Artigo

Rede Sarah 2022: Confira a prova comentada de Fisioterapia

Olá … vamos abordar as questões objetivas específicas da Prova da Rede Sarah (2022) de Fisioterapia.

Serão abordadas todas as questões da Prova Objetiva específica da área de Fisioterapia, assim como, o gabarito oficial e o comentário das questões. Assim, você poderá ter base para entrar com recursos, caso ache interessante. As questões serão colocadas em ordem, com o número que aparece na prova, por tal motivo, iniciaremos na Questão 11, tal qual está na prova.

Lembre-se que, só vale a pena entrar com recurso caso você tenha errado a questão.

QUESTÕES / GABARITO / COMENTÁRIO

QUESTÃO 11

As articulações são encontradas em todo o esqueleto, porém seu formato anatômico e mobilidade variam de acordo com sua função. Acerca dessa temática, assinale a opção correta.

A – Na articulação diartrose do tipo gínglimo, o osso distal é capaz de movimentar-se em torno de vários eixos, que têm um centro comum.

B – A articulação sinartrose do tipo sindesmose é uma articulação fibrosa especializada na fixação dos dentes nas cavidades alveolares na mandíbula e maxilas.

C – Articulações classificadas como anfiartroses são as que permitem amplo grau de mobilidade, como entre os ossos temporal e mandíbula.

D – Na articulação sinartrose do tipo sutura, as extremidades dos ossos têm interdigitações, que os mantêm intima e firmemente unidos.

GABARITO: D

COMENTÁRIO: Concordo com o gabarito da banca.

A – ERRADA. Na articulação tipo gínglimo ocorre movimento em apenas um plano de movimento.

B – ERRADA. Sindesmose – junção de dois ossos (tíbio – fibular). Dentes: Gonfose

C – ERRADA. Anfiartrose: pouco movimento.

D – CORRETA.

QUESTÃO 12

Segundo Dangelo e Fattini, em Anatomia Humana Básica, “a simples observação de um grupamento humano evidencia de imediato diferenças morfológicas entre os elementos que compõem o grupo”. A denominação dessas diferenças é apresentada como variação anatômica.

Com relação à variação anatômica e à anomalia, assinale a opção correta.

A – Uma alteração morfológica, como uma fenda palatina, que traz prejuízo à função pode ser caracterizada como anomalia.

B – Quando o desvio anatômico do padrão é severo, porém compatível com a vida, diz-se que se trata de uma monstruosidade.

C – A agenesia de órgãos vitais pode ser considerada uma anomalia que difere do normal, trazendo prejuízo á função, sendo incompatível com a vida.

D – Uma variação anatômica é descrita como uma caraterística atômica que difere do padrão sendo compatível com vida, porém apresenta prejuízo da função.

GABARITO: A

COMENTÁRIO: Concordo com o gabarito da banca.

A – CORRETA. Anomalia. É uma alteração morfológica, que difere do normal, trazendo prejuízo a função, porém é compatível com a vida. Ex: ter uma dedo a mais na mão, fenda palatina, irmãos siameses.

B – ERRADA. É uma alteração morfológica, que difere do normal, trazendo prejuízo a função, sendo incompatível com a vida.

C – ERRADA. Nem sempre a agenesia é incompatível com a vida.

D – ERRADA. A variação anatômica não apresentará, necessariamente, prejuízo da função.

QUESTÃO 13

Acerca do processo de hematopoiese medular, assinale a opção correta.

A – A medula amarela óssea é responsável pelo processo de produção de células sanguíneas em adultos.

B – A medula vermelha é rica em células-tronco medulares, capazes de formar tipos celulares sanguíneos distintos.

C – A produção de células sanguíneas recebe o nome de homeostase, ocorrendo estritamente nos ossos longos.

D – A hematopoiese acontece na região da diáfise dentro das trabéculas dos ossos corticais.

GABARITO: B

COMENTÁRIO: Concordo com o gabarito da banca.

A – ERRADA. A medula óssea amarela é composta por gordura (tecido adiposo)

B – CORRETA. A medula óssea é dotada de fibras reticulares e células- tronco medulares. Tais células são multipotentes (ou pluripotentes), ou seja, podem dar origem aos diversos tipos de células sanguíneas, e são descendentes das células tronco embrionárias. As células tronco embrionárias são totipotentes, ou seja, não só dão origem às células sanguíneas, como a qualquer outro tipo de célula do organismo.

C – ERRADA. Hematose é o processo de troca gasosa e oxigenação do sangue.

D – ERRADA. A hematopoiese ocorre na medula vermelha.

A medula vermelha é encontrada no canal medular dos ossos longos e nas cavidades dos ossos esponjosos. No adulto, o tecido hematopoiético forma parte da medula óssea (medula vermelha) e é o local onde ocorre a hematopoiese normal. O osso cortical é a parte mais dura do osso (externa). Na epífise encontram-se as trabéculas.

QUESTÃO 14

Somente neurônios e células musculares são capazes de gerar potenciais de ação devido a uma propriedade chamada de excitabilidade. Sobre o processo descrito, assinale a opção correta.

A – Durante a fase de refratariedade absoluta, um novo potencial de ação pode ser gerado durante a despolarização, pois todos os canais voltaicos de sódio já estão abertos na sua velocidade máxima.

B – A despolarização é a primeira fase do potencial de ação. durante essa fase, ocorre um significativo aumento na permeabilidade aos Íons potássio na membrana celular.

C – O estímulo adequado tem que ter um valor elétrico suficiente para reduzir a negatividade da célula neuronal até o valor limiar do potencial de ação.

D – Durante a despolarização, o interior da célula fica cada vez mais eletronegativo, até que o potencial chegue próximo ao equilíbrio de sódio de -61mV.

GABARITO: C

COMENTÁRIO: Concordo com o gabarito da banca.

A – ERRADA. Durante a fase refratária absoluta, não será gerado potencial de ação.

B – ERRADA. Aumenta a permeabilidade ao sódio.

C – CORRETA.

D – ERRADA. Fica mais eletropositiva.

QUESTÃO 15

O controle da musculatura é realizado pelo sistema nervoso, podendo a precisão de cada movimento ser maior ou menor de acordo com a quantidade de unidades motoras envolvida na ação. Desse modo, os músculos quadríceps e tibial anterior são respectivamente inervados pelos

A – nervo tibial e nervo fibular.

B – Nervo vasto medial e nervo tibial.

C – Nervo femoral e nervo tibial.

D – nervo femoral e nervo fibular.

GABARITO: D

COMENTÁRIO: Concordo com o gabarito da banca.

– Quadríceps: Femoral

– Tibial Anterior: Fibular

QUESTÃO 16

Em relação à anatomia e fisiologia do sistema cardiovascular, julgue os itens a seguir:

I – A estimulação parassimpática retarda a ativação do nodo sinoatrial, reduzindo assim a frequência cardíaca.

II – Durante a contração isovolumétrica, ocorre um aumento da pressão ventricular até o ponto de exceder a pressão arterial, promovendo o fechamento das valvas semilunares.

III A estimulação simpática do tecido condutor provém do plexo cardíaco, enquanto a influência parassimpática tem origem no nervo vago.

IV O nó atrioventricular está ligado a uma rede de fibras que fazem seu trajeto pelo septo interventricular e depois pelas paredes dos ventrículos.

Estão certos apenas os itens

A – I e II

B – I, III e IV 

C – I, II e IV

D – II e III

GABARITO: B

COMENTÁRIO: Concordo com o gabarito da banca.

I – CORRETA.

II – ERRADA. Abre as válvulas semilunares.

III CORRETA.

IV CORRETA.

QUESTÃO 17

A ventilação é descrita como a movimentação do ar entre a atmosfera e os alvéolos pulmonares. Assinale a opção correta:

A – Enquanto a expiração é ativa, a inspiração é um processo passivo, pois usa o recuo elástico dos músculos e dos pulmões.

B – Durante a expiração forçada, o diafragma contraí e puxa as superfícies inferiores dos pulmões para baixo, simultaneamente, os músculos da inspiração elevam as costelas.

C – Durante uma expiração normal, os intercostais externos e o diafragma relaxam.

D – Durante uma inspiração normal, o volume intratorácico reduz e a pressão intrapulmonar aumenta.

GABARITO: C

COMENTÁRIO: Concordo com o gabarito da banca.

A – ERRADA. A expiração é passiva.

B – ERRADA. O diafragma puxa as superfícies inferiores do pulmão para baixo na inspiração.

C – CORRETA. Os músculos inspiratórios relaxam e a expiração ocorre passivamente.

D – ERRADA. O volume intratorácico e a pressão intrapulmonar aumentam.

QUESTÃO 18

A respeito da divisão funcional do sistema nervoso autônomo (SNA), assinale a opção correta.

A – A salivação, o peristaltismo, a secreção das glândulas intrínsecas do pâncreas e a liberação de bile pela vesícula biliar são ações realizadas pelo sistema nervoso simpático.

B – O sistema nervoso parassimpático se origina nos segmentos torácico e lombar da medula espinal, por isso ele também é chamado de divisão toracolombar

C – O sistema nervoso simpático possui origem craniana na região do tronco encefálico e na região sacral nos segmentos entre S2-S4 da medula espinhal.

D – Sobre o sistema cardiovascular, o efeito inotrópico positivo e a vasoconstrição da circulação periférica são ações realizadas pelo sistema nervoso simpático.

GABARITO: D

COMENTÁRIO: Concordo com o gabarito da banca.

A – ERRADA. São ações realizadas pelo SNA parassimpático.

B – ERRADA. Esse é o SNA simpático

C – ERRADA. Esse é o SNA parassimpático

D – CORRETA. O SNA simpático aumenta a força de contração cardíaca e também provoca vasoconstrição periférica.

QUESTÃO 19

Em relação à anatomia e as funções da coluna vertebral, assinale a opção correta.

A – O axis ou C2 é considerado uma vertebra atipica por não ter corpo vertebral ou processo espinhoso. O axis se articula superiormente com a C1 através do disco interverteral e das articulações interapofisária.

B – O hiato sacral é uma abertura na região distal do sacro formada pela ausência de fusão dos arcos posteriores da quinta vértebra sacral.

C – A região torácica apresenta, como característica típica, curvatura com concavidade anterior, suas vértebras possuem um processo espinhoso longo e inclinado para baixo.

D – Vertebras lombares são as mais resistentes da coluna vertebral, apresentam curvatura com concavidade posterior e são caracterizadas pela presença de um processo espinhoso bifurcado.

GABARITO: B

COMENTÁRIO: Dis ordo do gabarito da banca, no meu ponto de vista, tanto as alternativas B quanto C estão corretas.

A – ERRADA. Entre C1 e C2 existem três articulações: a central ou medial articulação atlantoaxial, onde o processo odontóide articula com a porção posterior do arco anterior do atlas e o processo transverso – essas estruturas formam uma espécie de anel, que o dente do áxis está inserido; duas articulações atlantoaxiais laterais entre as facetas inferiores do atlas e as superiores do áxis.

B – O hiato sacral situa-se na parte inferior da parede posterior do sacro e se forma pela ausência de fusão dorsal dos arcos posteriores da quinta vértebra sacral. Pode ser facilmente identificado pela palpação como uma fenda triangular, com forma de “v” invertido, acima da goteira sacrococcígea

C – CORRETA. A cifose é uma curvatura natural da coluna vertebral, de convexidade posterior (na região torácica). O processo espinhoso é espesso, longo e quase horizontal. O processo espinhoso costuma ser longo, apontando quase que inferiormente.

D – ERRADA. Processo espinhoso bifurcado só de C3 a C6.

QUESTÃO 20

As informações para o sistema nervoso são fornecidas pelos receptores sensoriais que detectam estímulos como tato, som, luz, dor, frio e calor. A respeito dos mecanismos básicos pelos

quais esses receptores transformam os estímulos sensoriais em sinais neurais, assinale a opção correta.

A – Os receptores que se adaptam rapidamente são os mais adequados para transmitir sinal contínuo, porque são estimulados apenas quando a força do estímulo se altera.

B – Na fadiga sináptica, a transmissão sináptica fica progressivamente mais fraca quanto mais prolongado e mais intenso for o período de excitação. ok

C – Os circuitos reverberantes ou oscilatórios são causados por feedback negativo dentro do circuito neuronal, quando o estímulo retorna excitando novamente uma aferência desse circuito.

D – Quimiorreceptores são receptores capazes de detectar a luz que incide na retina dos olhos.

GABARITO: B

COMENTÁRIO: Concordo com o gabarito da banca.

A – ERRADA. Os receptores que se adaptam lentamente são mais adequados.

B – CORRETA. Fadiga sináptica. Se os estímulos de alta frequência se prolongarem, a membrana pós-sináptica apresenta fadiga, resultando na suspensão temporária da transmissão nervosa, devido ao esgotamento do NT e à inativação dos receptores pós-sinápticos.

C – ERRADA. Circuito reverberante (oscilatório): causado por retroalimentação positiva … daquele circuito, podendo ser constituído por um único ou muitos neurônios.

D – ERRADA. Esses são os fotorreceptores.

QUESTÃO 21

No âmbito da biomecânica, o movimento deve ser avaliado na perspectiva não apenas da cinemática, mas também da cinética.

Entre os fatores que influenciam a cinética incluem-se

A – fricção e resistência externa.

B-  velocidade e equilíbrio em movimento constante.

C – velocidade e aceleração.

D – deslocamento espacial e temporal.

GABARITO: A

COMENTÁRIO: Concordo com o gabarito da banca.

Cinética é o ramo da mecânica que lida com as forças que produzem, detêm ou modificam o movimento dos corpos inertes ou vivos. As forças analisadas são: gravidade, músculo, fricção e resistência externa adicional.

QUESTÃO 22

Quando um paciente com deficiência motora se transfere da cadeira de rodas para um tablado, a ação de alguns fatores físicos é essencial para que o movimento ocorra de modo adequado. Nesse caso, o sistema que serve como conexão primária entre a biomecânica e a fisiologia do exercício é o

A – cardiovascular.

B – respiratório.

C – endócrino

D – neuro-muscular.

GABARITO: C

COMENTÁRIO: Discordo do gabarito da banca.

Não encontrei referência na literatura que justificasse qualquer uma das alternativas.

Minha sugestão para recurso: não há no conteúdo do edital “fisiologia do exercício”, portanto, não poderia ser cobrado na prova.

QUESTÃO 23

Um paciente com distúrbio neuromuscular foi submetido a teste de resistência máxima para avaliação da força e da qualidade do movimento com o propósito de movimento de extensão de joelho. O máximo de força realizada correspondeu a 45% do peso corporal, considerado normal. O paciente gastou 1.4s para elevar o peso por 90 cm e 1.9 s para retomar a posição inicial.

Nessa situação hipotética, a velocidade vertical concêntrica e a excêntrica medidas em metros por segundo no referido teste são, da respectivamente, iguais a

A – 64,28 e 47,39.

B – 0.47 e 0,64.

C – 0,64 e 0,47

D – 47,36 e 64,28.

GABARITO: C

COMENTÁRIO: Discordo da banca nessa questão, pois a banca fala em cálculo da velocidade vertical, mas nas alternativas, apresentou o resulto como o cálculo da velocidade. Muito embora, ao fazer o cálculo da velocidade, ache o gabarito apresentado pela banca.

(V = DISTÂNCIA / TEMPO)

V = 0,9 / 1.4 = 0,64

V = 0,9 / 1,9 = 0,47

QUESTÃO 24

A força muscular é reconhecida como um importante componente da capacidade física humana. Entretanto, a qualidade do movimento está relacionada não apenas a esse componente, mas também a potência muscular.

Os pré-requisitos necessários para o desenvolvimento de maiores níveis de força e de potência musculares são, respectivamente,

A – ação muscular isocinética a partir do posicionamento de relaxamento máximo e movimento muscular isotônico a 100% da máxima velocidade.

B – ação muscular isométrica a partir de determinada angulação e movimento muscular isotônico a 30% da máxima velocidade.

C – ação muscular isométrica a partir do posicionamento de relaxamento máximo e movimento muscular isocinético a 100% da máxima velocidade.

D – ação muscular isocinética a partir de determinada angulação e movimento muscular isotônico a 60% da máxima velocidade.

GABARITO: B

COMENTÁRIO: Discordo com o gabarito da banca.

A velocidade real do movimento só pode ser medida no aparelho isocinético. Se houvesse uma alternativa correta, seria a letra B. Ou a questão deveria ser anulada.

QUESTÃO 25

São, respectivamente, exemplos de movimento linear e angular

A – o de um andador durante um treino de marcha; e o do deslocamento de uma bengala em relação ao solo.

B – o de um paciente que esteja girando a roda de uma cadeira de rodas; e o da trajetória de uma bola terapêutica sendo arremessada durante um treino funcional.

C – o da trajetória de uma bola terapêutica sendo arremessada durante um treino funcional; e o de um paciente que esteja girando o pedal de uma bicicleta.

D – o de um paciente que esteja girando a roda de uma cadeira de rodas; e o da perna de um paciente durante a realização de um teste de caminhada de 6 min.

GABARITO: C

COMENTÁRIO: Concordo com o gabarito da banca.

Movimento linear = deslocamento / trajetória

Movimento angular: rotação na articulação

Ao pedalar, o ciclista produz um movimento circular que é transmitido à coroa dentada. Pedais e coroa giram com a mesma velocidade angular. O movimento circular da coroa dentada é transmitida, pela corrente de transmissão, à uma pequena coroa existente na roda traseira, chamada normalmente de pinhão.

QUESTÃO 26

Entre os critérios determinantes para a escolha de uma medida de avaliação em fisioterapia estão as propriedades clinimétricas do instrumento a ser utilizado, entre as quais são de extrema relevância a reprodutibilidade e a consistência. O instrumento que possui propriedades clinimétricas superiores é conhecido, como

A – goniômetro, na goniometria ativa.

B – fotogravador para fotogrametria passiva.

C – dinamômetro manual portátil.

D – teste de agachamento unipodal.

GABARITO: C

COMENTÁRIO: Concordo com o gabarito da banca.

Dinamômetro manual portátil:

Devido à simplicidade, baixo custo e reprodutibilidade da técnica, a medida da força de preensão manual (FPM) é extensamente usada para avaliar lesões

QUESTÃO 27

O teste de caminhada de 6 min é um teste campo amplamente utilizado para avaliação funcional, sendo indicado, no que diz respeito a pacientes com sequelas de covid-19, para a avaliação da

A – capacidade de equilibrio estático e funcional.

B – força muscular esquelética.

C – amplitude de movimento.

D – capacidade cardiorrespiratória.

GABARITO: D

COMENTÁRIO: Concordo com o gabarito da banca

E o que o TC6 avalia? Esse teste tem sido usado mundialmente como preditor de mortalidade em várias patologias, como insuficiência cardíaca, DPOC e hipertensão arterial pulmonar idiopática. Também tem sido utilizado na avaliação de:

  • oxigenoterapia ambulatorial;
  • fibrose pulmonar idiopática;
  • avaliação pré-operatória e pós-operatória de pacientes submetidos a cirurgia torácica (transplante de pulmão, ressecção pulmonar e cirurgia para redução de volume pulmonar) ou cirurgia bariátrica para obesidade mórbida;
  • em paciente cardiopata, esse teste tem apresentado correlação com o consumo máximo de oxigênio e prognóstico diferente de acordo com a severidade da doença cardíaca;
  • avaliação de pacientes com DPOC, fibrose cística ou fibromialgia;
  • avaliação da capacidade funcional.

QUESTÃO 28

A medida de avaliação em fisioterapia também tem como finalidade avaliar a diferença clínica minimamente relevante (MCID) de um tratamento, que consiste

A – na menor diferença a ser obtida como resultado de um tratamento, para que este seja considerado relevante.

B – na capacidade do instrumento para detectar mudanças clinicamente relevantes ao longo do tempo.

C – na capacidade de concordância dos resultados de um instrumento aplicado repetidas vezes.

D – no quanto o resultado da medida se relaciona com o método denominado de padrão ouro.

GABARITO: A

COMENTÁRIO: Concordo com o gabarito da banca

A Diferença Clínica Minimamente Relevante (MCID) representa o valor mínimo que deve ser obtido em uma avaliação de resultado de um tratamento para ser considerado um benefício ao paciente

QUESTÃO 29

No que se refere aos recursos terapêuticos utilizados pela fisioterapia para melhorar a amplitude de movimento articular e da vascularização Periférica, é correto afirmar que a cinesioterapia

A – com movimentos passivos é mais benéfica no tratamento de linfedema secundário ao câncer de mama,

B – com movimentos passivos é mais benéfica no tratamento da ossificação heterotópica neurogênica

C – com movimentação passiva continua é indicada para o tratamento de pacientes após artroplastia de joelho para melhora da amplitude de movimento,

D – com movimentos ativos produz efeitos benéficos no tratamento de pacientes com instabilidade multidirecional de ombro

GABARITO: D

COMENTÁRIO: Discordo da banca.

A resposta D encontra-se muito ampla, sem especificar o momento da lesão, a cadeia cinética na qual o exercício seria realizado e quais movimentos seriam realizados, pois alguns deles são contraindicados.

No entanto, as demais questões também estão erradas, de forma que essa questão, ao meu ver, deveria ser anulada.

QUESTÃO 30

Na cinesioterapia, o exercício pliométrico

A – consiste em uma atividade física dinâmica em que a velocidade do trabalho muscular constante é pré-determinada e constante.

B – é uma forma de exercício realizada a partir de uma cadeia cinética, pela conexão e transmissão de força entre os segmentos que se articulam, podendo ocorrer em cadeia cinética fechada ou aberta.

C – tem como objetivo geral aperfeiçoar a comunicação entre o sistema neuromusculoarticular periférico com o sistema nervoso central e o processamento das informações dessa comunicação.

D – utiliza o ciclo alongamento-encurtamento muscular como forma de produzir energia, como uma mola, facilitando o aumento da força e da potência musculares

GABARITO: D

COMENTÁRIO: Discordo da banca.

Entendo que tanto as alternativas C quanto D estão corretas.

A – ERRADA. Não é constante

B – ERRADA. É realizado em Cadeia Cinética fechada.

C – CORRETA. Pois haverá a ativação de receptores articulares e musculares (SNP) que levarão informações aferentes aos SNC que as processará e enviará respostas eferentes de recrutamento motor diferenciado.

D – CORRETA. A banca apresenta nessa alternativa a definiçào de exercício pliométrico.

QUESTÃO 31

Acerca da paralisia cerebral e demais condições neurológicas e do espectro de avaliações fisioterapêuticas correlatas, assinale a opção correta.

A – O teste de sprint 10 m 5 m, que pertence ao domínio de força e funcional, é realizado solicitando-se ao individuo que faça 10 arrancadas de 5 m cada, sendo avaliado o tempo que leva para executar completamente esta manobra.

B – O teste de caminhada de seis minutos pode ser usado para avaliar adultos com paralisia cerebral, de forma a fornecer informações sobre o domínio cognitivo e a marcha destes pacientes.

C – O teste de medida da função motora grossa, cujo propósito é identificar mudanças função na motora grossa, principalmente diante de intervenções, ao longo do tempo, pode ser usado em crianças com atrofia muscular espinhal paralisia cerebral.

D – O teste de levantar-se cronometrado (Timed Stand Test, em inglés) mede o tempo que o individuo completa 10 manobras de levantar-se de uma cadeira avaliando, portanto, apenas o domínio cardiovascular de pacientes com lesão cerebral traumática e paralisia cerebral.

GABARITO: C

COMENTÁRIO: Discordo da banca. Não há alternativa correta.

A – ERRADA. O teste de Sprint é de 10 m. O teste de sprint de 10 m, onde após um aquecimento e três corridas submáximas de 10 m cada, os sujeitos tinham que desempenhar 3 sprints máximos nesta distância com 2 min de recuperação entre eles. Foi utilizado um sistema de fotocélulas (Microgate, Bolzano, Italy) e o melhor tempo de sprint foi usado para análise estatística.

B – ERRADA. Avalia capacidade cardiorrespiratória e funcional.

C – ERRADA. Se a questão estiver falando do GMFM ele é utilizado apenas na PC.

D – ERRADA. São utilizadas 5 repetições.

QUESTÃO 32

Com relação as doenças neuromusculares, assinale a opção correta

A –  A atrofia muscular espinhal e a esclerose lateral amiotrófica podem ser classificadas como doenças do neurônio motor.

B – A distrofia muscular de Duchenne tem por mecanismo fisiopatológico uma mutação genética que leva ao aumento da produção de distrofia, que faz com que os pacientes evoluam com rigidez muscular.

C –  O acometimento sobre o neurônio motor superior traz como sinais a flacidez, a hiporreflexia e as Fasciculações.

D –  A atrofia muscular espinhal descrita por Kugelberg-Welander apresenta o início dos sintomas numa fase mais tardia (até os 18 meses de vida), se comparada às formas do tipo II e III, e tem como marco evolutivo motor a manutenção da capacidade de deambulação, entretanto, não permitindo que o paciente possa correr.

GABARITO: A

COMENTÁRIO: Concordo com o gabarito da banca

A –  CORRETA.

B – ERRADA. Ocorre diminuição da distrofina

C –  ERRADA. Os sinais são hipertonia elástica e hiperreflexia.

D –  ERRADA. A atrofia muscular espinhal descrita por Kugelberg-Welander é o tipo III – Juvenil

QUESTÃO 33

Acerca dos recursos e das técnicas em fisioterapia e a fisioterapia neurofuncional, assinale a opção correta.

A – Em crianças com paralisia cerebral, a equoterapia apresenta efeitos positivos sobre o controle postural e equilíbrio. ok

B – O uso de videogame, ainda que comercial, para a reabilitação de pacientes com paralisia cerebral, é ineficaz para causar efeitos positivos que incluam ganhos sobre a função motora grossa, nível de atividade física e equilíbrio desses pacientes.

C – O emprego do campo magnético estático para o tratamento de pacientes com síndrome pós poliomielite e diminuição da resistência dos músculos deve ser evitado, uma vez que não proporciona ganhos na força muscular e na redução da fadiga e da dor.

D – Crianças submetidas à correção cirúrgica de lesão obstétrica do plexo braquial apresentam melhores resultados sobre amplitude de movimento e ganho de força, 12 meses após cirurgia, se permanecerem com o braço em questão imóvel nos 6 primeiros meses da cirurgia.

GABARITO: A

COMENTÁRIO: Concordo com o gabarito da banca

A – CORRETA. Esses são efeitos comprovados da equoterapia

B – ERRADA. Tem evidências.

C – ERRADA. Diminuição de resistência dos músculos não faz sentido.

D – ERRADO. 2 a 3 semanas de enfaixamento. 2 a 4 anos de recuperação.

QUESTÃO 34

Assinale a opção correta, em relação à capsulite adesiva.

A – Uma proposta de tratamento fisioterapéutico no estágio 1, com presença importante de dor, seria associar gelo à estimulação elétrica para modulação da dor, seguidos de mobilização articular de alta intensidade para garantir manutenção da amplitude de movimentos.

B – A dor no ombro da capsulite adesiva, que limita a movimentação da articulação, é causada pela presença local de substâncias irritativas inflamatórias.

C – Nos estágios evolutivos da capsulite adesiva, o quadro álgico mesmo mantido em repouso está na gênese dos distúrbios de sono associados a esta condição.

D – O diagnóstico de capsulite adesiva e seu déficit de mobilidade associado é estabelecido a partir da história clinica e do exame fisico, complementados por exame de imagem que evidencie achados patognomônicos no ombro.

GABARITO: C

COMENTÁRIO: Discordo do gabarito da banca

A – ERRADA. Alta intensidade não.

B – ERRADA. Não é só a dor que limita a movimentação, mas também o processo fibrótico (congelamento).

C – ERRADO. Com a evolução da capsulite adesiva, o quadro álgico melhora.

D – CORRETA. A capsulite adesiva é diagnosticada por meio da história clínica do paciente, do exame físico e de exames de imagem, principalmente o de ressonância magnética, que pode confirmar esse diagnóstico.

QUESTÃO 35

No que se refere a avaliação e tratamento fisioterapêutico de pacientes com pós-traumatismo cranioencefálico (TCE), assinale opção correta

A- Durante avaliação fisioterápica, a identificação de hipotensão ortostática, ou ainda o surgimento de sintomas como cefaleia, diante do esforço em pacientes pós-TCE não influencia na intensidade da prescrição de exercícios

B – Não pertencem ao escopo da avaliação fisioterapêutica as avaliações da função vestíbulo-ocular motora, nem de disfunção autonómica, sendo apenas necessárias as avaliações de tolerância aos esforços, dos músculos cervicais e função motora global

C – Na avaliação de pacientes pós-TCE, mesmo diante da identificação de vertigem ou tontura, é dispensada a abordagem vestibular especifica, sendo priorizados outros domínios/funções para abordagem fisioterapêutica, como as funções motora, de coordenação e equilíbrio marcha

D – O inicio do programa de reabilitação visando recondicionamento físico e cardiovascular em pacientes pós- TCE deve sempre ser guiado pelo surgimento de sintomas diante do esforço, pois só deve ser iniciado quando houver estabilização desses sintomas

GABARITO: D

COMENTÁRIO: Concordo com o gabarito da banca

A- ERRADA. Influencia

B – ERRADA. Pode ser feita pelo fisioterapeuta.

C – ERRADA. Não acredito que seja dispensável.

D – CORRETA. Para implementação do programa de reabilitação o paciente deve estar estável.

QUESTÃO 36

A respeito de fraturas, fisiopatologias, causas e fatores de risco associados, assinale a opção correta.

A – No caso de uma atleta, velocista, apresentar amenorreia, bulimia e, recentemente, tiver alterado seu treinamento sendo Submetida a súbito e importante aumento de carga, essas condições poderão promover o surgimento de fratura por estresse. ok

B – Um dos estágios do reparo ósseo após fratura é caracterizado pela alteração no fluxo sanguíneo local. Desde o momento da fratura, haverá aumento local do fluxo sanguíneo, sobre o qual agirá concomitantemente regulação do fluxo sanguíneo corporal, no sentido de manter fluxo normal em todo corpo, de modo a evitar diminuição em áreas sensíveis.

C – A consolidação final (união das extremidades) de uma fratura do tipo cominutiva levará menos tempo se comparada a uma fratura do tipo transversa, já que a área da primeira tende a ser maior que a desta última

D – O aumento na vascularidade e a presença de quadro infeccioso são causas de fraturas não consolidadas ou de consolidação retardada.

GABARITO: A

COMENTÁRIO: Concordo com o gabarito da banca

A – CORRETA. A tríade da atleta é uma síndrome que ocorre em adolescentes e mulheres fisicamente ativas. Os seus componentes inter-relacionados são distúrbios alimentares, amenorréia e osteoporose

As mulheres que tiverem um dos componentes da Tríade devem ser investigadas para os outros componentes. A investigação da Tríade pode ser realizada no momento da avaliação pré-participação e durante a avaliação clínica das seguintes condições: alterações menstruais, padrões alterados de alimentação, alterações do peso corporal, arritmias cardíacas, incluindo bradicardia, depressão ou fraturas de estresse

B – ERRADA. A questão da a entender que haverá grande distúrbio hemodinâmico.

C – ERRADA. Levará mais tempo.

D – ERRADA. Aumento de vascularização não.

QUESTÃO 37

Com relação à artropatia por luxação glenoumeral, assinale a opção correta. Na maioria dos casos, o principal mecanismo mecânico é a

A – luxação anterior pela combinação de abdução e rotação externa, sendo mais frequentes os casos de recorrência em jovens praticantes de esportes de contato

B – Na avaliação pré-operatória para correção de luxação da articulação glenoumeral, a avaliação da mobilização ativa e da força do manguito rotador são suficientes para mensurar a amplitude de movimentos remanescentes, a integridade residual da articulação e dos músculos envolvidos. A mobilização passiva é desnecessária, pois, além de provocar dor, não trará nenhuma informação adicional.

C – Na anamnese/história clínica, a identificação de eventos anteriores de luxação, principalmente na juventude, não tem significado clinico algum.

D – Há uma correlação estatisticamente significativa entre achados radiológicos e sintomas clínicos, de forma que radiografias que apresentem alterações leves se associam presença de sintomas de igual magnitude.

GABARITO: A

COMENTÁRIO: Concordo com o gabarito da banca

Com relação à artropatia por luxação glenoumeral, assinale a opção correta. Na maioria dos casos, o principal mecanismo mecânico é a

A – CORRETA.

B – ERRADA. É necessária a mobilização passiva e a realização dos testes especiais e exames de imagem.

C – ERRADA. Recidiva de lesão será muito importante.

D – ERRADA. Não necessariamente haverá correlação com os sintomas.

QUESTÃO 38

Acerca dos distúrbios associados à lesão cervical por movimento de chicote (Whiplash Associated Disorders), assinale a opção correta

A – Durante a fase aguda da lesão (3 primeiras semanas), o paciente já pode ser submetido à mobilização manipulação cervical mais agressiva, de forma a preservar precocemente a amplitude de movimentos

B – O paciente deve permanecer sem realizar qualquer atividade ou conduta fisioterapêutica até a fase subaguda da lesão (3) semanas a 3 meses, de forma a só realizar esforço maior uma vez eliminado completamente o quadro álgico.

C – O colar cervical tem seu uso justificado para o controle da dor e da disfunção causada pela lesão por chicote, sendo mais eficaz do que uma abordagem cuja movimentação cervical permaneça mais ativa (?)

D – É alta a prevalência de dor torácica nesse tipo de lesão, sendo identificada ainda atividade intensificada do esternocleidomastoideo nesses quadros

GABARITO: D

COMENTÁRIO: Concordo com o gabarito da banca

A – ERRADA. Não pode ser mais agressiva.

B – ERRADA. Pode ser feita terapia analgésica.

C – Errada. Colar + repouso no leito + analgésicos e relaxantes em casos mais graves. O repouso pode prolongar os sintomas

D – CORRETA.

QUESTÃO 39

Pacientes com doenças neurológicas de início na infância enfrentam vários desafios na vida adulta, como é o caso de pacientes com paralisia cerebral. A respeito dessa condição e assuntos correlatos, assinale a opção correta.

A – O treino de força para pacientes com paralisia cerebral não traz benefícios sobre o desempenho na marcha.

B – O tónus motor de criança com paralisia cerebral pode ser avaliado pela Escala Modificada de Ashworth para Graduação da Espasticidade. Numa graduação de 04, com a menor pontuação indicando rigidez máxima, em flexão ou extensão.

C – A associação de toxina botulínica em membros inferiores com intervenção fisioterapêutica age apenas na espasticidade sem causar modificações sobre a mobilidade, padrão de marcha e amplitude de momentos.

D – Caso um recém-nascido de gestação de 28 semanas e baixo peso, ao nascer, apresente fatores perinatais para o desenvolvimento de paralisia cerebral, e se for considerado como discinético conforme seu quadro clínico, nos primeiros meses, o sinal mais evidente de paralisia cerebral será o de variação no tônus muscular.

GABARITO: D

COMENTÁRIO: Concordo com o gabarito da banca

A – ERRADA. Traz benefícios.

B – ERRADA. A maior pontuação indica rigidez máxima.

C – ERRADA. Auxilia na espasticidade e no desempenho motor.

D – CORRETA. Visto que nos primeiros meses não há muito movimento que justifique o surgimento de movimentos involuntários.

QUESTÃO 40

A respeito das disfunções neurológicas na criança e no adulto. Assinale a opção correta.

A – A realização do teste de caminhada de seis minutos em pacientes pós-AVC serve apenas como mensuração do parâmetro funcional e cardiovascular dos pacientes, não podendo ser utilizado como medida de risco de quedas em idosos.

B – Exercícios de estimulação precoce numa intensidade leve sobre o membro hemiparético podem ser realizados em indivíduos em fase aguda de AVC, desde que os mesmos estejam clinicamente estáveis.

C – A recuperação tardia da função motora pós-AVC (mais de um ano do evento) não pode alcançada mesmo com a realização de programa de reabilitação intensiva, já que não haverá mais plasticidade neural para incrementar a funcionalidade.

D – Pacientes adultos com mielomeningocele, cuja fraqueza de MMII seja mais proximal, apresentarão menor balanço lateral de tórax, menor rotação lombar e menor velocidade de marcha se comparados aos pacientes com fraqueza distal de MMII.

GABARITO: B

COMENTÁRIO: Concordo com o gabarito da banca

A – ERRADA. Embora o teste de caminhada seja para avaliar parâmetro funcional e cardiovascular, a afirmativa NÃO PODENDO é muito forte. Por isso essa afirmativa é duvidosa.

B – CORRETA.

C – ERRADA. Pode.

D – ERRADA. Na fraqueza proximal haverá maior balanço lateral (sinal de Tredelemburg)

QUESTÃO 41

A ventilação não invasiva (VNI), uma terapia ventilatória utilizada em condições agudas e crônicas, deve ser recomendada, de acordo com as evidências científica no paciente

A – no paciente com parada cadiorrespiratória

B – na síndrome do desconforto respiratório agudo (SDRA) de moderada a grave para evitar intubação

C – após  a extubação para a prevenção da falha em paciente com diagnóstico de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC)

D – após a falha de extubação

GABARITO: C

COMENTÁRIO: Concordo com o gabarito da banca

Correta C. As demais são erradas (contraindicações)

QUESTÃO 42

A respeito da tosse, que pode ser gerada de forma involuntário ou voluntária e cuja função inclui proteger o pulmão de corpo estranhos e promover a higiene brônquica pela eliminação de secreção, assinale a opção correta

A – É recomendada medida de otimização da tosse como prevenção de complicações respiratórias para pessoas com diagnóstico de distrofia muscular Duchenne que apresentam pico de fluxo de tosse abaixo de 270 L/min

B – O pico de fluxo da tosse em 150 L/min é considerado como uma tosse moderada.

C – Técnicas de expansão pulmonar não interferem no pico de fluxo da tosse.

D – É considerada tosse eficaz aquela presente nos indivíduos com disfunção glótica e força muscular expiratória moderada

GABARITO: A

COMENTÁRIO: Concordo com o gabarito da banca

A – CORRETA. O PFT está diretamente correlacionado à capacidade de eliminar secreções

pulmonares do trato respiratório33. Valores abaixo de 160L/min estão associados a um clearance pulmonar ineficaz, apesar dos valores mais altos não garantirem sua eficácia. Desta forma, considera-se que pacientes que apresentam valores de PFT abaixo de 270L/min se beneficiariam de técnicas de tosse assistida

B – ERRADO. 150 não pode ser considerado moderado (problema é a idade). Mas as tabelas dependem de idade, estatura e sexo.

C – ERRADA. Interfere por aumentar volume

D – ERRADA. A tosse é um mecanismo de proteção da árvore brônquica, assumindo em papel importante na manutenção da via aérea livre de secreção e de corpos estranho, podendo ser de forma reflexa ou voluntária. A tosse eficaz acontece em três etapas: fase inspiratória, fase de compressão e fase expulsiva. Qualquer alteração que ocorrer nessas fases poderá diminuir a sua eficácia. A eficácia da eliminação do muco depende da intensidade do pico de fluxo gerado durante a tosse, e é necessário ter atividade neuromuscular em boas condições e coordenação efetiva

QUESTÃO 43

Com relação à pressão positiva expiratória, que pode ser um recurso não invasivo e utilizado no tratamento de disfunções respiratórias, assinale a opção correta

A –  Na fistula broncopleural, a pressão positiva expiratória facilita a expansão alveolar

B – Nos indivíduos com DPOC, a pressão positiva expiratória facilita a desobstrução brônquica.

C- É contraindicada na fibrose cística pelo risco de desconforto respiratório

D –  Os equipamentos de oscilação oral de alta frequência são indicados para higiene brônquica com boa resolução nos indivíduos com fraqueza muscular e redução do pico de fluxo de tosse

GABARITO: B

COMENTÁRIO: Concordo com o gabarito da banca

A – ERRADA. Fístula não usa pressão positiva

B – CORRETA.

C- ERRADA. Não é contraindicada

D –  ERRADA. Devido a fraqueza muscular

QUESTÃO 44

Um paciente com história de tabagismo apresenta queixa de desconforto respiratório. O exame radiológico evidenciou infiltrado pulmonar mais acentuado à direita com broncograma aéreo e hipertransparência homogénea com deslocamento contralateral do mediastino. Nessa situação hipotética, o diagnóstico embasado na imagem, será  de

A – derrame pleural.

B –  atelectasia.

C – bronquiectasia.

D – pneumotórax.

GABARITO: D

COMENTÁRIO: Concordo com o gabarito da banca

Atelectasia – errada pelo lado envolvido / hipotransparente

Derrame Pleural – Hipotransparente

Bronquiectasia – tendência a hipotransparência

QUESTÃO 45

Em relação à hidroterapia, assinale a opção correta.

A – facilita a mobilidade dos indivíduos com lombalgia, devido a descarga do peso corporal. ok

B – Promove efeito benéfico, como a melhora do bem-estar de pessoas com fibromialgia, mas não produz efeitos positivos relacionados à aptidão física.

C – Reduz a capacidade vital do paciente com tetraplegia traumática.

D – Apresenta benefício para a força muscular e redução do índice de massa corporal nos indivíduos com distrofia muscular

GABARITO: A

COMENTÁRIO: Discordo da banca. A questão está muito mal escrita e confusa.

A – (?) aumento ou diminuição da descarga de peso ?

B – ERRADA. Promove benefícios quanto a aptdão física

C – (?) quando em imersão sim, devido a pressão hidrostática. Mas também, não está claro se a pessoa está em imersào ou não e qual a altura da água.

D – ERRADA. Não será objetivo e possível ganhar massa muscular.

QUESTÃO 46

Em relação ao manejo da síndrome do desconforto respiratório agudo (SDRA) com objetivo de redação da mortalidade, assinale a opção correta.

A – A posição prona é fortemente recomendada, independente da gravidade

B – Nos casos de pacientes em estado grave, recomenda-se ao menos 16 horas de permanência na posição prona. ok

C – Recomenda-se utilizar a posição prona nos casos de indivíduos com relação PaO2/FIO2 > 150 mmHg D – Utiliza-se a pressão de distensibilidade (drive pressure) até  25 cmH20

GABARITO: B

COMENTÁRIO: Concordo com o gabrito da banca

A – ERRADA. Depende da gravidade do caso, avaliado pela relação PaO2 / FiO2.

B – CORRETA. Recomenda-se no mínimo 16h

C – ERRADA. A relação PaO2 / FiO2 deve estar menor ou igual a 150.

D – ERRADA. DP até 15

QUESTÃO 47

Assinale a opção correta a respeito da oxigenoterapia

A – A suplementação de oxigênio não é recomendada ao individuo com infarto agudo do miocárdio (IAM) e com SpO2 -93% ok

B – É a primeira escolha de intervenção nos casos de insuficiência respiratória aguda tipo II

C – Na fase aguda da pessoa com acidente vascular encefálico, o alvo de saturação periférica de oxigênio (SpO2) é de 98%, para minimizar o dano cerebral.

D –  O cateter nasal de alto fluxo promove a retenção do dióxido de carbono, apesar de reduzir o trabalho respiratório nos casos de insuficiência respiratória hipoxêmica.

GABARITO: A

COMENTÁRIO: Concordo com o gabarito da banca

A – CORRETA. Há aumento do risco de injúria do miocárdio nos pacientes submetidos ao oxigênio (cânula nasal (4L/min) ou máscara facial (8L/min), com exceção de pacientes hipoxêmicos. Não é recomendado administrar oxigênio a indivíduos com infarto agudo do miocárdio, há aumento no risco de arritmia, aumento na área de infarto medido pela Creatina Quinase e não há diferença no risco de mortalidade e infarto.

B – ERRADA. É no tipo I

C – ERRADA. Alvo 90 – 92%

D –  ERRADA. A terapia de alto fluxo é definida como fluxos acima de 1L/min, com uso de cânulas nasais especificas e com fornecimento de gás aquecido (34 – 37 ºC) e umidificado (100% da umidade relativa), importante para manter o clearance mucociliar nas vias aéreas.

O alto fluxo gera uma pressão de distensão e reduz o trabalho respiratório, além de realizar ventilação efetiva do espaço morto da nasofaringe. Para que isso ocorra, a cânula deve permitir escape de ar pelas narinas e cavidade oral, sendo que ocupe no máximo 50 a 60% dos orifícios nasais.

O fornecimento de gás adequadamente aquecido e umidificado às vias aéreas condutoras melhora a condutância e a complacência pulmonar em comparação ao gás seco e frio. Além disso, reduz o trabalho metabólico associado ao condicionamento de gases.

QUESTÃO 48

Assinale a opção que apresenta o recurso terapêutico contraindicado para uma paciente de 48 anos de idade, com diagnóstico de doença do neurônio motor, fraqueza muscular generalizada e respiratória e disfunção bulbar leve

A – ventilação não invasiva

B – tosse mecanicamente assistida

C –  treinamento muscular inspiratório

D-  técnica de empinhamento aéreo com ressuscitador manual

GABARITO: C

COMENTÁRIO: Concordo com o gabarito da banca

Mas acreditro que pode haver brecha para recurso, pois o treinamento muscular inspiratório é recomendado em muitos casos.

QUESTÃO 49

Em relação ao músculo diafragma, assinale a opção correta.

A – A pressão inspiratória máxima estática obtida próxima à capacidade vital é o melhor método de avaliação funcional do músculo diafragma.

B – O diafragma é o principal músculo da inspiração, formado principalmente por fibras tipo IIA ou por fibras de contração lenta, cuja resistência à fadiga é alta.

C – Em indivíduos em ventilação mecânica, sedados e com bloqueio neuromuscular, após 18 h ocorre redução da massa muscular do diafragma.

D – A mensuração da espessura do diafragma e da fração de espessamento é o padrão-ouro para avaliação da função pulmonar, porém somente é realizada por métodos invasivos.

GABARITO: C

COMENTÁRIO: Concordo com o gabarito da banca.

Embora eu acredire que haja brecha para recurso em relação a alternativa A.

QUESTÃO 50

Os sinais e sintomas diurnos relacionados à suspeita de apneia obstrutiva do sono incluem

I – tosse crônica.

II –  piora da concentração.

III- alteração do humor

IV –  cefaleia matinal.

Estão certos apenas os itens

A – I, II e III

B – I, II e IV

C – I, IIII e IV

D – II, III e IV

GABARITO: D

COMENTÁRIO: Concordo com o gabarito da banca

Sintomas: cefaleia matinal , alteração do humor e piora da concentração.

É isso aí pessoal, espero que vocês tenha gostado.

Sou a professora Mara Ribeiro, do Curso de Fisioterapia do Estratégia Concursos.

Conheça nossos cursos: https://www.estrategiaconcursos.com.br/pesquisa/?q=fisioterapia

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.
Vídeos relacionados