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Quanto custa ter um carro? – Mat. Financeira aplicada

Olá pessoal,

Que tal aproveitarmos nossos conhecimentos de Matemática Financeira e alguns fundamentos de Economia para responder a esta pergunta simples: quanto efetivamente custa ter um carro?

Em um primeiro momento vamos tratar da aquisição à vista de um veículo zero km, para evitar cálculos mais complexos. Devemos começar listando quais são os custos associados à posse e uso de um veículo. São eles:

– tributos e outras taxas (IPVA, licenciamento, DPVAT);

– estacionamento;

– combustível;

– manutenção;

– seguro;

– depreciação;

– custo de oportunidade do capital imobilizado.

Aqui uma pergunta que pode surgir é: e o preço de aquisição do veículo? É importante entender que o preço de aquisição não é propriamente um custo. Ele representa apenas uma imobilização de seu patrimônio. Ao invés de ter R$40 mil numa aplicação financeira, ao adquirir o carro deste valor você continua tendo R$40 mil, porém convertidos em um bem de menor liquidez (menor facilidade de transformar em moeda). Na verdade, as parcelas de custo diretamente associadas à aquisição do veículo são a depreciação (perda de valor do veículo pelo uso, ao longo do tempo) e o custo de oportunidade (rendimento que o dinheiro utilizado poderia ter, se tivesse aplicado em algo mais rentável).

Vamos calcular o custo total do primeiro ano de um veículo zero km, adquirido à vista por R$40 mil. Para isso é necessário fazer uma série de hipóteses, que você deve modificar conforme o seu caso concreto:

a) tributos e outras taxas: alíquota de 3% ao ano para o IPVA, incidente sobre o preço de aquisição, e mais cerca de R$150,00 entre o licenciamento e o seguro obrigatório – DPVAT. Assim:

Tributos e outras taxas = 3% x 40000 + 150 = 1350 reais

b) estacionamento: cerca de 80 reais por mês (podendo em alguns casos passar bastante de R$100). Em um ano:

Estacionamento = 12 x 80 = 960 reais

c) combustível: se você rodar uma média de 40km por dia, em um ano terá percorrido 14600km (o brasileiro roda em média de 15 a 20 mil km por ano). Se o seu carro percorrer 10 km com um litro de gasolina, gastará 14600 / 10 = 1460 litros de gasolina em um ano. E, se o litro de gasolina custar R$2,60, o seu gasto com combustível será de:

Combustível = (40*365 / 10) * 2,60 = 3796 reais

d) manutenção: em regra os veículos devem passar por 1 revisão a cada 10mil km rodados, e em cada revisão há um gasto médio de uns 200 – 400 reais. Assim, para efeitos didáticos vamos considerar que a cada ano você gastará pelo menos R$300 com manutenção preventiva.

Manutenção = 300 reais

e) seguro: varia bastante de acordo com o perfil do condutor, o local e o veiculo, dentre outros fatores. Mas podemos considerar uma média de 4% do valor do veículo, o que daria:

Seguro = 4% x 40000 = 1600 reais

f) depreciação: todos sabemos que no primeiro ano há uma perda de valor mais acentuada, em torno de 10% (ou até mais) do valor do veículo. Em anos posteriores esta queda é mais lenta, mas permanece acima de 5% do valor nos primeiros anos. Assim, no primeiro ano:

Depreciação = 10% x 40000 = 4000 reais

g) custo de oportunidade do capital imobilizado: ao invés de comprar o carro, você poderia ter comprado títulos da dívida pública (Tesouro Direto) cuja taxa de juros é, em alguns casos, superior a 9% ao ano. Em um ano, você teria lucrado 9% x 40000 = 3600 reais. Ao comprar o veículo você deixa de ganhar essa quantia, portanto:

Custo de oportunidade = 3600 reais

Ao todo, o custo do primeiro ano do seu carro novo é a soma das parcelas acima:

Custo total = 15606 reais

Nos anos seguintes, o custo do seu veículo será um pouco menor, pois, dentre outras coisas:

– a taxa de depreciação diminui;

– o IPVA diminui (pois a base de cálculo – valor venal – é reduzida);

Não quero afirmar se 15600 reais/ano é muito ou pouco dinheiro. Isto depende muito da situação financeira de cada um, bem como das suas prioridades. Mas acho interessante termos ciência destes valores para tomar decisões mais conscientes. Principalmente no que se refere ao custo de oportunidade, normalmente esquecido até mesmo pelas publicações especializadas. E veja o quanto ele é relevante: 3600 de 15600 reais, isto é, cerca de 23% do custo do veículo é representado por esta parcela!


Além disso, você deve comparar este valor total (R$15600/ano) com a sua outra alternativa de deslocamento. Afinal, você não vai ficar parado em casa o ano inteiro. Se precisar pegar 2 ônibus diariamente cuja passagem custe R$2,50 cada, você gastará R$1825 por ano com transporte – uma grande diferença. E se quiser pegar táxi todo dia? Desde que você gaste menos de R$42 por dia (15600 / 365), em média, financeiramente é mais vantajoso andar de táxi. 

E veja que não estamos considerando um custo relevante associado ao veículo próprio: o custo de um eventual acidente (se você tiver seguro, este custo fica limitado à franquia do seguro, que gira em torno de 2 mil reais).

Por fim, sabemos que a maioria dos brasileiros compra carro por meio de financiamentos. Isto aumenta ainda mais o custo de propriedade, e torna o cálculo mais complexo – motivo pelo qual abordaremos em uma próxima oportunidade.


Saudações,
Prof. Arthur Lima

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