Artigo

Português ANS comentada (Técnico em Regulação)

Olá, amigos! Tudo bem?

Vamos “pra cima” da prova de Técnico em Regulação (T) da ANS!! Já vou adiantando que a questão 9 merece atenção de vocês!! Não sei se teria recuso aceito, mas quem quiser tentar!

A banca trouxe um belo texto literário do tipo narrativo, com as duas primeiras questões de interpretação textual, a terceira sobre tipologia e as demais de gramática.

Vamos aos comentários!

 questão 1

Comentário – questão 1: o trecho que indica a missão do herói consta no parágrafo 3. A saber: “Não, quero viver; quero lutar até ao fim; quero reconquistar a ventura que me foi roubada. Antes de morrer, esquecia-me que tenho de vingar-me dos meus algozes, e talvez, quem sabe? de recompensar alguns amigos.”
Gabarito: B

questão 2

Comentário – questão 2: as afirmativas I, III e IV estão corretas. Resumindo-as: o herói trava uma luta consigo mesmo (III) e se caracteriza como tal devido à força de seu caráter (IV), que é demonstrado a partir da recusa da “tal saída” (o suicídio), do enfrentamento das adversidades e da superação dos “obstáculos que se apresentarem no seu caminho” (I).
Gabarito: E

questão 3

Comentário – questão 3: O texto apresenta as características do tipo textual narrativo conforme consta na letra B. Há passagem de tempo cronológico ligada à evolução das ações do personagem. Há um espaço em que os fatos ocorrem. Além disso, é possível perceber a presença de um narrador em terceira pessoa.
Gabarito: B

questão 4

Comentário – questão 4: na alternativa A, a ambiguidade (livre do que o amarrava ou livre por não ser mais prisioneiro) no trecho não ocorre pela posição do adjetivo “livre”. Alternativa errada.
Em B, a palavra “algozes” é sinônima de “carrascos”. Portanto a substituição proposta é viável e essa alternativa correta.
Em C, a palavra “como” introduz uma oração subordinada adverbial comparativa e não causal. Alternativa errada.
Em D, não há simultaneidade de fatos. Alternativa errada.
Já em E, “do suicídio” é adjunto adnominal de “ideia” e “pela sua presença” é adjunto adverbial do verbo “afastar”. Um termo está ligado a um nome e o outro, a um verbo, não poderiam manter o mesmo tipo de relação sintática. Alternativa errada.
A alternativa correta, então, é a letra B
Gabarito: B

questão 5

Comentário – questão 5: as afirmativas I e III estão corretas. Na I a repetição da forma verbal “quero”, conjugada na 1ª pessoa do singular, dá ideia de conversa consigo mesmo, de luta interior. Na III, o verbo “vingar-se” é transitivo direto e indireto, sendo o seu objeto direto o próprio sujeito (vingar-me) e o seu objeto indireto “dos meus algozes”.

A afirmativa II está incorreta porque o uso do verbo no indicativo “sabe” está em paralelismo com o outro verbo da oração “tenho”. Além disso, ambos, de acordo com o contexto, indicam um pensamento do personagem.

A alternativa correta é a letra C.

Gabarito: C

questão 6

Comentário – questão 6: notemos que em ambos os verbos a partícula “se” indica que o sujeito está praticando uma ação contra si mesmo. Ele é sujeito agente e sujeito paciente dos verbos “erguer” e “entesar”. Nas duas ocorrências, o “se” é pronome reflexivo.

O nosso gabarito é, portanto, a letra E.

Gabarito: E

questão 7

Comentário – questão 7: a alternativa correta aqui é a D. O pronome “lhe” está ligado ao nome “pernas” dando ideia de posse (a corda amarrava as pernas DELE). Vamos ver a classificação correta do termos destacado nas outras alternativas:
A) “livre” – adjunto adverbial de modo.
B) “que lhe gelava o coração” – oração restritiva.
C) “cemitério” – núcleo do predicativo.
E) “no meio do silêncio” – adjunto adverbial de modo/tempo.

Gabarito: D

questão 9

Comentário – questão 8: na alternativa A, temos um erro de regência com relação ao verbo “ter”, que é transitivo direto, mas que, no texto, está precedido de preposição. Além disso, há um equívoco com relação ao verbo “esquecer”. Se ele for usado de maneira pronominal (como é o caso), é obrigatório o uso da preposição “de”: esquecia-me de que…
Gabarito: A

ATENÇÃO:

questão 9.1

Comentário – questão 9: vamos analisar cada alternativa:
A) o “muitos” não foi usado como recurso anafórico em nenhum dos dois casos, o que torna a alternativa errada.
B) GABARITO INDICADO PELA BANCA. Em II, o “muitos” possui função modificadora intensificando o sentido do verbo “auxiliar”. Porém, a mobilidade posicional do termo com relação ao verbo acarretaria diferença de sentido, ou seja, não há mobilidade posicional perfeita na frase. É diferente dizer: “Mas hoje seria realmente auxiliar muito” e “Mas hoje seria realmente muito auxiliar”.
A banca não especificou se o candidato deveria analisar apenas a correção gramatical ou também o sentido. Se pensarmos apenas na adequação sintática, alterar a posição do termo “muitas” seria possível, embora ocorra mudança de sentido. Como a banca não especificou isso, devemos entender que TUDO deveria ser avaliado. Sendo assim, a alternativa B está ERRADA! RECURSO!
C) e D) não fazem sentido! Foram colocadas na prova para confundir o aluno.
E) Em I, integra um sintagma verbal, não nominal.
Gabarito: B

questão 10

Comentário – questão 10: a palavra “que”, na primeira ocorrência, é pronome relativo, pois está retomando o termo que o antecede (objeto); na segunda ocorrência, é sim conjunção integrante e está iniciando uma oração objetiva direta.

Em B, a afirmação está correta.

Em C, a conjunção “embora” inicia uma oração subordinada adverbial concessiva e não coordenada adversativa.

Em D, a conjunção “contudo” tem valor adversativo,

Gabarito: B

É isso, queridos! Uma prova com bastante análise gramatical dos termos da oração, mas sem grandes surpresas!

Espero ter ajudado!

Abraço!

Contem comigo!

Rafaela Freitas.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Suspeitei desde o princípio !
    Braga e Serpa em 25/02/16 às 15:58