Artigo

Recursos! Polícia Científica de Pernambuco – Médico Legista.

Olá, meus amigos!

Entendo que estas duas questões, abaixo, são passíveis de recursos.

QUESTÃO 39 Nos exames para exclusão médico-legal da paternidade, considera-se que

A os redemoinhos do cabelo que giram para a esquerda (levógiros) são geneticamente dominantes.

B a sensibilidade gustativa à feniltioureia, que se apresenta amarga, azeda, doce ou salgada para alguns, é caráter geneticamente recessivo.

C a braquidactilia é caráter geneticamente recessivo.

D os aglutinógenos A e B não podem aparecer no sangue do filho, a não ser que existam no sangue de pelo menos um dos pais.

E o lóbulo da orelha do tipo preso é geneticamente recessivo.

Gabarito “D”. A letra “E” está correta.

A banca pegou pesado nessa. Na D, mencionou a Lei de Von Dengem e Hiszfeld.

Segundo o  França

“Em questões de exclusão da paternidade, as provas genéticas não-sanguíneas mais discutidas são:

EXAME DO PAVILHÃO AURICULAR. Há pessoas que apresentam o lóbulo da orelha livre, outras o têm preso.

(…)

Tais fatos, observados e documentados em várias gerações dir-nos-ão, como a hipótese explicava, que o caráter lóbulo livre depende de um par de fatores ou genes existentes nas células do indivíduo. Chamemos LL este par de fatores. Por sua vez, o caráter lóbulo preso provem de outro par que será designado de ll. No ato da procriação, cada genitor transmitirá um só dos dois fatores que possui: o genitor que tenha o par LL fornecerá um L; o que tem o par ll cederá um l. Se é exato que o indivíduo portador do par ll tem lóbulo preso, o que tem recebido de um dos genitores o fator L e o outro l, formando assim um par LI, terá o lóbulo livre. Isso significa que L é dominante e l recessivo.” (…) Quando os genitores têm o lóbulo preso, todos os filhos nascerão iguais aos pais, pois estes últimos só possuem o par ll.

QUESTÃO 63 Um empregado de uma fábrica sofreu um choque de alta tensão ao fazer o reparo de equipamento ligado à rede de energia, com óbito imediato. Outro empregado, ao tentar socorrer o colega, também recebeu uma descarga elétrica, sofrendo lesões não letais. A partir da situação hipotética apresentada, assinale a opção correta.

A A queimadura elétrica de Jellinek, que representa a porta de entrada da corrente elétrica no organismo, pode estar ausente em ambos os empregados.

B A metalização elétrica pode estar presente em ambos os empregados, caracterizando-se pelo destacamento da pele e pela presença de partículas da fusão e vaporização dos condutores elétricos no fundo da lesão.

C Se a corrente elétrica fosse de baixa voltagem, é correto afirmar que as lesões do primeiro empregado a sofrer o choque seriam não letais.

D Ambos os empregados sofreram fulminação.

E O sinal de Lichtenberg — lesões externas com aspecto arboriforme — estará presente no corpo do empregado que faleceu.

Gabarito B. A letra “A” tambem está certa.

Segundo Delton Croce (2012 – 8ª edição), a Marca Elétrica de Jellineck — “De aspecto circular, elíptica ou em roseta, pode não existir. Aderente ao plano cutâneo subjacente, tem valor médico–legal para indicar a porta de entrada da corrente elétrica no organismo. Indolor, despida de reações inflamatórias por asséptica, forma-se rapidamente mostrando grande tendência à cura.” Entretanto, a banca pode não considerar, pois usou a expressão “queimadura”, que para alguns autores difere de marca. Ok?

Grande abraço a todos!

Alexandre Herculano

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.