Artigo

Quer desistir? Vamos conversar sobre isso.

ARTIGO POSTADO EXCEPCIONALMENTE NA QUINTA PARA QUE VOCÊS QUE ESTÃO APAVORADOS COM O PL DA TERCEIRIZAÇÃO REFLITAM.

Já viu o vídeo que o Prof. Ricardo Vale postou no Face dele? Veja!

 

A vontade de desistir da vida de concurseiro te acompanha? Saiba, antes de mais nada, que a SITUAÇÃO MENOS LUCRATIVA PARA VOCÊ É A DÚVIDA.

 

Se você desiste de vez, vai tentar fazer algo diferente da sua vida. Não dá para todo mundo ser concursado e há outras formas honestas de ganhar na vida. Ok. Se você não desiste e continua sua caminhada com bastante esforço focado e método, passará. Ótimo. Já se você vive na dúvida, no limbo, gasta dinheiro com livros e cursinhos, desgasta seu emocional, abre mão de algumas atividades para poder estudar (apesar de não na medida necessária)  – fatalmente – não passará. Quem tem dúvida não consegue estudar direito. E se estudando direitinho passar não é mole, imagine estudando mais ou menos.

 

Tudo na vida demanda comprometimento para ser bem-feito. Dessa forma, peço que SE COMPROMETA com a desistência.Sim. Pensa que desistir é fácil? Não é, amigo! Sugiro que faça um exercício. Retire do seu local de estudos TODOS os seus livros, cadernos, canetas, post-its, TUDO! Tire “local de estudos” da sua vida. Pare de seguir nas redes sociais todos os #concurfriends, professores e coachs. Tire da sua realidade os elementos que hoje fazem de você um concurseiro. Liberte-se!!!! Fez tudo? Você agora NÃO É MAIS um concurseiro. Deixe esse fato assentar na cabeça.

 

Depois da tarefa cumprida, crie um novo plano para sua vida. Abrirá um negócio? Rascunhe um plano e anote os prós e contras da empreitada. Pense nas possibilidades de sucesso e fracasso. No caso de sucesso, seja realista sobre o tempo que levará para atingi-lo. Se a escolha foi partir para a iniciativa privada, mapeie as empresas que te interessam. Informe-se sobre benefícios, carga horária, nível de estresse e plano de carreira. Peço, mais uma vez, que seja brutalmente realista acerca das possibilidades de entrar na empresa e no cargo almejado.  Nos 2 casos, visualize sua nova rotina com riqueza de detalhes.

 

Agora você tem clareza para avaliar suas 2 possibilidades na vida: Empreender ou trabalhar na iniciativa privada. Se ficou extremamente animado com alguma delas, pode ser que concurso não seja sua vontade real. Avalie se não estava estudando por pressão de outra pessoa. Já se bateu um medo do tamanho do mundo acerca do seu futuro quando pensou em não ser concursado, querido amigo, o que você quer não é desistir de ser servidor, o que você quer é desistir da pressão, do estudo, do perrengue. Compreensível? Sim! Viável? Não!

 

O problema é que desistir de ser concurseiro é INDISSOCIÁVEL de desistir de ser concursado. Vamos esquematizar o que passa na sua cabeça e as consequências práticas para facilitar:

 

Quando você está em dúvida –> está na verdade DESISTINDO (visto que não estará fazendo todo o necessário para passar). Porém, estará ILUDIDO. Péssimo cenário.

 

Quando você desiste de fato –> desiste não só de estudar e sim de SER CONCURSADO. O que é uma pena, já que eu – humildemente – acho que ser concursado é TUDO DE BOM! :) Nesse caso, pelo menos, você não se ilude. Entretanto, também não vejo isso como grande vantagem a julgar pelas circunstâncias.

 

Quando você está 100% comprometido com sua aprovação –> só assim será capaz de materializá-la.

                                                                           

Se você decidiu que quer voltar para a vida de concurseiro, SEJA BEM-VINDO DE VOLTA. Você só estava cansado e confuso. Quer passar? Confie que o esforço e o tempo te tornarão mais “duro”, mais resistente. A rotina de concurseiro sempre vai pesar. Entretanto, sem a dúvida, vai pesar um bocado menos.

 

Bons estudos!

Gabi

Coach Estratégia Concursos

—————————————————————————————————————————————————–

AVISO:

1 – Os artigos serão postados agora apenas às TERÇAS! Hoje foi na quinta também por motivo de força maior…rs

——————————————————————————————————————————————————————————————-

Curtiu o artigo? Comente aí embaixo! Quer sugerir tema de artigo? Fique à vontade!

Já me acompanha nas redes sociais? Tô te esperando lá!

Quer ser meu coachee? É só avisar a equipe do Estratégia quando fizer a matrícula! :)

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Tomara que muitos não lhe ouçam, rsrsrss. Desistir!? Só se for de reclamar!! Sempre tocando no ponto certo.
    Carmary em 24/03/17 às 10:54
  • Valeu pelas palavras Gabi
    Franciele em 24/03/17 às 07:09
  • Realmente Gabi, tem muitas pessoas em estado de tensão por causa do PL que foi aprovado. Porém não é necessário esse pânico todo. Sabemos que o Estado, a Máquina Pública sempre precisará de servidores capacitados em seus quadros para conduzir os processos e atender as demandas da Sociedade. Com relação à questão da dúvida, é horrível esse sentimento. E confesso que já sofri desse mal também, rsrs. Estou no serviço público há 17 anos e estudo para melhorar de cargo. Como você falou a situação de quem trabalha concursado é bem mais tranquila, além de ser gratificante atuar com eficiência e melhorar os serviços que são entregues ao povo brasileiro, com zelo, dedicação e otimização dos recursos públicos. Somente com o pé no chão do que queremos é que podemos chegar em algum lugar, não podemos dar espaço para dúvidas em relação aos nossos objetivos, pois a vida passa depressa e precisamos vivê-la da melhor forma. Te acompanharemos então às terças, é perfeitamente compreensível. Pois é nítido que você faz tudo com muito amor, dedicação e vontade de nos ajudar. Grande abraço!
    Neilton em 23/03/17 às 19:18
  • Taci, estamos vivendo tempos meio sombrios mesmo. Concordo. Mas a gente precisa ser forte e seguir adiante. Afinal, que opção temos? Abs e bons estudos Gabi
    Gabriela Knoblauch em 23/03/17 às 17:04
  • Conte sempre comigo, Mônica! Abs Gabi
    Gabriela Knoblauch em 23/03/17 às 17:03
  • Desistir não está nos meus planos, mas o cansaço tem batido forte. Ta difícil "sonhar" nesse país.
    Taciane em 23/03/17 às 16:43
  • De novo, mais um tapa na cara!!!! Obrigada por sempre nos motivar!
    Mônica em 23/03/17 às 16:41
  • Minha favorita...kkkkk Bjs Gabi
    Gabriela Knoblauch em 23/03/17 às 15:55
  • É que fica muito corrido, Fabio... mas pode deixar que vou continuar caprichando sempre para oferecer o melhor a vcs. Bjs Gabi
    Gabriela Knoblauch em 23/03/17 às 15:52
  • Faltou a 3ª possibilidade na vida: vender miçanga na praia. :p
    Raquel F em 23/03/17 às 15:51
  • Pena que agora é uma vez por semana apenas, professora.
    Fabio em 23/03/17 às 15:49
  • Obrigada por me acompanhar, Willian! O carinho de vocês é minha maior motivação. Abs Gabi
    Gabriela Knoblauch em 23/03/17 às 15:05
  • Sempre! <3 Abs, Márcio Gabi
    Gabriela Knoblauch em 23/03/17 às 15:05
  • Boa tarde professora, sempre nos motivando. Abraços!
    Márcio Ribeiro em 23/03/17 às 15:03
  • Obrigado professora pelo artigo que, mais uma vez, foi essencial e motivador. Acompanho você sempre. Grande beijo.
    Willian em 23/03/17 às 14:51
  • Amém! Missão cumprida! Maisum coração em paz! Bjs, Layo Gabi
    Gabriela Knoblauch em 23/03/17 às 14:27
  • Fabi, assista ao vídeo do Ricardo e também o de outras pessoas que se pronunciaram sobre o tema. Todo mundo tem o direito de tirar as próprias conclusões. Para isso, quanto mais informação - melhor. Eu, pessoalmente, concordei com o vídeo do Ricardo. Vc pode discordar.  Quanto ao artigo, o objetivo não era esclarecer o PL. O prof. Ricardo já fez isso. O plano era lembrá-los de todos os caminhos possíveis para acalmar o coração de vocês. Acho sinceramente que desistência é sempre um tema quente, especialmente hoje. Note que não digo para ninguém continuar estudando e aponto outros caminhos. Cada um toma sua decisão com base nas próprias crenças e senso crítico. Isso é autoresponsabilidade. É o que quero estimular em vocês hoje. Beijo Gabi
    Gabriela Knoblauch em 23/03/17 às 14:26
  • Professora, gosto dos seus posts! Contudo, acho q esse nao se encaixa no momento q vivemos! Minhas dúvidas continuam! Imaginava q o Estrategia postaria um artigo expondo o horário de uma transmissão ao vivo! Ainda q na transmissão, ficasse claro q estamos ferramos... não dizer nada, é certamente pior!
    Fabiana Nogueira Gomes em 23/03/17 às 14:18
  • Obrigado Professora! Seu artigo conseguiu me dar um pouco de tranquilidade e ao mesmo tempo convicção do que eu quero. Desejo mesmo o caminho dos concursos e não vou desistir dos meus estudos por nada!
    Layo em 23/03/17 às 14:16
  • Especialidade da casa, amigo Lucas! ;) Abs Gabi
    Gabriela Knoblauch em 23/03/17 às 14:13
  • Mais um excelente TAPA! haha
    Lucas Bival em 23/03/17 às 14:12
  • Tamo junto, Jonatas! :)
    Gabriela Knoblauch em 23/03/17 às 14:07
  • obrigado professora
    jonatas em 23/03/17 às 13:30