Artigo

Questões discutíveis TCE/SP

 Prezados,

Deixo aqui meus comentários sobre duas questões "discutíveis", no meu entendimento, da última prova do TCE/SP:

FCC – TCE/SP – 2012) Se a tinta é de boa qualidade então a pintura melhora a aparência do ambiente. Se o pintor é um bom pintor até usando tinta ruim a aparência do ambiente melhora. O ambiente foi pintado. A aparência do ambiente melhorou. Então, a partir dessas afirmações, é verdade que…

Comentários: temos as duas condicionais abaixo funcionando como premissas.
tinta boa –> pintura melhora a aparência
pintor bom –> pintura melhora a aparência

Sabemos ainda que o ambiente foi pintado e que a aparência do ambiente melhorou. Entretanto, não podemos afirmar que:
– a aparência do ambiente melhorou pelo fato de ter sido pintado (existem outras formas da aparência do ambiente melhorar, que não o fato de ter sido pintado);
– que só existem 2 formas de a pintura melhorar a aparência (usando tinta boa ou usando um pintor bom).

O gabarito desta questão (o pintor era um bom pintor ou a tinta era de boa qualidade) nos "forçou" assumir essas duas hipóteses acima, que não estavam presentes no enunciado.

FCC – TCE/SP – 2012) Não há torcedor juventino que não seja também ou torcedor santista ou torcedor palmeirense ou torcedor santista e palmeirense. Se o indivíduo não for torcedor juventino, ou é apenas torcedor santista ou é apenas torcedor palmeirense. É sabido que em cada grupo descrito há 30 torcedores. O número total de torcedores relacionados nesse relato é…

Comentários: quais são os "grupos descritos" mencionados pelo enunciado? Aqui o aluno poderia ter duas interpretações:
– existem 3 grupos, com 30 torcedores em cada: torcedores juventinos, torcedores santistas e torcedores palmeirenses. Considerando isso, o número total de torcedores seria 60.
– existem 5 grupos, com 30 torcedores em cada: torcedores juventinos e santistas, torcedores juventinos e palmeirenses, torcedores juventinos e santistas e palmeirenses, torcedores apenas santistas e torcedores apenas palmeirenses. Essa foi a interpretação da FCC, levando ao total de 150 torcedores.

Em particular, não gostei da existência dessas duas opções de resposta entre as 5 alternativas. Isso confunde alunos bem preparados, não contribuindo para uma boa seleção de futuros servidores públicos.


Saudações,
Arthur Lima

 


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.