Artigo

SEFAZ MG: Como aprimorar a memorização

Saiba como aprimorar sua capacidade de memorização em preparação para a SEFAZ  MG

Quem está se preparando para a área fiscal teve uma ótima notícia nos últimos dias: foi publicado o edital do concurso SEFAZ MG (Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais).

Agora se inicia o período pós-edital, momento no qual a capacidade de memorização dos conteúdos constitui grande vantagem para levar seu nome ao topo da classificação e ser aprovado. Mas como maximizar a capacidade de retenção e assegurar que você não irá esquecer pontos importantes no dia da prova?

Se você não sabe a resposta para esta pergunta, não se preocupe, pois este é exatamente o tema deste artigo, então acompanhe a leitura até o final para saber as premissas iniciais para aprimorar sua retenção dos conteúdos, além de técnicas eficazes utilizadas por aprovados para otimizar sua capacidade de memorização, como o Palácio das Memórias, acrônimos e memorização ativa.

Antes de qualquer coisa, contudo, vejamos alguns detalhes a respeito desta incrível oportunidade! Sob organização da Fundação Getúlio Vargas – FGV, são ofertadas 431 vagas para o cargo de Auditor Fiscal, nas especialidades de Tecnologia da Informação, Tributação e Auditoria e Fiscalização.

  •         Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais – SEFAZ MG
  •         Status: Edital publicado
  •         Banca: FGV
  •         Vagas: 431
  •         Salário inicial: R$ 5.711,35 + variável até R$ 19.580,00
  •         Edital: Edital Sefaz MG 2022
SEFAZ MG Memorização
Fachada do edifício da SEFAZ MG

Premissas importantes para a memorização

O uso das técnicas que traremos aqui deve ser associado ao conhecimento das premissas para a memorização, uma vez que este processo passa inevitavelmente por uma avaliação pessoal do aluno em relação ao tempo despendido, ao custo-benefício e também ao modo como o aluno organiza seus estudos.

Exposição

É preciso que sejamos expostos mais de uma vez a um conteúdo, para termos oportunidade de lembrar daquela informação e assim podermos acertar as questões propostas pelo examinador. É aqui que fica evidente a importância da revisão.

 Um erro comum do aluno iniciante é querer estudar primeiramente todo o conteúdo para só depois passar a se preocupar com a revisão, quando, na realidade, sabemos que a revisão deve ocorrer desde os primeiros momentos, para reter a informação e evitar o esquecimento, que chega a ser bastante vertiginoso, principalmente depois das primeiras 24 horas.

Por isso, antes de mergulhar de cabeça nas técnicas a fim de aprimorar sua memorização durante o pós-edital da SEFAZ MG, não se esqueça de estar em dia com a revisão dos conteúdos, etapa imprescindível de sua preparação.

Espaçamento

Não basta ler a mesma informação repetidas vezes em sequência para absorvermos aquele conteúdo. Já imaginou termos que ler em voz alta um determinado assunto 4, 5 vezes para só em seguida passar para o seguinte?

Além de não ser uma abordagem prática, levaríamos um tempo muito grande para avançar nos assuntos. Nessa linha, é preciso ter um tempo hábil entre as sessões de estudo de um mesmo conteúdo, para que a nossa memória seja estimulada da melhor forma.

Custo-benefício

Sempre devemos avaliar o tempo que utilizamos tentando fixar uma determinada informação, principalmente como é o caso do pós-edital do SEFAZ MG. Você vai perceber que alguns assuntos são relativamente fáceis de serem memorizados e outros nem tanto.

Outro aspecto a ser considerado nos seus estudos é que algumas disciplinas têm um peso maior e portanto merecem naturalmente mais atenção, e outras, por outro lado, já não têm um peso tão significativo.

Adicionalmente, nosso esforço de retenção nunca pode ocorrer em prejuízo do avanço nos conteúdos. De nada adiantaria usar as técnicas aqui propostas, cujo objetivo é facilitar a fixação, se no final das contas não houver tempo hábil de contemplar todos os assuntos.

Técnicas para aprimorar a memorização

Palácio das memórias

A técnica chamada palácio das memórias consiste em criar, através de sua imaginação, o ambiente de uma casa em sua cabeça. Parece algo de outro mundo, mas logo você verá que se trata de uma técnica muito simples e interessante. Após imaginar a casa, tente aprofundar um pouco a sua imaginação e comece a imaginar cômodos como, por exemplo, varanda, sala, cozinha, área da piscina, etc. Em seguida, dentro de cada cômodo ou móvel você imagina algo que você precisa memorizar.

É preciso que imagine você mesmo entrando em cada cômodo. Tente perceber as imagens em sua mente com detalhes e quando o fizer, tenha um senso espacial de onde está cada informação.

Apenas para dar um exemplo, digamos que você precisa lembrar das palavras “militar, deficiente físico, preso e servidor público”. Pois bem, imagine primeiramente uma ampla casa branca com uma piscina e dentro da piscina lá está você ( servidor público daqui a algum tempo).

E o que é interessante sobre essa imagem é que você está vestindo uma roupa de férias daquelas do Hawaii e está repousando tranquilamente em cima de uma bóia rosa.

Por alguma razão inusitada e bizarra, ao lado esquerdo da piscina há uma pequena cela com um velho barbudo dentro. Ele está em farrapos e é o nosso “preso”. Ao lado do preso, há alguém encarregado de vigiá-lo.

Trata-se de um homem que faz a guarda no local e aí está o “Militar”. Note que quanto mais inusitado e bizarro for esse exercício, mais fácil as imagens ficarão na sua cabeça e o resultado é uma capacidade melhorada de fixação.

Continuando o exercício de memorização, se você descer as escadas na parte de trás da piscina, vai dar de cara com um belo jardim, onde poderá ver um homem franzino de cadeira de rodas tomando sol ao lado de lindas tulipas amarelas. Eis o nosso “Deficiente”.

E assim, através desse exercício de visualização, conseguimos memorizar muito mais facilmente todas as palavras. É evidente que, por exigir mais tempo para imaginar esses detalhes, a técnica do Palácio das Memórias deve ser utilizada de preferência para a memorização de listas que oferecem mais dificuldade de retenção e não para todos os conteúdos. Trata-se basicamente da aplicação da premissa do custo-benefício.

Acrônimos

Outra técnica bastante utilizada para aprimorar a memorização em sua preparação para a SEFAZ MG é a utilização de acrônimos. Um acrônimo se trata de uma sigla que pode ser lida como uma nova palavra, e não necessariamente letra a letra, podendo ser formado também por sílabas.

Assim, ao invés de decorar vários itens ou palavras, você pode simplesmente decorar uma palavra de fácil memorização, cujas sílabas ou letras irão remeter automaticamente aos itens que você pretende lembrar.

Novamente, você não precisa usar essa técnica a torto e a direito, mas de forma criteriosa, restringindo àqueles pontos que oferecem muita dificuldade para memorizar, mesmo com uma leitura mais atenta.

Como exemplo da aplicação desta técnica, trazemos dois acrônimos para facilitar a fixação dos atributos do ato administrativo e também de seus elementos:

Atributos do ato administrativo: “PATI”

P – Presunção de legitimidade e veracidade

A – Auto-executoriedade

T – Tipicidade

I – Imperatividade

Elementos dos atos administrativos: “CO FI FO MO OB”

CO – Competência

FI – Finalidade

FO – Forma

MO – Motivo

OB – Objeto

Perceba como, ao invés de memorizar cada um desses itens, correndo o risco de esquecer uma ou mais palavras, você agora terá como apoio o acrônimo, que facilitará imensamente o trabalho de recobrar esses itens e ficará guardado muito mais facilmente em sua cabeça.

 É certo que esta técnica, assim como as outras citadas neste artigo, é uma ferramenta de apoio e não será suficiente para compreensão propriamente dos conteúdos, que deverão ser estudados de antemão pelo concurseiro para elucidação de seus conceitos e características.

Diga-se de passagem que o estudo de qualidade e a compreensão do assunto serão essenciais para que a memorização ocorra naturalmente.

Memorização ativa

Esta última técnica que separamos está associada à etapa da revisão. Muitos alunos têm o hábito de simplesmente ler o seu material de revisão, achando que uma leitura despretensiosa e às vezes sem muita concentração será o bastante para fixar os conteúdos estudados. 

Ao invés de apenas ler seus realces realizados no material teórico durante sua preparação para a SEFAZ MG, recomendamos, para aprimorar sua memorização, que tente recobrar de forma ativa o que estudou para só então checar a informação.  Isso certamente exigirá mais esforço mental para recobrar as informações e consequentemente perdurará mais tempo em sua memória.

Esta abordagem, à semelhança do Palácio das Memórias, pode ser utilizada especialmente para os conteúdos que temos mais dificuldade em memorizar, porque afinal de contas, sempre devemos fazer uma avaliação do custo-benefício em despender tempo para fixar alguma informação em particular, além de que esse esforço de fixação não pode ocorrer em detrimento do avanço nas disciplinas.

Caso contrário, poderemos estar confortáveis com a memorização de um conteúdo muito reduzido e ocorrer de não conseguirmos fechar o edital até o dia da prova.

Finalizando – SEFAZ MG: Como aprimorar a memorização

Então é isso, pessoal!

Mantenha em mente as premissas da memorização e use as técnicas aqui trazidas para facilitar seus estudos. Você verá como, pouco a pouco, sua bagagem de conhecimentos se tornará não somente extensa, mas sólida. Estamos certos de que, com essas dicas, a memorização dos conteúdos em preparação para a SEFAZ MG se tornará muito mais proveitosa e eficiente e trará melhores resultados em sua trajetória.

Um grande abraço e bons estudos

Professor: Diogo Matias

Instagram: @oprimoconcursado

Cursos e Assinaturas

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!

Concursos abertos

Concursos 2022

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.