Artigo

Desmistificando Redes de Computadores: Topologias de Rede.

Introdução

Retomando o nosso bate-papo sobre Redes de Computadores, escolhemos hoje um assunto bem interessante e gostoso de estudar (sem ironias, concurseiro). Vamos falar de topologias de rede, um prato cheio para quem aprecia modelagens.

Este tópico é relativamente batido no mundo dos concursos, mas a verdade é que as bancas gostam de cobrá-lo. É comum a exigência em provas de Tecnologia da Informação e Informática Básica, principalmente para quem estuda para a área policial. Dessa forma, veja o que vamos abordar:

  • Noções Iniciais e Categorias
  • Principais Topologias de Rede
  • Vantagens e Desvantagens
  • Desafios das Topologias de Rede

Não há pré-requisitos para a leitura do artigo. Preparamos esta publicação de forma que qualquer pessoa consiga entendê-lo, mesmo que seja iniciante. Sendo assim, fique conosco.

Atendendo a pedidos, o artigo será bem curtinho e objetivo, a fim de que você não perca muito tempo com a leitura. Afinal, sabemos que você tem outras disciplinas para estudar. Sem mais delongas, vamos começar então.

Tempo de leitura aproximada: 10 a 15 minutos

Noções Iniciais e Categorias

Uma rede é um conjunto de dispositivos que estão conectados (por exemplo, computadores, servidores etc.). Por meio da conexão estabelecida, os dispositivos podem trocar dados ou compartilhar recursos (por exemplo, impressora, arquivos etc.).

A forma de organização dos dispositivos na rede é uma topologia. Isso significa que cada rede é projetada de maneira diferente, de acordo com os recursos disponíveis e com a necessidade do negócio. Não há um gabarito para a topologia, digamos assim.

Existem topologias convencionais que são mais utilizadas no mercado. Salienta-se que elas podem estar dispostas de maneira física ou lógica. As topologias físicas referem-se à posição dos dispositivos na rede, ou seja, como estão visualmente organizados.

Por outro lado, as topologias lógicas tratam da fluência dos dados entre os equipamentos. Em outras palavras, representam o caminho percorrido na rede. Vamos conhecer mais a fundo as topologias nas próximas seções.

Principais Topologias de Rede

Antes de mais nada, as principais topologias de rede são ponto a ponto, barramento, anel, estrela, árvore, malha e híbrida. Vamos falar brevemente sobre cada uma delas.

Ponto a Ponto: responsável por conectar dois pontos (por exemplo, Estação 1 e Estação 2). Considerada uma das topologias mais simples.

Figura 1 - Topologia Ponto a Ponto.
Figura 1 – Topologia de Rede Ponto a Ponto.

Barramento: dispositivos são conectados por uma barra, que percorre as extremidades. Também pode ser chamada de backbone ou multiponto.

Figura 2 - Topologia Barramento.
Figura 2 – Topologia de Rede Barramento.

Anel: dispositivos são organizados de maneira circular, com comunicação serial (cada estação se comunica com o vizinho).

Figura 3 – Topologia de Rede Anel.
Figura 3 – Topologia de Rede Anel.

Estrela: contém um dispositivo central, que estabelece a comunicação com os demais.    

Figura 4 – Topologia de Rede Estrela.
Figura 4 – Topologia de Rede Estrela.

Árvore: estabelece uma hierarquia entre os dispositivos, no modelo pai / filho. Por este motivo, também é chamada de hierárquica.  

Figura 5 – Topologia de Rede Árvore.
Figura 5 – Topologia de Rede Árvore.

Malha: existe uma interconexão entre os nós, sem hierarquia ou ponto central, com múltiplos caminhos. Quando todas as estações estão interconectadas, denomina-se malha completa.

Figura 6 – Topologia de Rede Malha.
Figura 6 – Topologia de Rede Malha.

Híbrida: utiliza uma ou mais topologias de rede, como uma mistura.

Vantagens e Desvantagens

Preparamos um comparativo exclusivo das topologias de rede para o Blog do Estratégia Concursos, contendo suas vantagens e desvantagens. Além de analisar os pontos fortes e fracos de cada uma delas, será uma ótima oportunidade de resumir tudo o que vimos até então.

Topologia VantagensDesvantagens
Ponto a PontoTopologia mais barata dentre todas, com poucas interconexões. Poucos recursos.
Barramento Topologia barata, com escalabilidade.Vulnerabilidade a falhas no caminho.
AnelPode transmitir os dados em qualquer direção.A queda de um nó impacta toda a rede.
EstrelaFacilita a identificação de problemas.A queda do nó central impacta a rede.
ÁrvoreProporciona escalabilidade e auxilia na identificação de erros.Topologia cara, uma vez que utiliza mais cabeamento que o padrão.
MalhaRedundância de caminhos, proporcionando tolerância a falhas.Topologia mais cara dentre todas, provocado pelo excesso de cabeamento.
HíbridaFlexível de acordo com as necessidades do negócio.Gerenciamento complexo, em decorrência da mistura de topologias.
Tabela 1 – Vantagens e Desvantagens das Topologias de Rede.

Desafios das Topologias de Rede

Toda rede possui uma topologia física e uma lógica. Em determinadas situações, elas podem ser iguais, indicando que os dados percorrem o mesmo caminho definido fisicamente. Porém, nem sempre é assim.

Essa é a grande dificuldade das topologias de rede. Decorar as topologias físicas pode parecer fácil, pois você irá procurar o formato e as descrições, mas identificar uma topologia lógica talvez não seja. Isso pode ser um problema na hora da prova, especialmente se não tiver experiência no tema.

Antes de fechar esse artigo, vamos dar um último “bizu”: as topologias lógicas mais cobradas são barramento e anel. Nesse contexto, o barramento também pode ser chamado de broadcast, pois a transmissão irá atingir a todos os nós da rede.

Por outro lado, a topologia em anel também pode ser chamada de token ring. Ela possui essa denominação porque as estações utilizam um sinal para transmitir (token).

Sendo assim, se você estiver perdido na hora da prova e precisar dar um palpite acerca da topologia lógica, pense no barramento ou anel. Provavelmente um deles será o gabarito.

Conclusão

No artigo de hoje, você aprendeu e/ou revisou topologias de rede, um dos assuntos mais cobrados de Redes de Computadores. Não subestime o tópico, pois ele continua caindo nas provas e derrubando muita gente que não se prepara de maneira apropriada.  

Recomendamos fortemente que você faça muitas questões para treinar. É a melhor forma de avaliar seu aprendizado. O acesso ao Sistema de Questões do Estratégia é feito pelo link: https://concursos.estrategia.com/.

Além disso, reforçamos a importância de retornar periodicamente ao tópico para fazer revisões. Aproveite o mapa mental disponibilizado neste artigo como seu aliado. Caso prefira, você poderá também salvar este artigo nos Favoritos do seu navegador para ler e reler quantas vezes quiser.

Por fim, se você quiser aprofundar o conteúdo ou tirar dúvidas específicas, busque o material do Estratégia Concursos. Nós oferecemos diversos cursos em pdf, videoaulas e áudios para você ouvir onde quiser. Saiba mais por meio da nossa página de cursos!

Bons estudos e até a próxima!

Cristiane Selem Ferreira Neves é Bacharel em Ciência da Computação e Mestre em Sistemas de Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), além de possuir a certificação Project Management Professional pelo Project Management Institute (PMI). Já foi aprovada nos seguintes concursos: ITERJ (2012), DATAPREV (2012), VALEC (2012), Rioprevidência (2012/2013), TJ-RJ (2022) e TCE-RJ (2022). Atualmente exerce o cargo efetivo de Auditora de Controle Externo – Tecnologia da Informação no TCE-RJ, além de ser colaboradora do Blog do Estratégia Concursos.

Concursos Abertos

Quer Saber Tudo de Concursos Previstos?

Confira Nossos Artigos

Concursos 2023

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.