Artigo

Similaridades entre concursos da Área Financeira

Aviso: As opiniões contidas neste artigo são estritamente pessoais e não guardam nenhuma relação com a Comissão de Valores Mobiliários, instituição em que trabalho.

Olá pessoal, tudo bem?

Recentemente participei da SEMANA ESPECIAL DOS CONCURSOS PÚBLICOS, juntamente com os Profs. Heber Carvalho e Carlos Roberto.

Analisamos as expectativas e possibilidades de concursos da Área Financeira, isto é, os possíveis certames do Banco Central, Comissão de Valores Mobiliários, Secretaria do Tesouro Nacional, Susep, Previc e BNDES. Caso não tenha visto, recomendo acessar o vídeo abaixo.

https://www.youtube.com/watch?v=a11iGoPi-xs

Como sabemos, a área é especial na administração pública federal. Seus servidores fazem parte da chamada CARREIRAS TÍPICA DE ESTADO e integram o núcleo estratégico do Estado, requerendo, por isso, maior capacitação e responsabilidade. Estão previstas no artigo 247 da Constituição Federal e no artigo 4º, inciso III, da Lei nº 11.079, de 2004.

Podemos considerar que a Área Financeira está entre as carreiras mais importantes e valorizadas da administração pública federal, juntamente com a administração tributária (Receita Federal) e o núcleo jurídico (AGU).

Não é por outro motivo que o salário inicial destes órgãos é de mais de R$ 18 mil em 2018 e será de mais de R$ 19 mil em 2019. Cabe lembrar que a progressão de nível é feita anualmente, o que, na prática, te garante ao menos um aumento salarial anual além do reajuste, quando houver. A tabela com a estrutura remuneratório destes cargos (CVM, Bacen e STN) segue abaixo:

Feitos os devidos comentários iniciais, podemos ir ao que nos interessa: a similaridade entre os editais destes órgãos.

Como sabemos, os concursos para o Executivo Federal andam escassos há bastante tempo. E, segundo a Lei Orçamentária de 2018, os concursos voltar a serem realizados.

É aí que teremos um pequeno problema. Com a volta dos concursos, a data de publicação de alguns editais pode coincidir, isto é, as provas poderão ser muito próximas uma da outra. Imagine só?! Ficamos anos sem concursos e, quando eles voltarem, podem acontecer ao mesmo tempo?! Vida de concurseiro não é fácil mesmo…rs!

Bem, é por isso que pensei em escrever este artigo, pois os certames citados possuem semelhanças em seus editais e, assim, é possível que você estude para vários cargos sem saber.

Nesse sentido, pensei no seguinte questionamento: ao estudar para o Banco Central, quanto já cumpri do edital da CVM/Susep/STN/Previc?

A ideia, mesmo que simples, é poderosa! Você pode estudar para o Bacen (objetivo da maioria dos postulantes a um cargo na Área Financeira) e estar estudando mais de 90% do edital da Tesouro Nacional, por exemplo. Se o concurso da STN sair primeiro, porque não?!

Então, vamos ser objetivos e ir direto ao ponto.

As duas tabelas abaixo quantificam esta ideia. Elas apresentam, respectivamente, o caso do aluno que estuda para as Áreas 3 e 4 do Banco Central e o percentual que cumpre das matérias básicas e específicas e o total do edital dos cargos citados.

Por exemplo, o aluno que estuda para a Área 3 do Bacen (conforme o último edital) cumpriu com 96% das matérias básicas e 93% das matérias específicas do cargo de Analista Econômico Financeiro do Tesouro Nacional. Desta forma, foi cumprido 94% do edital.

Nada mal, hein?!

E, é claro, isto aumenta suas chances de aprovação, pois, caso se planejar, estará concorrendo às vagas da Área 3 do Bacen e da Área Econômico Financeira da STN.

A tabela apresenta a mesma ideia para os demais cargos. Gostaria de salientar que elaborei este exercício apenas para as áreas-fim dos órgãos citados. Afinal, as áreas-meio já são naturalmente similares. Se, por exemplo, está pleiteando um cargo com perfil mais administrativo no Bacen, estará cumprindo naturalmente boa parte do cargo similar nos demais cargos.

Seguem as tabelas:

Espero que tenham gostado.

Bons estudos!

Vicente Camillo

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Olá, Excelente esse trabalho comparativo! Alem do colega aqui acima que perguntou da semelhança da area 3 do Bacen com o cargo economista do BNDES, eu teria dúvidas tambem de qual o nível de semelhança desta area 3 com a prova da ANPEC. Grato,
    Felipe em 23/05/19 às 13:55
  • Obrigada pelas dicas. Me ajudou muito!!! Forte abraço!
    Camila em 09/04/19 às 07:44
  • Olá, comecei a pesquisar sobre concursos a pouco tempo e me interessei pela área financeira. Como estou vendo sempre falarem que há grande possibilidade de esses concursos saírem para esse ano de 2019, e todos de uma vez estou com muito receio de entrar fundo nos estudos para essa finalidade e serem lançados antes que eu esteja apta. O que devo fazer? Esses concursos realmente vão ser lançados esse ano?
    Amanda Naves C. em 29/03/19 às 17:02
  • Professor, alguma similaridade entre a área 3 do BACEN e o cargo de economista do BNDES?! não foi feita essa comparação no artigo (apesar dele ser excelente)
    Filipe em 21/01/19 às 21:05
  • Boa tarde! Pretendo prestar a prova para o BACEN e CVM. Contudo fica inviável financeiramente adquirir os dois materiais. Pergunto: Qual dos dois programas é mais indicado para quem pretende realizar as duas provas? Obrigado!
    Pedro Brunoro Lafraia em 03/01/19 às 16:26
  • Ricardo, já peço desculpas por não saber te responder sua pergunta. Como se trata da área de desenvolvimento de sistemas, que é algo que sou totalmente alheio, não me arrisco a opinar. O que acha de entrar em contato com o Prof. Victor Dalton e sua equipe? Acredito que eles são (bem) mais capacitados do que eu para responder sua pergunta. Abs e bons estudos! Vicente
    Vicente Camillo em 14/01/18 às 07:47
  • Prof. estou interessado pelo concurso do BACEN (Área 1), existe compatibilidade com cargos em outros órgãos, conforme mostrados nas tabelas acima?
    ricardo em 14/01/18 às 00:38
  • Italo, escolha de acordo com sua prioridade. Se for Bacen, adquire o pacote da Área 3. Se STN, adquira o respectivo curso. A ideia é se direcionar pela sua prioridade e, automaticamente, estudar para outro cargo. Abs!
    Vicente Camillo em 12/01/18 às 15:31
  • Boa tarde, Muito obrigado pelo artigo, ótimas informações. Quanto ao material do Estratégia, para quem quer estudar para a área financeira, tem o pacote completo do BACEN Area 3 e o do STN, sendo que os dois são muito parecidos, conforme mencionado no artigo. Qual é a melhor aquisição para estudar para a área financeira?
    Italo em 12/01/18 às 12:07
  • Letícia, não temos essa possibilidade no momento, pois é difícil de operacionaliza-la. Irei encaminhar a ideia à coordenação. Abs!
    Vicente Camillo em 11/01/18 às 17:36
  • Danilo, se o concurso do TRT estiver mais próximo (ou existir expectativa dele ocorrer em breve), penso que deve se concentrar nele sim. Abs!
    Vicente Camillo em 11/01/18 às 17:36
  • Tardo, mas não falho....rs! Excesso de trabalho..... Espero que seja útil. Abs!
    Vicente Camillo em 11/01/18 às 17:35
  • Rodrigo, a LOA possui apenas uma alteração geral para aproximadamente 3 mil vagas no executivo federal. Não está detalhado quais órgãos serão contemplados. É preciso aguardar. Abs!
    Vicente Camillo em 11/01/18 às 17:34
  • Ótimo post!
    Vinicius em 11/01/18 às 17:01
  • Profº Vicente, Gostaria de saber se é possível estudar para técnico do BACEN área 1 e para Assistente Técnico Judiciário do TRT, pois são os únicos concursos que eu me interesso. Pelo que eu pude entender, as matérias até que são similares, mas acho que do BACEN o conteúdo é mais extenso. Devo focar somente nas matérias específicas do TRT?
    Danilo Virginio do Carmo e Silva em 11/01/18 às 16:14
  • Excelente! Estava esperando esse artigo há um ano. Muito obrigado pelas informações, Vicente!
    Fernando Martins em 11/01/18 às 16:13
  • Olá, ótimo artigo e muito esclarecedor pra mim. Estou estudando para o concurso da PREVIC e não LOA eu não consigo verificar se há previsão deste Concurso pra 2018. Há possibilidades reais dele acontecer? Abraço!
    Rodrigo Soares em 11/01/18 às 14:56
  • Existem pacotes de aulas complementares? Por exemplo, já tenho o conteúdo do Bacen área 3 e me interessei pelo STN. Existe o pacote do restante do conteúdo?
    Letícia em 11/01/18 às 12:05