Artigo

Recurso – CBM-GO – Soldado – Realidade de Goiás

Olá Pessoal,
Cabe recurso na seguinte questão de Realidade Étnica, Social, Histórica, Geográfica, Cultural, Política e Econômica do Estado de Goiás:

Sobre os aspectos da história política de Goiás, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.
( ) Em Goiás, somente no contexto do coronelismo é que as elites regionais, organizadas na forma de oligarquias, assumiram a direção estadual.
( ) A aliança entre Getúlio Vargas e Pedro Ludovico era garantida pelo principal projeto de Ludovico durante sua permanência no poder em Goiás, ou seja, a construção da nova capital.
( ) O ato revolucionário intervencionista surpreendeu antigas oligarquias no Estado. O grupo de dominação política mais afetado foi o dos Caiados, grupo em pleno apogeu.
( ) Com a reforma constitucional de 1898, o Legislativo goiano bicameral foi fechado, com isso a Assembleia Legislativa de Goiás voltou a reunir-se com poderes de constituinte.
(A) F − F – V − V.
(B) F − V – V − F.
(C) F – V – F − V.
(D) V – V – V −F.
(E) V – F – V − F.
Gabarito preliminar: (D) V – V – V −F.


Argumentos para o recurso:

A primeira afirmativa diz que “em Goiás, foi somente no contexto do coronelismo que as elites regionais, organizadas na forma de oligarquias, assumiram a direção estadual”.

No entanto, o uso da palavra “somente” restringe a afirmativa e a torna incorreta.

Essas elites regionais oligárquicas se formaram no Período Imperial, se fortalecendo na República Velha. Pelo menos, no final do Período Imperial já exerciam a dominação política na Província de Goiás, tanto que Antônio José Caiado, avô de Totó Caiado, foi presidente da província em 1883-1884 e um influente político no comando da política goiana.

Vejamos trechos do livro “Terra do Anhanguera: história de Goiás. Juscelino Polonial. 5º edição – Goiânia: Kelps, 2013” em que o autor demonstra que as oligarquias familiares já comandavam a política goiana na época do Império:

Esses grupos políticos e familiares, basicamente sediados em Vila Boa (Cidade de Goiás), formarão as oligarquias que comandarão o Estado de Goiás durante todo o império, dando origem ao coronelismo no século XIX e XX. Só com a Revolução de Trinta é que eles perderão, parcialmente, o controle sobre a máquina administrativa e política em Goiás.

In: “O Período Imperial em Goiás (1822-1889) “Aspectos Políticos Administrativos” – página 52.
Prossegue o autor (página 70):

Só na década de 1870 do século XIX, ainda no Império, os primeiros Partidos Políticos foram organizados em Goiás. Os Bulhões organizaram o Partido Liberal Goiano, com apoio dos Caiado e da maçonaria, contra a política de nomeação dos Presidentes da Província promovida pelo Imperador. Faziam oposição ao partido Conservador, liderado por Antero Cícero. Todos os grupos eram monarquistas.
Desde essa época predominaram os interesses familiares e políticos pessoais ante o público, por isso a divisão entre as famílias que comandaram a política goiana, desde o fim do Império e durante toda a República Velha, foi a regra.

Diante do exposto, solicita-se a alteração do gabarito de “D” para (B) F − V – V − F.

Sigam-me nas redes sociais. Telegram: https://t.me/profleandrosignori, Instagram: https://www.instagram.com/profleandrosignori/ e YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=2wZDdHXF18s

Um grande abraço!

Leandro Signori

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.