Artigo

Recurso – TRT 13ª Região – PB – Analista Judiciário – Atualidades

Olá Pessoal,
Cabe recurso na seguinte questão de Atualidades da prova do TRT – 13ª Região – PB – Analista Judiciário:

Questão:
O mundo tem acompanhado o que acontece com a inflação nos Estados Unidos da América. Recentemente, a inflação por lá saiu de um platô de cerca de 2% ao ano e atualmente gira em torno de 8 a 9%. Na zona do euro, vemos acontecer fenômeno similar. Economias emergentes também sentem os efeitos negativos de uma inflação mais alta.
Avalie se, entre as causas do aumento recente da inflação nos EUA, podem ser citados:
I. O movimento de alta nas taxas de juros.
II. Os incentivos econômicos concedidos aos americanos (pessoas e empresas) durante a pandemia do coronavírus.
III. As paralisações nas cadeias produtivas por conta dos surtos de Covid.
IV. A invasão da Ucrânia pela Rússia.
Estão corretos os itens
(A) I e II, apenas.
(B) III e IV, apenas.
(C) I, II e III, apenas.
(D) II, III e IV, apenas.
(E) I, II, III e IV.
Gabarito preliminar: C

Argumentos para o recurso:
A guerra entre Rússia e Ucrânia (a invasão da Ucrânia pela Rússia) é uma das causas do aumento recente da inflação nos Estados Unidos, o que tem sido fartamente noticiado pela imprensa e analisado pelos analistas econômicos. Portanto, esse item também está correto na questão. Vejamos:

Dólar em alta, recessão à vista: por que a inflação americana afeta o Brasil
G1, 13/07/2022
Inflação persistente
Além dos incentivos econômicos concedidos durante a pandemia do coronavírus, que encheram o bolso dos americanos, entram na conta as paralisações nas cadeias produtivas por conta dos surtos de Covid e a guerra na Ucrânia, ambos fatores que impactam a distribuição de produtos.

Link da notícia:
https://g1.globo.com/economia/noticia/2022/07/13/dolar-em-alta-recessao-a-vista-por-que-a-inflacao-americana-afeta-o-brasil.ghtml


Gasolina e alimentos impulsionam inflação nos EUA em junho; taxa anual é a mais alta em 40 anos e meio
G1, Por Reuters
13/07/2022
Os preços ao consumidor estão subindo em meio a problemas nas cadeias de fornecimento globais e estímulos fiscais maciços do governo adotados no início da pandemia da Covid-19.
A guerra em curso na Ucrânia, que causou um pico nos preços globais de alimentos e combustíveis, agravou a situação.

Link da notícia:
https://g1.globo.com/economia/noticia/2022/07/13/gasolina-e-alimentos-impulsionam-inflacao-nos-eua-em-junho-taxa-anual-e-a-mais-alta-em-40-anos-e-meio.ghtml


Biden culpa guerra e pandemia por aumento na inflação dos EUA
Poder 360
10/05/2022
O presidente americano Joe Biden disse nesta 3ª feira (10.mai.2022) que a guerra na Ucrânia e a pandemia de covid-19 são as principais causas da atual situação econômica dos EUA. O país passa por um aumento na inflação, que registrou recorde em março, e nos preços do gás.
Link da notícia: https://www.poder360.com.br/internacional/biden-culpa-guerra-e-pandemia-por-aumento-na-inflacao-dos-eua/


Presidente dos Estados Unidos
Biden diz que vê “algum progresso” na inflação nos EUA
Segundo o líder, o quadro inflacionário global e a guerra da Rússia na Ucrânia influenciam negativamente a trajetória dos preços.

Infomoney, 13/10/2022
Link da notícia: https://www.infomoney.com.br/economia/biden-diz-que-ve-algum-progresso-na-inflacao-nos-eua/


Estados Unidos aumentam juros e pressionam economia mundial
O Fed, Federal Reserve, afirmou que pode continuar aumentando a taxa de juros até que a inflação caia para a meta de 2% ao ano. Segundo a instituição monetária estadunidense, a inflação alta reflete os desequilíbrios de oferta e demanda relacionados à pandemia, com preços mais altos para alimentos e energia. Além disso, o fator da guerra na Ucrânia tem piorado a situação.
Agência Brasil/EBC, 21/09/2022
Link da notícia: https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/economia/audio/2022-09/estados-unidos-aumentam-juros-e-pressionam-economia-mundial


O movimento de alta nas taxas de juros não é uma das causas do aumento recente da inflação nos EUA. Portanto, esse item está errado na questão.
Os juros básicos são elevados pelos bancos centrais dos países para desacelerar e conter a alta da inflação, para que o indicador comece a baixar.
O Federal Reserve (Fed), banco central dos Estados Unidos, tem elevado gradativamente a taxa de juros, o que tem contribuído para a desaceleração da inflação. Aumento das taxas de juros, embora possam ser insuficientes em um primeiro momento, não contribuem para a elevação da inflação. Levam a um menor crescimento do índice inflacionário e, na sequência, a sua queda. Isso é amplamente comprovado pela literatura científica básica de economia e pela realidade econômica histórica.
A inflação recente está em desaceleração nos Estados Unidos. O principal fator para que isso esteja ocorrendo é a alta dos juros no país. Vejamos:

Inflação desacelera em outubro nos EUA: entenda os impactos no Brasil
A inflação nos Estados Unidos seguiu perdendo força lentamente em outubro, mas continua em patamar historicamente alto.
Apesar de ainda bastante alta, especialmente considerando padrões históricos de inflação no país e a meta de inflação do Banco Central americano (de 2,0%), a inflação começa a finalmente dar certo fôlego.
Assim, embora a inflação siga no centro das preocupações dos americanos e ainda vermos preços subindo com força especialmente no setor de serviços, crescem os sinais de que a alta de juros implementada pelo Banco Central americano (o FED) começa a fazer efeito em desaquecer a demanda por bens e serviços.
Riconnect, 10/11/2022
Link da notícia: https://riconnect.rico.com.vc/analises/inflacao-desacelera-em-outubro-nos-eua-entenda-os-impactos-no-brasil


Desta forma, solicita-se a alteração do gabarito de “C” para “D”.

Sigam-me nas redes sociais. Telegram: https://t.me/profleandrosignori, Instagram: https://www.instagram.com/profleandrosignori/ e YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=2wZDdHXF18s
Um grande abraço!
Leandro Signori




Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.