Artigo

TCE-PR: Como iniciar os estudos

Olá, tudo bem com você? hoje vamos falar sobre o TCE-PR: Como iniciar os estudos!

TCE-PR: Como iniciar os estudos

TCE-PR: Como iniciar os estudos

Você ficou sabendo que a comissão do concurso do Tribunal de Contas do Estado do Paraná está trabalhando na elaboração do projeto básico para contratação da banca organizadora?

De acordo com o que foi informado pelo próprio órgão, a expectativa é de definição da banca até o início de dezembro de 2023.

Por sinal, serão ofertadas oportunidades para Auditor de Controle Externo para cada uma das seguintes áreas de formação:

  • Administrativa;
  • Contábil;
  • Engenharia;
  • Jurídica;
  • Econômica;
  • Tecnologia da Informação.

Se você estiver se questionando quanto ao salário, saiba que o salário inicial dessa oportunidade é de R$ 12.447,89 + verba de representação, chegando até R$ 23.780,02 iniciais.

Então, pensando em ajudar você a conquistar a sua aprovação, hoje iremos dar algumas dicas para você iniciar o seu estudo para o TCE-PR.

1° Dica

TCE-PR: Como iniciar os estudos

Se deseja se preparar para o TCE-PR e garantir sua aprovação, o primeiro passo é analisar os editais deste certame e dos demais da área de controle.

Inclusive, o último concurso do TCE-PR ocorreu em 2016, sob organização do Cespe. Na época, foram ofertadas 12 vagas nas áreas de Administração, Arquitetura, Atuarial, Comunicação Social, Contábil, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Jurídica e Tecnologia da Informação.

De acordo com informações disponibilizadas pelo próprio órgão, foram nomeados 89 candidatos segundo portarias publicadas no Diário Eletrônico do Tribunal de Contas.

Ao revisar as provas passadas dessa área, é fundamental examinar as disciplinas exigidas, os temas mais recorrentes em cada disciplina e sua relevância global para a prova.

Embora os editais para concursos públicos nessa área costumem ser extensos e abrangentes, algumas disciplinas têm destaque e peso considerável nas avaliações. As disciplinas mais relevantes para essa área geralmente incluem Português, Direito Administrativo, Direito Constitucional, Adm. Financeira e Orçamentária, Auditoria Governamental e Controle Interno e Externo.

Claro que algumas disciplinas vão ser acrescentadas e ter maior ou menor peso dependendo do cargo que você queira concorrer.

Inclusive, as disciplinas de conhecimentos básicos exigidas no último certame foram:

  • Noções de Controle Externo;
  • Noções de Adm. Financeira e Orçamentária;
  • Português;
  • Noções de Direito Administrativo;
  • Matemática Financeira;
  • Noções de Direito Constitucional;
  • Noções de Estatística;

Sendo assim, antes de iniciar seus estudos para o TCE-PR, é crucial compreender quais disciplinas são normalmente exigidas para o cargo almejado.

2° Dica: TCE-PR: Como iniciar os estudos

O segundo passo para iniciar os estudos para o TCE-PR é estabelecer como você planeja conduzir sua preparação, ou seja, é fundamental definir o seu plano de estudos.

Ao determinar o seu plano de estudos, você antecipa o que será estudado, por quanto tempo, com qual frequência, entre outros detalhes. Essa abordagem evita a indecisão diária sobre o que estudar.

Mas, para elaborar o seu plano de estudos para o TCE-PR, é crucial considerar sua especificidade e personalizá-lo conforme sua realidade. Isso implica criar um plano que se adapte à sua rotina e compromissos diários.

Por exemplo, se você está trabalhando, não é viável criar um plano de estudos baseado em 10 horas líquidas por dia. Seu plano deve ser o mais flexível possível para se ajustar à sua rotina, tornando-o mais eficaz e aumentando a probabilidade de ser seguido.

Uma orientação valiosa é identificar todas as suas responsabilidades diárias antes de definir o plano de estudos. Dessa forma, ao estabelecer os horários já ocupados com compromissos, você consegue preencher o restante do tempo com períodos dedicados ao estudo.

Assim, é essencial criar um plano de estudos que esteja alinhado com sua rotina e seja adaptado às suas necessidades de estudo.

TCE-PR: Como iniciar – Mas, você sabe como incluir as disciplinas no seu plano de estudo?

Para adicionar as matérias ao seu plano de estudo, depois de ter determinado a quantidade de horas diárias disponíveis para estudar e identificar as disciplinas geralmente exigidas para o seu cargo, é recomendável categorizá-las em quatro grupos:

  1. Disciplinas em que você já possui algum nível de conhecimento.
  2. Disciplinas que você estudou em algum momento, mesmo que não se lembre completamente.
  3. Disciplinas que você nunca teve contato ou que apresentam dificuldades.
  4. Disciplinas com o maior número de questões ou maior peso em seu concurso.

Depois dessa divisão, é aconselhável dedicar uma atenção especial às disciplinas da terceira e quarta categorias em seu plano de estudos. Ou seja, priorize o estudo das disciplinas com o maior número de questões ou maior peso em seu certame em primeiro lugar. Em segundo lugar, concentre-se nas disciplinas que você nunca estudou ou que representam desafios.

3° Dica

TCE-PR: Como iniciar os estudos

Se você está iniciando agora os estudos para a área de controle, é recomendável iniciar seus estudos com as disciplinas do ciclo básico dessa área.

As matérias do ciclo básico incluem:

  1. Português;
  2. Direito Administrativo;
  3. Direito Constitucional;
  4. Contabilidade Geral;
  5. Administração Financeira e Orçamentária.

A escolha de começar com essas matérias específicas, em detrimento de outras como Contabilidade Pública, Auditoria Governamental e a parte de Controle, é fundamentada na razão de que essas disciplinas do ciclo básico atuam como requisitos para as matérias subsequentes.

Em outras palavras, conceitos aprendidos nas matérias do ciclo básico são essenciais para compreender as disciplinas mais avançadas.

Por exemplo, ter conhecimento prévio em Contabilidade Geral e Administração Financeira e Orçamentária facilita a aprendizagem de Contabilidade Pública. Da mesma forma, para compreender Auditoria Governamental, é útil ter conhecimentos prévios em Contabilidade Geral e Administração Financeira e Orçamentária.

A mesma lógica se aplica à disciplina de Controle Externo, a qual se torna mais acessível após o estudo prévio de tópicos relacionados em Direito Constitucional e Direito Administrativo, entre outros.

Dessarte, a terceira dica para iniciar seus estudos para o TCE-PR é definir quais matérias você estudará e com que frequência as incluirá em seu plano de estudos.

Espero que você tenha gostado do nosso artigo de hoje!

Bom Estudo!

Elizabeth Menezes

@prof.elizabethmenezes

https://www.youtube.com/watch?v=5LIvD5Zy1Co

Cursos e Assinaturas

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!

Concursos abertos

Concursos 2023

Concursos 2024

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.