Categorias: Concursos Públicos

Redação pronta sobre A Valorização da Vida do Policial: concursos carreiras policiais/banca Cespe

Estrategianos, tudo em paz?

Prof. Rapha chegando na área trazendo uma redação pronta sobre “a valorização da vida do policial” – tema potencial para concursos focados nas carreiras policiais.

Redação Banca Cespe:

Para fazer uma boa redação para a banca Cespe, o candidato precisa ter consciência que 95% da pontuação está diretamente relacionado ao conteúdo. Ou seja, é preciso caprichar no desenvolvimento de seus argumentos.

Como eu faço parágrafos argumentativos consistentes e bem fundamentados?

A estrutura ideal de um parágrafo argumentativo consiste em: Conectivo, tópico frasal (o Cespe já oferece praticamente essa parte por meio dos tópicos exigidos). Fundamentação. Conclusão do parágrafo.

Para fazer uma boa fundamentação é obrigatório o uso de pelo menos um recurso argumentativo em cada parágrafo de desenvolvimento: argumento de autoridade, exemplificação, dados estatísticos, comparação de realidades sociais, alusões históricas, literárias e cinematográficas, etc.

Dica de ouro para fazer um excelente parágrafo argumentativo para a banca Cespe:

A banca Cespe valoriza muito o recurso argumentativo denominado “exemplificação”, isto é, citar e desenvolver pelo menos dois exemplos concretos da realidade social para defender o seu argumento. Outro recurso argumentativo que causa grande impacto nas bancas é o uso contextualizado de conceitos/reflexões de pensadores renomados (argumento de autoridade)

Então, vamos à análise de nossa redação! Tema inédito ;)

Redação pronta sobre “A Valorização da Vida do Policial”, com os seguintes tópicos:

  1. O policial como cidadão
  2. O aumento de suicídios entre policiais
  3. O que o Estado pode realizar para melhorar a qualidade de vida do policial

Dentro de um país em que se vive uma Constituição Cidadã, a valorização do policial é imprescindível para a população ter uma efetiva segurança pública. Assim, faz-se necessário estimar a vida daqueles que estão em contato com os principais “dramas” de uma sociedade, tais como: combate às drogas, violência doméstica, depredação do patrimônio público, resolução de diversos conflitos, etc. Para isso, de acordo com o especialista em Direitos Humanos Ricardo Balestreri, é importante que o policial seja considerado pelo Estado e pela sociedade civil como cidadão, ou seja, como um profissional, assim como outros, que tem deveres e direitos. Portanto, é importante assegurar-lhe o princípio da dignidade humana, para que exerça sua profissão de forma qualitativa.

Comentários: para construir este tópico, fiz uma alusão à Constituição de 88 como fio condutor para o princípio da dignidade humana, para defender que o policial é um cidadão. Ademais, mostrei que conheço e valorizo as dificuldades vivenciadas pela profissão (dei vários exemplos). Por fim, utilizei argumento de autoridade para reforçar que o policial deve ser considerado como portador de direitos humanos.

Contudo, o que se verifica, na prática, são policiais estressados, mal treinados e que estão sob constantes tensões (perigo de vida, susceptíveis a atos de corrupção). De acordo com diversas pesquisas acadêmicas, há crescimento da taxa de suicídio entre policiais militares e civis. Ademais, conforme pesquisa da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, ¼ dos policiais entrevistados admitiram pensar em suicídio. Nesse sentido, os dados mostram preocupação, uma vez que aponta para um quadro de desintegração social, de acordo com o sociólogo Durkheim.

Comentários: neste tópico, mostro conhecimento da realidade e das fragilidades que cercam a profissão do policial na sociedade (novamente dei exemplos). Além disso, utilizei dados estatísticos e pesquisas para mostrar que o suicídio entre policiais é preocupante. Outro ponto foi o uso do argumento de autoridade para apontar que o aumento da taxa de suicídio entre policiais pode gerar desintegração social.

Portanto, para que haja valorização do policial e qualidade na prestação de seu serviço à coletividade, o Estado brasileiro deve garantir apoio e acompanhamento psicológico a esses profissionais, para que eles se sintam compreendidos em sua subjetividade e encontrem equilíbrio no exercício da profissão. Outrossim, é importante que os estados garantam salários dignos e os entes da federação se esforcem para produzir políticas públicas que diminuam as desigualdades, grande causa dos problemas sociais. Assim, o policial terá qualidade de vida e contribuirá para que a sociedade tenha uma segurança pública melhor.

Comentários: para finalizar e desenvolver o último tópico, detalhei uma possível solução que o Estado brasileiro deve garantir. Preste atenção nos seguintes elementos: O Estado (quem deve fazer/agente), apoio psicológico aos policiais (o que deve ser feito/ação) e compreensão e equilíbrio (finalidade da ação). Além dessa solução principal, apontei mais duas ações de forma mais breve que podem contribuir com a valorização da vida do policial.

Deixo aqui o meu agradecimento ao coordenador de discursivas Prof. Carlos Roberto, que fez a revisão da produção textual.

Quem sou eu?

Sou o Professor Raphael Reis. Para quem ainda não me conhece, fica aqui uma breve apresentação: sou Professor do Estratégia Concursos desde 2016 e leciono os seguintes conteúdos: Redação (macroestrutura), Recursos, História, Filosofia e Sociologia. Fiz minha graduação em História (UFJF), especialização em Políticas Públicas e Gestão Social (UFJF) e mestrado em Sociologia da Educação (UFJF).

Nos últimos anos tenho me especializado na parte de macroestrutura da
redação. Ao perceber que a grande dificuldade dos candidatos é desenvolver argumentos bem fundamentados, criei o curso inédito e inovador de Ciências Humanas para Redação, que já atendeu milhares de alunos e têm contribuído decisivamente para a melhoria das notas. Sou autor do e-book best-seller 25 conceitos para usar na redação e editor da revista de atualidades Centro do Mundo.%MCEPASTEBIN%

Sigam-me os bons:

Instagram (@profraphaelreis) 

YouTube (Professor Raphael Reis)

Telegram: t.me/profraphaelreis

Site: www.professorraphaelreis.com.br

Raphael de Oliveira Reis

Ver comentários

    • Olá! O título só é obrigatório se for exigido no edital ou nas instruções de prova. A banca Cespe não tem exigido título em seus certames.
      Abs

  • Gostei muito desse conteúdo: ajuda bastante a nortear/trilhar um caminho.

    Espero que em 2020 conquiste o “cinturão da banca Cespe”... tanto pelo ótimo trabalho que vem desenvolvendo quanto pela grande ajuda (rsrs), pois farei concurso desse banca (MP-CE).

    Quem sabe... daqui para o MP-Ceará não sai do forno um e-book: "15 conceitos para mandar bem na redação do Cespe".

    E domingo tamo junto no Café Filosófico!

Posts recentes

Lei Anticorrupção para CAIXA

Lei Anticorrupção para CAIXA Fala, pessoal, tudo certo? Hoje faremos um resumo sobre a Lei…

16 horas atrás

Concurso TCDF: resultado final será republicado no dia 30!

Alguns dias após a divulgação da homologação do resultado final do concurso TCDF (Tribunal de…

18 horas atrás

Quais são os salários dos cargos do concurso Detran AC?

Provas serão aplicadas em 28 de julho! Você, coruja, que tem o sonho de ingressar…

18 horas atrás

Caderno de questões inéditas para o concurso ISS Mossoró

Cadernos de Questões para o concurso ISS Mossoró: resolva questões inéditas sobre o conteúdo do…

18 horas atrás

Concurso AMAE Rio Verde: edital é republicado; veja!

Após ter sido suspenso, foi republicado o edital do concurso público da Agência de Regulação…

19 horas atrás

Concurso SEMED Palmas (TO): UFT é a banca; 3.252 vagas

A Secretaria de Educação da Prefeitura de Palmas, em Tocantins, definiu a Universidade Federal do…

19 horas atrás