Artigo

Recursos para o TRF-1 (banca Cespe) – MACROESTRUTURA (Conteúdo)

Recursos para a prova discursiva TRF-1 

 Analista Judiciário – Área Judiciária

Analista Judiciário – Apoio Especializado: Informática

Analista Judiciário – Apoio Especializado: Taquigrafia

Analista Judiciário – Oficial de Justiça

 

Estrategianos, tudo bem?

Estou muito feliz em ter sido convidado pelo Coordenador de Provas Discursivas, Professor Carlos Roberto, para auxiliá-los nesta fase de extrema importância de seu concurso: recursos para a prova discursiva (macroestrutura) do concurso do TRF-1.

Antes de iniciarmos, quero fazer uma breve apresentação:

Meu nome é Raphael Reis, sou graduado em História (UFJF), Especialista em Políticas Públicas e Gestão Social (UFJF), MBA em Organização de Campanha Eleitoral (Uninter) e Mestre em Sociologia da Educação (UFJF). Atualmente, trabalho no Estratégia Concursos/ENEM com as disciplinas de Filosofia, de História e de Sociologia.

 Inicialmente, gostaria de dar-lhes os parabéns por terem chegado até aqui em um concurso tão concorrido e de altíssimo nível organizado pela banca Cespe, a qual, certamente, testou seus conhecimentos e comprovou que vocês estão aptos para, a qualquer momento, ingressarem de forma majestosa na Administração Pública do nosso país. Quem sabe não chegou a hora, não é verdade? Nós, do Estratégia, trabalhamos com afinco para que isso se concretize!

Malgrado as dificuldades vivenciadas em sua trajetória até aqui, devo informar-lhes que ainda é cedo para qualquer tipo de comemoração ou desistência, pois o jogo só acaba quando o juiz apita o final da partida e, no seu caso, esse apito ainda não foi dado.

Professor, mas a classificação muda tanto assim após os recursos da prova discursiva? Posso dizer que quem acompanha os concursos públicos há muitos anos, que essa fase é tão importante quanto a elaboração do texto discursivo que você fez no dia da sua prova. Porém, há possibilidade real de a nota ser majorada? Não só existe essa possibilidade, como temos conseguido resultados significativos nos últimos concursos públicos. Alguns pontinhos a mais podem salvar sua classificação e, por conseguinte, sua aprovação.

Nem sempre a banca erra ao corrigir sua prova, mas isso pode acontecer! Nem sempre a banca te devolve a pontuação quando está errada, mas isso pode acontecer! Nem sempre a banca te dá uma nota abaixo daquela que realmente lhe é devida, mas isso pode acontecer!

Portanto, meus amigos, entrar com recursos na sua prova discursiva é algo necessário para quem ainda se vê com chances de conseguir a classificação dentro das vagas.

Como ser aprovado no TRF-1 

Pensando especialmente em você, concurseiro, que busca a aprovação para o seu certame, que o Estratégia Concursos vem realizar uma roda de conversa com os aprovados do concurso do TRF-1, nesta quinta-feira (14), às 19hs.

A transmissão ao vivo, é uma excelente oportunidade de sanar suas dúvidas sobre questões, interagir com os nossos convidados e entender melhor o ponto de vista deles e como isso pode auxiliar a melhorar o seu desempenho.

Faça a sua inscrição de forma rápida e gratuita, garantindo à sua participação

Inscreva-se gratuitamente 

TRF1

 

O meu foco aqui é avaliar apenas a MACROESTRUTURA do seu texto (domínio do conteúdo), enquanto que a Professora Rafaela Freitas irá disponibilizar recursos específicos para a MICROESTRUTURA (domínio da norma culta) – o curso de microestrutura é vendido separadamente.

Sem mais delongas, vamos ver o que dispõe o edital sobre os critérios de avaliação de sua redação, bem como o processo de recurso. Vamos lá!

Sua prova será avaliada nos seguintes itens:

Segundo o item 10.7.3.1 do edital, “A prova discursiva de cada candidato será submetida a duas avaliações: uma avaliação de conteúdo e uma avaliação do domínio da modalidade escrita da língua portuguesa.”

  1. a) a apresentação e a estrutura textuais e o desenvolvimento do tema totalizarão a nota relativa ao domínio do conteúdo (NC), cuja pontuação máxima será limitada ao valor de 40,00 pontos;
  2. b) a avaliação do domínio da modalidade escrita totalizará o número de erros (NE) do candidato, considerando-se aspectos tais como: ortografia, morfossintaxe e propriedade vocabular;
  3. c) será computado o número total de linhas (TL) efetivamente escritas pelo candidato;
  4. d) será desconsiderado, para efeito de avaliação, qualquer fragmento de texto que for escrito fora do local apropriado ou que ultrapassar a extensão máxima de linhas estabelecida no subitem 9.1 deste edital;
  5. e) será calculada, então, para cada candidato, a nota na redação (NR) pela fórmula:

NR (Nota da Redação) = NC NE / TL em que TL corresponde ao número de linhas efetivamente escritas pelo candidato na resposta à questão proposta;

  1. f) será atribuída nota zero ao texto que obtiver NR < 0,00.
  2. g) nos casos de fuga ao tema, ou de não haver texto, o candidato receberá nota no texto igual a zero.
  3. h) a nota na prova discursiva P3 (NP3) será igual a NR.

 

Ok, professor, entendi, mas como fazer o recurso contra o resultado provisório da prova discursiva?

Você tem que ser bem esperto e agir rápido!

Os candidatos poderão ter acesso à prova discursiva e aos espelhos de avaliação e interpor recurso contra o resultado provisório na prova discursiva, das 9 horas do dia 2 de janeiro de 2017 às 18 horas do dia 3 de janeiro (horário  oficial  de  Brasília/DF),  no  endereço  eletrônico (http://www.cespe.unb.br/concursos/trf1_17_servidor), por meio do Sistema de Interposição de Recursos.

Após esse período, não serão aceitos pedidos de revisão. 

É fundamental que vocês tenham acesso ao caderno de respostas o mais rápido possível até o dia 02 de janeiro para que possamos preparar seu recurso de forma bem fundamentada e com tranquilidade, ok?

Assim que você tiver acesso ao seu caderno de respostas, deverá me disponibilizar por meio da área do aluno no site Estratégia Concursos o mais rápido possível, os seguintes arquivos:

1) Cópia escaneada legível da sua redação;

2) Texto escrito em arquivo separado (doc. “word”) da sua prova discursiva;

3) Barema da banca (avaliação que lhe foi atribuída em cada item).

Devo lembrar-lhes que as vagas são limitadas – temos somente 10 (dez) para cada cargo mencionado, pois, haja vista o tempo exíguo para a elaboração dos recursos, é necessário impor esse limite para que eu possa atender a todos com a qualidade necessária e em tempo hábil (só vamos aceitar o envio até 4 horas antes do prazo final, isto é, até às 14h do dia 03 de janeiro). Após a confecção dos recursos, será de inteira responsabilidade do aluno enviá-los para avaliação da banca examinadora no site do Cespe.

Duas coisas precisam ficar muito claras:

– a contratação do nosso serviço não garante a majoração da sua nota! É uma possibilidade!

– ao receber o seu texto, vou avaliar de maneira muito honesta, fazendo uma análise minuciosa de cada erro apontado pela banca. Se não houver possibilidade de recurso, devolveremos 70% do valor.

 

Comprometo-me a doar meu máximo em prol de conseguirmos alguns pontos ou décimos em sua nota final. Contudo, isso dependerá, em grande parte, do texto que foi produzido por você e das margens que ele nos deixou para que possamos argumentar com o examinador a possibilidade de majoração de sua pontuação.

Feitos esses esclarecimentos, desejo-lhes boa sorte com os recursos e espero, sinceramente, que obtenhamos êxito para que possamos comemorar sua aprovação!

Coloco-me à disposição de vocês neste próximo desafio!

Link’s para adquirir o curso de Recursos:

Analista Judiciário – Área Judiciária

Analista Judiciário – Informática

Analista Judiciário – Oficial de Justiça

Analista Judiciário – Taquigrafia

Contatos:

 YouTube: Don Raphael Reis

Facebook: Professor Raphael Reis

Instagram: profraphaelreis

E-mail: [email protected]

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Olá, Tadeu! Bom dia. Envia-me um e-mail que eu te encaminho.
    Raphael de Oliveira Reis em 02/01/18 às 07:50
  • Olá, Bruno! Bom dia. Vai sim. É com o Professor Daniel Miranda. Abs
    Raphael de Oliveira Reis em 02/01/18 às 07:49
  • bom dia, não haverá recurso da macroestrutura pro cargo analista judiciário - área administrativa?
    bruno em 01/01/18 às 23:40
  • Prof Raphael, caso tenha, teria como disponibilizar modelos de folhas de redação nos padrões FCC e CESPE? Estou precisando para treinar. Aguardo resposta Aguardo resposta Att
    Tadeu Junior em 01/01/18 às 22:45
  • Gerson, boa tarde. Segue o link do recurso de microestrutura: https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/recurso-de-microestrutura-para-trf-1-banca-cespe/ Feliz 2018! :)
    Raphael de Oliveira Reis em 01/01/18 às 15:49
  • Professor, não encontrei no site o curso de microestrutura. Tenho interesse na aquisição dos dois cursos, porque posso precisar das duas analises para elevação da minha nota.
    Gerson em 30/12/17 às 15:13
  • Letícia, bom dia. Eu acho que vale a pena entrar com recurso sim, uma vez que alguns décimos pode melhorar sua posição. Eu sou responsável pelo recurso de Macroestrutura e a Profª. Rafaela pelo recurso de microestrutura - são recursos vendidos separadamente. Temos retornos bem positivos, mas isso depende muito do texto do candidato, da margem que ele nos dará para fundamentar e argumentar. Pode ter certeza que vamos nos dedicar ao máximo para arrancar mais uns pontinhos da banca rsrs
    Raphael de Oliveira Reis em 30/12/17 às 08:53
  • Samuel, bom dia. As vagas estão abertas. Abs
    Raphael de Oliveira Reis em 30/12/17 às 08:51
  • Thaisa, bom dia! Será aberto para esse cargo também. O Prof. Daniel Miranda irá disponibilizar o recurso para AJAA, em breve.
    Raphael de Oliveira Reis em 30/12/17 às 08:50
  • E para AJAA??
    Thaisa em 29/12/17 às 21:14
  • Professor.. Tem previsão de abrir mais vagas???
    samuel em 29/12/17 às 17:52
  • Professor, tenho interesse na elaboração do recurso. Fiquei com 34,86 na redação e acho que é possível conseguir mais alguns pontinhos que seriam de grande valia. Fiquei em 31º, para o DF, no cargo de AJAJ, e aumentado 2 pontos na redação, por exemplo, subo cerca de 10 posições. Por quem seria elaborado o recurso? Qual o índice de sucesso de vocês? Agradeço desde já pela atenção.
    Letícia Sfoggia em 29/12/17 às 14:39
  • Olá, Marcelo! Bom dia. Pelo visto sua redação ficou muito boa. Particularmente, acho que vale a pena, ainda mais que é um concurso muito concorrido, no qual alguns décimos podem fazer a diferença. Não pode diminuir a nota, uma vez que essa possibilidade não está prevista em edital. A banca só pode deferir ou indeferir o recurso. Desejo que seu objetivo seja alcançado. Abs, Prof. Raphael
    Raphael de Oliveira Reis em 29/12/17 às 10:15
  • Professor, tirei 38,87 de 40 na discursiva. Mesmo assim gostaria de tentar quem sabe mais meio ponto. Acha que vale a pena? E mais importante, tem chance de diminuir a nota? Obrigado
    Marcelo em 29/12/17 às 08:40
  • Olá, Jorge! Boa noite. O recurso desse cargo será de responsabilidade do Professor Diego Miranda, que em breve irá lançar o curso. Abs, Prof. Raphael
    Raphael de Oliveira Reis em 28/12/17 às 18:22
  • Professor, porque não para analista judiciário - área administrativa?
    Jorge em 28/12/17 às 17:43