Artigo

Recursos – TRT-MA – 16ª Região – Analista Judiciário – Atualidades

Olá Pessoal,
Cabem recursos nas seguintes questões de Atualidades da prova do TRT-MA – 16ª Região – Analista Judiciário:

Questão:

A Academia Real das Ciências da Suécia anunciou que Alain Aspect (Universidade de Paris-Saclay e Escola Politécnica, França), John F. Clauser (J.F. Clauser & Associados, EUA) e Anton Zeilinger (Universidade de Viena, Áustria) foram os laureados do Prêmio Nobel de Física de 2022. O trio recebeu o reconhecimento por experimentos envolvendo emaranhamento quântico, cujos resultados abriram caminho para o desenvolvimento de novas tecnologias na era da informação quântica.

“Tornou-se cada vez mais claro que um novo tipo de tecnologia está surgindo. Podemos ver que o trabalho dos laureados com estados emaranhados é de grande importância, mesmo para além das questões fundamentais sobre a interpretação da mecânica quântica” anunciou o comitê do Nobel.

(Adaptado de https://jornal.unesp.br/2022/10/04)

A mecânica quântica é um ramo da física que surgiu por volta de _____ e se dedica a pesquisar o comportamento de partículas em escalas atômicas e subatômicas, como átomos, elétrons e prótons. A lacuna fica corretamente preenchida por

(A) 1800.

(B) 1850.

(C) 1900.

(D) 1950.

(E) 2000.

Gabarito preliminar: D

Argumentos para o recurso:

Conforme o gabarito preliminar da banca, a mecânica quântica teria surgido por volta de 1950. Contudo, o site que serviu de fonte para essa questão, que foi citado no enunciado (https://jornal.unesp.br/2022/10/04), afirma que a mecânica quântica é um ramo da física que surgiu por volta de 1900. Transcrevo a seguir o trecho que traz essa informação:

“A mecânica quântica é um ramo da física que surgiu por volta de 1900 e se dedica a pesquisar o comportamento de partículas em escalas atômicas e subatômicas, como átomos, elétrons e prótons.

Link: https://jornal.unesp.br/2022/10/04/experimentos-em-mecanica-quantica-levam-o-nobel-de-fisica-de-2022/

Diversas outras fontes de fácil acesso na internet também trazem a informação de que foi na primeira década de 1900 que surgiu a mecânica quântica, através dos estudos de Max Planck, considerado o “pai da mecânica quântica”.

Desta forma, solicita-se a alteração do gabarito de “D” para “C”.

Questão:

As mudanças climáticas representam um desafio sem precedente para a política ambiental global, colocando em xeque a capacidade de articulação dos Estados, ao mesmo tempo em que evidencia desigualdades globais. O enfrentamento eficaz do problema deve ter em mente um acordo que combine responsabilidades e vulnerabilidades diferenciadas. Sobre a lógica inaugurada no Acordo de Paris, analise as afirmativas a seguir.

I. Centra-se nas contribuições nacionais, em que cada Estado determina, internamente, sua contribuição para a redução da emissão de gases de efeito estufa.

II. Serve de base para uma ação global mais forte em relação às mudanças climáticas, impondo as mesmas obrigações a todos os países participantes.

III. Permite que circunstâncias nacionais sejam levadas em consideração e estabelece uma estrutura duradoura para uma cooperação de longo prazo.

Está correto o que se afirma em

(A) I, apenas.

(B) I e II, apenas.

(C) I e III, apenas.

(D) II e III, apenas.

(E) I, II e III.

Gabarito preliminar: E

Argumentos para o recurso:

O Acordo de Paris não impões as mesmas obrigações a todos os países participantes conforme afirma o item II.

Como exemplo, citamos o artigo 4º, tópico 2, do Acordo de Paris, que estabelece:

Artigo 4º

4. As Partes países desenvolvidos de­verão continuar a assumir a dianteira, ado­tando metas de redução de emissões abso­lutas para o conjunto da economia. As Partes países em desenvolvimento deverão conti­nuar a fortalecer seus esforços de mitigação, e são encorajadas a progressivamente tran­sitar para metas de redução ou de limitação de emissões para o conjunto da economia, à luz das diferentes circunstâncias nacionais.

Outra diferenciação se refere à provisão de recursos financeiros que deve ser provido pelos países desenvolvidos para auxiliar os países em desenvolvimento. Ou seja, são obrigações diferenciadas entre países desenvolvidos e países em desenvolvimento. O Acordo não impõe a mesma obrigação para esses grupos de países. Vejamos o Artigo 9º:

Artigo 9º

1. As Partes países desenvolvidos devem prover recursos financeiros para auxiliar as Partes países em desenvol­vimento tanto em mitigação como em adaptação, dando continuidade às suas obrigações existentes sob a Convenção.

Fonte: https://www.gov.br/mcti/pt-br/acompanhe-o-mcti/sirene/publicacoes/acordo-de-paris-e-ndc/arquivos/pdf/acordo_paris.pdf

Desta forma, estão corretos somente os itens I e III. Solicita-se a alteração do gabarito de “E” para “C”.

Sigam-me nas redes sociais. Telegram: https://t.me/profleandrosignori, Instagram: https://www.instagram.com/profleandrosignori/ e YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=2wZDdHXF18s

Um grande abraço!

Leandro Signori

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.