Fiscal - Estadual (ICMS)

Regimes Aduaneiros Especiais –Parte III – Entreposto Aduaneiro

Aprenda as disposições sobre o Regime Aduaneiro Especial de Entreposto Aduaneiro (Importação e Exportação)

Entreposto Aduaneiro

Olá, Estrategista. Tudo joia?

No primeiro artigo desta sequência (Parte I) falamos sobre os conceitos gerais dos regimes aduaneiros especiais e das normas específicas sobre os seguintes regimes: Trânsito Aduaneiro, Admissão Temporária, Entreposto Industrial e Exportação Temporária.

Já no segundo (Parte II) discorremos sobre o Regime de Drawback nas modalidades Suspensão, Isenção e Restituição.

Neste artigo, iremos discorrer sobre outras peculiaridades gerais e especificidades do Regime Aduaneiro Especial de Entreposto Aduaneiro na Importação e na Exportação. Vamos lá?

O que é Entreposto Aduaneiro?

Em poucas palavras, o regime aduaneiro especial de entreposto aduaneiro, seja na importação ou na exportação, é o que permite o armazenamento de mercadorias em recintos alfandegados, de uso público ou privado, com utilização de determinados benefícios tributários.

Além disso, o regime admite tanto a permanência de mercadorias estrangeiras (ou desnacionalizadas) quanto de mercadorias nacionais (ou nacionalizadas).

Vamos ver as peculiaridades de cada um desses?

Entreposto Aduaneiro na Importação

De acordo com o Regulamento Aduaneiro, o regime de entreposto aduaneiro na importação é o que permite a armazenagem de mercadoria estrangeira em recinto alfandegado de uso PÚBLICO, com SUSPENSÃO do pagamento dos IMPOSTOS federais, PIS/PASEP-Importação e da COFINS-Importação incidentes na importação.

Adendo: aqui entramos em uma exceção bastante importante com relação aos outros regimes especiais. Enquanto que vários outros regimes especiais concediam suspensão ou isenção aos PIS/PASEP e COFINS, além do PIS/PASEP-Importação e COFINS-Importação, o regime de entreposto aduaneiro não suspende o pagamento do PIS/PASEP e da COFINS.

Além do armazenamento das mercadorias em recinto alfandegado de uso público, o regime também permite a permanência da mercadoria estrangeira em:

  1. feira, congresso, mostra ou evento semelhante, realizado em RECINTO DE USO PRIVATIVO, previamente alfandegado para esse fim;
  2. instalações portuárias de uso privativo misto;
  3. plataformas destinadas à pesquisa e lavra de jazidas de petróleo e gás natural em construção ou conversão no País, contratadas por empresas sediadas no exterior; e
  4. estaleiros navais ou em outras instalações industriais localizadas à beira-mar, destinadas à construção de estruturas marítimas, plataformas de petróleo e módulos para plataformas.

Portanto, tenha bastante atenção quando a banca disser que o regime de entreposto aduaneiro na importação só pode ser realizado em recinto alfandegado de uso público, uma vez que também é admitido em recintos privados (previamente alfandegados) que sejam: feira, congresso, mostra ou evento semelhante.

Na hipótese do recinto privado, o alfandegamento prévio será declarado por período que alcance não mais que os 30 dias anteriores e os 30 dias posteriores aos fixados para início e término do evento, prazos estes que poderão, excepcionalmente, ser acrescidos de até 60 dias, mediante justificativa.

Adendo: nas hipóteses II a IV a operação no regime depende de autorização da Secretaria da Receita Federal do Brasil.

Beneficiário do Entreposto Aduaneiro na Importação

É beneficiário do regime de entreposto aduaneiro na importação:

  1. promotor do evento, no caso a que se refere o inciso I;
  1. contratado pela empresa sediada no exterior, no caso a que se referem os incisos III e IV; ou
  2. consignatário da mercadoria entrepostada, nos demais casos, inclusive do inciso II.

Adendo: de acordo com o Regulamento Aduaneiro, é indiferente se a mercadoria foi importada com ou sem cobertura cambial. Portanto, atenção quando a banca afirmar que o Entreposto Aduaneiro só admite mercadorias com cobertura cambial.

Prazo

A mercadoria poderá permanecer no regime de entreposto aduaneiro na importação pelo prazo de até 1 ano, prorrogável por período não superior, no total, a 2 anos, contados da data do desembaraço aduaneiro de admissão. 

Todavia, em situações especiais, poderá ser concedida nova prorrogação, respeitado o limite máximo de 3 anos. Perceba que o prazo é sempre de 1 ano. Não há que se falar em prazo inicial de 3 anos, mesmo em situações especiais. O que haverá, nessas situações, é uma terceira prorrogação de até 1 ano.

Informação Importante: Na hipótese de a mercadoria permanecer em feira, congresso, mostra ou evento semelhante, o prazo de vigência será equivalente àquele estabelecido para o alfandegamento do recinto. 

Destinação das Mercadorias importadas sob regime de Entreposto Aduaneiro

A mercadoria deverá ter uma das seguintes destinações, em até 45 dias do término do prazo de vigência do regime, sob pena de ser considerada ABANDONADA:

  • despacho para consumo;
  • reexportação;
  • exportação; ou
  • transferência para outro regime aduaneiro especial ou aplicado em áreas especiais.

Nas hipóteses de despacho para consumo e exportação, as mercadorias importadas SEM COBERTURA CAMBIAL, deverão ser nacionalizadas antes de efetuada a destinação. 

Adendo: A exportação não se aplica a mercadorias admitidas no regime para permanência em feira, congresso, mostra ou evento semelhante.

Entreposto Aduaneiro na Exportação

Para finalizar, o regime especial de entreposto aduaneiro na exportação é o que permite a armazenagem de mercadoria destinada à exportação.

Não confunda ao achar que a armazenagem, neste caso, é feita no exterior. Muito pelo contrário, a armazenagem ainda é realizada no País. Além do mais, o entreposto aduaneiro na exportação compreende as modalidades de regime comum e extraordinário.

Na modalidade de regime comum, permite-se a armazenagem de mercadorias em recinto de USO PÚBLICO, com SUSPENSÃO do pagamento dos impostos federais (não há que se falar em suspensão de PIS/PASEP e CONFINS).

Já na modalidade de regime extraordinário, permite-se a armazenagem de mercadorias em recinto de USO PRIVATIVO, com direito a utilização dos benefícios fiscais previstos para incentivo à exportação (drawback, por exemplo), antes do seu efetivo embarque para o exterior.

Todavia, mister se faz esclarecer que o regime na modalidade extraordinário somente poderá ser outorgado a empresa comercial exportadora, mediante autorização da Receita Federal.

Prazo

Os prazos no regime de Entreposto na Exportação não coincidem necessariamente com os do Entreposto na Importação. Veja a diferença.

A mercadoria poderá permanecer no regime de entreposto aduaneiro na exportação pelo prazo de:

  • um ano, prorrogável por período não superior, no total, a 2 anos, na modalidade de regime comum; e
  • 180 dias, na modalidade de regime extraordinário.

No regime comum, em situações especiais, poderá ser concedida nova prorrogação, respeitado o limite máximo de três anos. 

Por outro lado, no regime extraordinário, a mercadoria poderá, dentro dos 180 dias, ser admitida no regime de entreposto aduaneiro, na modalidade de regime comum, caso em que prevalecerá o prazo do regime comum.

Destinação das Mercadorias – Entreposto na Exportação

Ao findar os prazos de permanência no regime, deverá o beneficiário adotar uma das seguintes providências:

  1. iniciar o despacho de exportação;
  2. no caso de regime comum, reintegrá-la ao estoque do seu estabelecimento; ou
  3. em qualquer outro caso, pagar os tributos suspensos e ressarcir os benefícios fiscais acaso fruídos em razão da admissão da mercadoria no regime.

Perceba que a reintegração do produto ao estoque só é admitida ao regime comum. E se alguma mercadoria estiver armazenada sob regime extraordinário? Não seria possível a sua reintegração ao estoque? Claro que seria! Todavia, será necessário, dentro dos 180 dias de prazo do regime extraordinário, admitir a referida mercadoria no regime comum, antes de sua reintegração ao estoque.

Finalizando

Nesse artigo tivemos a oportunidade de estudar brevemente sobre o Regime Aduaneiro Especial de Drawback. Continue ligado que falaremos dos demais regimes aduaneiros especiais.

Além do mais, Drawback é um dos tópicos mais cobrados pelas bancas organizadoras quando o assunto é Legislação Aduaneira. Não seria por menos, visto que se trata de um incentivo à exportação.

Graças a esses regimes que conseguimos ganhar competitividade no mundo e não termos nossos produtos ou serviços onerados desnecessariamente.

Caso queira saber mais detalhes desse e de outros assuntos sobre Legislação Aduaneira, com milhares de exercícios resolvidos e muitos exemplos práticos, não hesite em ver nossos materiais sobre o tema (acesse aqui). Nossos materiais são elaborados pelos melhores professores da área. São justamente esses materiais que fazem do Estratégia o líder em aprovações em concursos públicos.

Forte abraço

Leandro Ricardo M. Silveira

Instagram: https://www.instagram.com/leandro.rms12/

Assinatura Anual Ilimitada*

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país. Assine agora a nossa Assinatura Anual e tenha acesso ilimitado* a todos os nossos cursos.

ASSINE AGORA – Assinatura Ilimitada

Sistema de Questões

Estratégia Questões nasceu maior do que todos os concorrentes, com mais questões cadastradas e mais soluções por professores. Então, confira e aproveite os descontos e bônus imperdíveis!

ASSINE AGORA – Sistema de Questões

Fique por dentro dos concursos em aberto

CONCURSOS ABERTOS

As oportunidades previstas

CONCURSOS 2020

CONCURSOS 2021

Leandro Ricardo Machado da Silveira

Engenheiro Aeronáutico, formado pela Universidade Federal de Uberlândia, possui MBA em Administração e Finanças Corporativas e aprovado nos concursos de Auditor Fiscal SEFAZ-SC e SEFAZ-GO.

Posts recentes

Gabarito Extraoficial Câmara de Belo Horizonte – Técnico

Neste domingo, 23 de abril, foram aplicadas as provas do concurso Câmara de Belo Horizonte. De…

38 minutos atrás

Gabarito Extraoficial – SEMED Nova Iguaçu – Agente Administrativo III

Neste domingo (28), foram aplicadas as provas do concurso SEMED Nova Iguaçu. De acordo com o…

42 minutos atrás

Gabarito Extraoficial ALE RS – Técnico Legislativo: acompanhe

Neste domingo, 28 de abril, foram aplicadas as provas do concurso ALE RS. De acordo com…

6 horas atrás

Gabarito Extraoficial ANA: veja a correção da Especialidade 3

Neste domingo, 28, foram aplicadas as provas do concurso ANA (Agência Nacional de Águas) ao…

12 horas atrás

Simulado final SEMED Maricá – Docente II

Atenção, coruja: o Estratégia Concursos terá o simulado final SEMED Maricá - Docente II! O…

15 horas atrás

Gabarito Extraoficial MPO: APO – Especialidade Geral

Neste domingo, 28, foram aplicadas as provas do concurso MPO (Ministério do Planejamento e Orçamento)…

15 horas atrás