Artigo

Recurso DPU 2016 Português

Olá, pessoal!

Tenho certeza de que vocês mandaram muito bem na prova do DPU!

Mas queria chamar a atenção quanto ao momento muito importante para os concurseiros!

É agora que nós devemos monitorar o gabarito das provas e entrar com recurso ao menor vestígio, haja vista que a banca CESPE não revisa as questões após a aplicação e um erro no gabarito que não for contestado simplesmente faz com que seja mantido e prejudica quem estuda para os próximos concursos do CESPE.

Assim, gostaria de mostrar a vocês duas questões passíveis de anulação ou mudança de gabarito. Estou tomando por base a prova CB 05-1.

Fragmento do texto: Maria Silva é moradora do Assentamento Noroeste, onde moram cerca de cem pessoas cuja principal forma de renda é o trabalho com reciclagem. Ela é uma das líderes que lutam pelos direitos daquela comunidade. Vinda do estado do Ceará, Maria chegou a Brasília em 2002 e conheceu o trabalho da Defensoria Pública por meio do projeto Monitoramento da Política Nacional para a População em Situação de Rua, tendo seu primeiro contato com a defensoria ocorrido quando ela precisou de novos documentos para substituir os que haviam sido perdidos no período em que esteve nas ruas.

 

Questão 10: Depreende-se do texto que os moradores do Assentamento Noroeste buscam se organizar socialmente para levar ao poder público reivindicações da comunidade, por intermédio de lideranças, entre as quais se encontram mulheres.

Gabarito preliminar: C

Comentário: O segundo período do texto (Ela é uma das líderes que lutam pelos direitos daquela comunidade.) nos remete à ideia de que há somente mulheres na liderança, a qual visa à organização social daqueles moradores. Para tanto, basta perceber a expressão “Ela é uma das líderes”. Se houvesse pelo menos um homem na liderança, a flexão correta do artigo deveria ser masculina: “uma dos líderes”, isto é, dentre os líderes, ela é uma.

Além disso, não encontramos no texto nenhum vestígio que informe que há homens na liderança.

Assim, seria interessante entrarem com recurso, a fim de que a banca reveja esta questão.

Vamos a mais uma questão:

charge DPU CESPE

Questão 10: No terceiro quadrinho, o pensamento de Mafalda é introduzido por uma oração adversativa, que apresenta ideia que contrasta com as ideias veiculadas nos quadrinhos anteriores.

Gabarito preliminar: C

Comentário: É certo que a conjunção “mas” inicia uma oração que transmite contraste em relação a uma informação anterior, porém o que devemos notar é que o contraste ocorre do fato de finalmente a proeza concretizar-se (terceiro quadrinho) e a falta de oxigênio tornar a respiração mais difícil (segundo quadrinho).

Veja que o primeiro quadrinho afirma que a Valentina está quase alcançando o topo. O resultado natural seria a ação do terceiro quadrinho: a proeza se concretizar.

Assim, entre o primeiro e o terceiro quadrinhos, não há relação de contraste, mas sim de conclusão, resultado, efeito natural.

Como a questão afirmou que o contraste se dá do terceiro quadrinho em relação aos dois anteriores, seria errada a afirmação.

Abraço a todos!

Terror

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Poxa professor! "Abandonei" esse concurso, mas fui fazer a prova com a obrigação de acertar bastante em português (até pq essa matéria cai em todas as provas!!!!). Quase infartei pensando que tinha errado essas questões! Muitooooooooooo obrigada mesmo! :)
    Kassandra em 29/01/16 às 07:36
  • "Nessa altitude a falta de respiração torna a respiração ainda mais difícil" Uma situação de adversidade pela qual nenhum "alpinista" gostaria de passar, uma vez que dificultaria a chegada ao topo. "Mas a proeza se concretizou". Clara ideia de adversidade.
    Fernando. em 28/01/16 às 17:58
  • Belas explicações, professor. Na questão dos quadrinhos, porém, eu entendi da seguinte forma: quando a Mafalda diz "nessa altitude" me remeteu às escaladas de alta altitude onde a falta de oxigênio é um fator importante a ponto de fazer desistir do objetivo. Mas, para a Mafalda, a proeza se concretizou. Professor e colegas, peço a ajuda de vocês. Este raciocínio estaria correto? Um abraço
    Anderson Lima dos Santos em 28/01/16 às 14:04
  • Obrigada pela análise professor! Com relação a primeira questão acrescentei outro ponto divergente na interpretação, porque, a assertiva afirma que a comunidade busca se organizar para levar ao poder público reivindicações, porém em vários trechos do texto são sitados os projetos da DPU e como eles vão em visitas, ou ao encontro dessas comunidades com lideranças.
    Helena Rodrigues em 28/01/16 às 10:40
  • Bom dia! Também tenho interesse em saber, se caberia recurso em alguma das questões da prova de analista.
    Fernanda em 28/01/16 às 10:16
  • A questão da crase, se da pela regência nominal de respostas? Marquei q era regência verbal do levar?,me ajuda professor? Ou alguém me explica?
    Thiago em 28/01/16 às 08:35
  • Boa noite, professor. Poderia comentar a prova de Analista Técnico-Administrativo DPU - cargo 1? Desde já obrigada.
    Flávia em 27/01/16 às 23:48
  • Professor, por favor comente a prova de português de Analista Tecnico
    Isabella em 27/01/16 às 21:41
  • Caro professor, a fim de esclarecer, quando a banca pergunta "Conforme o texto", ela quer uma interpretação literal, quase um copia e cola? Por exemplo: Conforme o texto, a Defensoria Pública deve atuar sempre que direitos dos cidadãos são negligenciados, por isso atua na defesa das pessoas em situação de rua. Bom, que ela representa moradores em situação de rua está claro, há o morador do Assentamento Noroeste que tem problemas com a justiça, e a senhora que estava internada e conseguiu uma cirurgia sendo citados. Acho então que a banca considerou incorreto a parte que diz que a Defensoria deve atuar sempre que os direitos dos cidadãos são negligenciados. Essa informação não está no texto, apesar de verdadeira. Obs: quando pedir Depreende-se ou conclui, aí ela está querendo que você siga uma lógica apresentada no texto, mas que não está "com todas as letrinhas". No mais, ótima sacada gramatical na questão das líderes serem todas mulheres, é o que parece estar no texto e a assertiva de alguma forma "ampliou"; quanto a questão da Mafalda, também estranhei mas marquei como está no gabarito. Caso seja possível responder essa pergunta, se eu não estiver tentando tirar lições demais de uma prova apenas, agradeço a sua ajuda. Obrigado.
    Fernando Soster Bortolotto em 27/01/16 às 21:05
  • Ótima análise Professor! Eu também errei pelo mesmo motivo, mas achei que eu estava procurando pelo em ovo kkk A questão 5 de regência, está correta mesmo? Não seria a regência do verbo levar?? Obrigada
    Áurea em 27/01/16 às 20:58
  • Boa noite professor! Em relação a prova de Analista da DPU, há alguma questão que seja cabível recurso? Obrigado!
    João em 27/01/16 às 19:36
  • Muitíssimo obrigada professor, achei que só eu tinha achado a relação de conclusão entre os quadrinhos da tirinha...Fui muito bem na prova mas levei uma rasteira gigantesca em português. Isso me desmotivou muito . Alguém pode me ajudar a questão da tirinha que fala da terceira pessoa do singular, por qual motivo está errado... Alguém como eu acha que está correto? Preciso de uma luz para o recurso...
    rogéria em 27/01/16 às 19:14
  • Boa análise professor! A questão dos quadrinhos eu também coloquei errada, não vi ideia adversativa. A outra questão eu marquei certo mesmo. Entendo seu ponto pela questão gramatical, entretanto, conhecendo a banca, quando ela utiliza o termo "Depreende-se" deve-se ir um pouco além do literal do texto. Acredito também que como a banca não mencionou nada sobre questões gramaticais, esse "erro" não faça parte da interpretação da questão.
    Matheus em 27/01/16 às 17:36
  • Achei que só eu tinha "achado" demais com relação ao quadrinho 3 e 1. Ainda bem que não sou diferentona rsrsrs
    Luise em 27/01/16 às 17:24