz em 07/02/20 às 12:42