Artigo

PM/PE – Prova de Português comentada. Confira!!

Olá, galera! Tudo bem?

Achei uma prova simples, com texto muito interessante!  As questões de Português começam na questão 36 da prova BRANCA.

corujaNão vi possibilidade de recurso, mas vamos analisar as questões:

Devemos viver a vida ou capturá-la?

Um artigo recente no New York Times explora a onda explosiva de gravações de eventos feitas em smartphones, dos mais significativos aos mais triviais. Todos são, ou querem ser, a estrela de sua própria vida e a moda é capturar qualquer momento considerado significativo. Microestrelas do YouTube têm vídeos de selfies que se tornam virais em questão de horas. […]
Há um aspecto disso tudo que faz sentido: todos somos importantes, nossas vidas são importantes, e queremos que elas sejam vistas, compartilhadas, apreciadas. Mas há outro aspecto, geralmente desconsiderado, que é o aproveitamento real do que acontece naquele momento. Estarão as pessoas esquecendo de estar presentes no momento, saindo do seu foco, ao ver a vida através de uma tela? Você deveria estar vivendo a sua vida ou vivendo-a para que os outros a vejam?
Deve-se dizer, entretanto, que isso tudo começou antes da revolução dos celulares. Algo ocorreu entre o diário privado que mantínhamos chaveado em uma gaveta e a câmera de vídeo portátil. Por exemplo, em junho de 2001, levei um grupo de alunos da Universidade de Dartmouth em uma viagem para ver o eclipse total do Sol na África. A bordo havia um grupo de “tietes de eclipse”, pessoas que viajam o mundo atrás de eclipses. Quando você vir um, vai entender o porquê. Um eclipse solar total é uma experiência altamente emocionante que desperta uma conexão primitiva com a natureza, nos unindo a algo maior e realmente incrível a respeito do mundo. É algo que necessita de foco e de um comprometimento total de todos os sentidos. Ainda assim, ao se aproximar o momento de totalidade, o convés do navio era um mar de câmeras e tripés, enquanto dezenas de pessoas se preparavam para fotografar e filmar o evento de quatro minutos.
Em vez de se envolverem totalmente com esse espetacular fenômeno da natureza, as pessoas preferiram olhar para isso através de suas câmeras. Eu fiquei chocado. Havia fotógrafos profissionais a bordo e eles iam vender/dar as fotos que tirassem. Mas as pessoas queriam as suas fotos e vídeos de qualquer forma, mesmo se não fossem tão bons. Eu fui a outros dois eclipses e é sempre a mesma coisa. Sem um envolvimento pessoal total. O dispositivo é o olho através do qual eles escolheram ver a realidade.
O que os celulares e as redes sociais fizeram foi tornar o arquivamento e o compartilhamento de imagens incrivelmente fáceis e eficientes. O alcance é muito mais amplo e a gratificação (quantos “curtir” a foto ou o vídeo recebe) é quantitativa. As vidas se tornaram um evento social compartilhado.
Agora, há um aspecto que é bom, é claro. Celebramos momentos significativos e queremos compartilhar com aqueles com quem nos importamos. O problema começa quando paramos de participar completamente do momento, porque temos essa necessidade de registrá-lo. O apresentador Conan O’Brien, por exemplo, reclamou que ele não pode mais nem ver o rosto das pessoas quando se apresenta. “Tudo que vejo é um mar de iPads”, ele disse. Algumas celebridades estão proibindo celulares pessoais durante os seus casamentos. […] Entendo o que elas sentem. É como palestrar usando o PowerPoint, como posso afirmar por experiência própria. Assim que uma tela iluminada aparece, os olhares se voltam a ela e o palestrante se torna uma voz vazia. Nenhum envolvimento direto é então possível. É por isso que eu tendo a usar essas tecnologias minimamente, apenas para mostrar imagens e gráficos ou citações significativas.
Marcelo Gleiser. Disponível em: http://www.fronteiras.com/artigos/marcelo-gleiser-deveriamos-viver-a-vida-ou-captura-la. Acesso em: 20/03/2016. Adaptado.

36. Observe o atendimento às normas de regência no seguinte trecho do Texto 1: “Celebramos momentos significativos e queremos compartilhar com aqueles com quem nos importamos.” Desejando-se alterar o segmento destacado, as normas de regência estariam igualmente atendidas em:
A) Celebramos momentos significativos e queremos compartilhar com aqueles com quem mais dependemos.
B) Celebramos momentos significativos e queremos compartilhar com aqueles de quem simpatizamos bastante.
C) Celebramos momentos significativos e queremos compartilhar com aqueles para quem confiamos sempre.
D) Celebramos momentos significativos e queremos compartilhar com aqueles a quem gostamos muito.
E) Celebramos momentos significativos e queremos compartilhar com aqueles a quem queremos bem.

Comentário:
Analisando as alternativas, temos:
A – o termo “dependemos” rege preposição ‘de’, portanto há erro no emprego da preposição “com”.
B – “simpatizamos” rege preposição ‘com’, há erro no emprego da preposição “de”.
C – o termo “confiamos” rege preposição ‘em’, há erro no emprego da preposição “para”.
D – “gostamos” rege preposição ‘de’, há erro no emprego de “a”.
A alternativa E está correta.
Gabarito: E

37. O autor do Texto 1 inicia o 6º parágrafo com o conectivo “agora”. Esse conectivo sinaliza para o leitor que o autor pretende
A) enquadrar as ideias temporalmente.
B) operar uma reiteração das ideias.
C) alterar a linha argumentativa do texto.
D) fazer uma comparação entre ideias.
E) encaminhar o texto para a sua conclusão.

Comentário:
A expressão “agora” é um advérbio indicativo de tempo, mas, nesse contexto, ele está empregado como marcador discursivo e tem a função de sinalizar a alteração da linha argumentativa textual, levando o leitor a analisar um outro aspecto do assunto.
Gabarito: C

38. Sobre algumas relações coesivas do Texto 1, analise as afirmativas a seguir.
I. No trecho: “Um artigo recente no New York Times explora a onda explosiva de gravações de eventos em smartphones, dos mais significativos aos mais triviais.” (1º parágrafo), o segmento sublinhado deve ser entendido como: “dos mais significativos aos mais triviais smartphones”.
II. Em: “Há um aspecto disso tudo que faz sentido” (2º parágrafo), o segmento sublinhado retoma informações do parágrafo anterior, constituindo, assim, um recurso da continuidade semântica do texto.
III. O trecho: “Quando você vir um, vai entender o porquê” (3º parágrafo), deve ser assim entendido: “Quando você vir um eclipse, vai entender por que há pessoas que viajam o mundo atrás de eclipses”.
IV. No final do 3º parágrafo, a expressão “Ainda assim” retoma o trecho anterior: “É algo que necessita de foco e de um comprometimento total de todos os sentidos”.
Estão CORRETAS, apenas:
A) I e II.
B) II, III e IV.
C) I e IV.
D) I, II e III.
E) III e IV.

Comentário:
Apenas a afirmativa I está errada, já que o trecho “dos mais significativos aos mais triviais” faz referência a “eventos” e não a “smartphones”. As demais estão corretas.
Gabarito: B

39. Acerca de aspectos semânticos do Texto 1, assinale a alternativa CORRETA.
A) A afirmação de que “É por isso que eu tendo a usar essas tecnologias minimamente” (7º parágrafo) corresponde à afirmação de que “É por causa disso que sou contra a utilização de quaisquer tecnologias”.
B) O segmento “diário privado que mantínhamos chaveado em uma gaveta” (3º parágrafo) tem o mesmo sentido de “diário particular que guardávamos juntamente com as chaves, em uma gaveta”.
C) O trecho “uma experiência altamente emocionante” (3º parágrafo) equivale semanticamente ao trecho: “uma vivência que consegue despertar emoções conflitantes”.
D) O trecho “Mas as pessoas queriam as suas fotos e vídeos de qualquer forma, mesmo se não fossem tão bons” (4º parágrafo) poderia ser substituído por “Mas as pessoas queriam as suas fotos e vídeos de qualquer forma, inclusive de pessoas sem muita importância”.
E) Com a expressão sublinhada em: “Vídeos de selfies que se tornam virais” (1º parágrafo), o autor fez referência a vídeos de selfies que adquirem grande poder de circulação na internet, alcançando, assim, enorme popularidade nesse meio.

Comentário:
A única alternativa que condiz semanticamente com o que está no texto é a letra E. As outras trazem reescritas completamente diferentes do trecho original.
Gabarito: E

40. O autor faz uma clara referência às mudanças comportamentais promovidas na sociedade, com a passagem do tempo, no trecho:
A) “Algo ocorreu entre o diário privado que mantínhamos chaveado em uma gaveta e a câmera de vídeo portátil.” (3º parágrafo)
B) “Há um aspecto disso tudo que faz sentido: todos somos importantes, nossas vidas são importantes, e queremos que elas sejam vistas, compartilhadas, apreciadas.” (2º parágrafo)
C) “Um artigo recente no New York Times explora a onda explosiva de gravações de eventos feitas em smartphones, dos mais significativos aos mais triviais.” (1º parágrafo)
D) “Em vez de se envolverem totalmente com esse espetacular fenômeno da natureza, as pessoas preferiram olhar para isso através de suas câmeras.” (4º parágrafo)
E) “Agora, há um aspecto que é bom, é claro. Celebramos momentos significativos e queremos compartilhar com aqueles com quem nos importamos.” (6º parágrafo)

Comentário:
Na alternativa A, verificamos uma ideia de passagem de tempo entre a mudança de comportamento do uso de diários e para o uso de câmeras portáteis.
Gabarito: A

41. Conforme o principal ponto de vista adotado pelo autor no Texto 1, o intenso registro e compartilhamento de imagens dos fatos é
A) aceitável, pois está relacionado ao desejo de as pessoas se sentirem parte importante de sua comunidade, no mundo contemporâneo.
B) desejável, porque é pela captura dos momentos significativos da vida que as pessoas conseguem viver mais intensamente.
C) importante na atualidade, já que promove um envolvimento maior das pessoas com os acontecimentos vivenciados por elas.
D) questionável, pois faz com que as pessoas deixem de aproveitar a melhor parte dos acontecimentos, que é a sua apreciação pura e simples.
E) perturbador, porque mostra a busca incessante das pessoas por se tornarem famosas, mesmo expondo suas próprias vidas.

Comentário:
No trecho “Estarão as pessoas esquecendo de estar presentes no momento, saindo do seu foco, ao ver a vida através de uma tela? Você deveria estar vivendo a sua vida ou vivendo-a para que os outros a vejam?” e no próprio título do texto, o autor faz questionamentos a respeito de qual deve ser o foco: o acontecimento ou a melhor reprodução dele, como consta na alternativa D.
Gabarito: D

42. No que se refere ao emprego dos sinais de pontuação no Texto 1, analise as afirmativas abaixo.
I. No trecho: “Há um aspecto disso tudo que faz sentido: todos somos importantes, nossas vidas são importantes, e queremos que elas sejam vistas, compartilhadas, apreciadas.” (2º parágrafo), os dois-pontos foram empregados para introduzir uma citação literal.
II. No trecho: “Estarão as pessoas esquecendo de estar presentes no momento, saindo do seu foco, ao ver a vida através de uma tela?” (2º parágrafo), o ponto de interrogação revela que o autor dirige-se diretamente ao leitor, dialogando com ele.
III. No trecho: “O apresentador Conan O’Brien, por exemplo, reclamou que ele não pode mais nem ver o rosto das pessoas quando se apresenta. ‘Tudo que vejo é um mar de iPads’, ele disse. Algumas celebridades estão proibindo celulares pessoais durante os seus casamentos.” (6º parágrafo), as aspas foram empregadas no segmento destacado para delimitar um trecho em discurso direto.
IV. No trecho: “Assim que uma tela iluminada aparece, os olhares se voltam a ela e o palestrante se torna uma voz vazia.” (7º parágrafo), a vírgula foi empregada para isolar itens em uma enumeração.
Está(ão) CORRETA(S):
A) I, apenas.
B) II e III, apenas.
C) I, II e III, apenas.
D) IV, apenas.
E) I, II, III e IV.

Comentário:
As afirmativas I e IV estão incorretas porque em I, os dois pontos foram empregados para indicar um aposto; já em IV, a vírgula é utilizada para marcar o final da oração subordinada temporal, que está deslocada, ou seja, está antes da principal.
Gabarito: B

43. Nos 3º e 4º parágrafos, para se referir ao eclipse total do Sol, o autor emprega as seguintes expressões:
I. “conexão primitiva com a natureza”
II. “comprometimento total de todos os sentidos”
III. “o evento de quatro minutos”
IV. “espetacular fenômeno da natureza”
Estão CORRETAS:
A) I e III, apenas.
B) III e IV, apenas.
C) II, III e IV, apenas.
D) I e IV, apenas.
E) I, II, III e IV.

Comentário:
Nos fragmentos do texto:
“Um eclipse solar total é uma experiência altamente emocionante que desperta uma conexão primitiva com a natureza, nos unindo a algo maior e realmente incrível a respeito do mundo. É algo que necessita de foco e de um comprometimento total de todos os sentidos.”;
“…enquanto dezenas de pessoas se preparavam para fotografar e filmar o evento de quatro minutos.” e
“Em vez de se envolverem totalmente com esse espetacular fenômeno da natureza…”,
que são relacionados ao eclipse, temos destacadas as expressões constantes nas afirmativas. Analisando-os no contexto, verificamos que apenas os das afirmativas III e IV fazem referência ao eclipse, como solicita o enunciado dessa questão, portanto o nosso gabarito é a letra B. Os sinalizados em vermelho, que constam nas afirmativas I e II, constituem sensações promovidas pela visão do eclipse, segundo o texto.
Gabarito: B

44. Podemos identificar uma relação semântica de causa e efeito no seguinte trecho do Texto 1:
A) “Em vez de se envolverem totalmente com esse espetacular fenômeno da natureza, as pessoas preferiram olhar para isso através de suas câmeras. Eu fiquei chocado.” (4º parágrafo)
B) “Deve-se dizer, entretanto, que isso tudo começou antes da revolução dos celulares. Algo ocorreu entre o diário privado que mantínhamos chaveado em uma gaveta e a câmera de vídeo portátil.” (3º parágrafo)
C) “Há um aspecto disso tudo que faz sentido: todos somos importantes, nossas vidas são importantes, e queremos que elas sejam vistas, compartilhadas, apreciadas.” (2º parágrafo)
D) “Agora, há um aspecto que é bom, é claro. Celebramos momentos significativos e queremos compartilhar com aqueles com quem nos importamos.” (6º parágrafo)
E) “ao se aproximar o momento de totalidade, o convés do navio era um mar de câmeras e tripés, enquanto dezenas de pessoas se preparavam para fotografar e filmar o evento de quatro minutos.” (3º parágrafo)

Comentário:

Na alternativa A, temos relação de causa e consequência da seguinte maneira:

“Em vez de se envolverem totalmente com esse espetacular fenômeno da natureza, as pessoas preferiram olhar para isso através de suas câmeras” = CAUSA.

“Eu fiquei chocado.” = CONSEQUÊNCIA.

Na alternativa B, percebemos que a oração “entre o diário privado que mantínhamos chaveado em uma gaveta e a câmera de vídeo portátil.” é (adverbial indicando ideia de localização ou lugar?).

Na alternativa C, as orações que estão após os dois pontos são apositivas.

Em D, verificamos uma relação de adição entre as duas orações ligadas pela conjunção “e”.

Na alternativa E, percebe-se uma relação temporal entre a oração principal “o convés do navio era um mar de câmeras e tripés” e as duas subordinadas: “ao se aproximar o momento de totalidade” e “enquanto dezenas de pessoas se preparavam para fotografar e filmar o evento de quatro minutos.”

Gabarito: A

45. Em alguns segmentos do Texto 1, pretendendo enfatizar alguma ideia, o autor emprega palavras que provocam aumento na intensidade e até certo exagero no que ele deseja expressar. Assinale a alternativa em que ambos os segmentos apresentados são exemp

los dessa ênfase.
A) “momentos significativos” (6º parágrafo) / “mar de iPads” (6º parágrafo).
B) “revolução dos celulares” (3º parágrafo) / “o momento de totalidade” (3º parágrafo).
C) “tietes de eclipse” (3º parágrafo) / “conexão primitiva com a natureza” (3º parágrafo).
D) “espetacular fenômeno da natureza” (4º parágrafo) / “evento social compartilhado” (5º parágrafo).
E) “onda explosiva de gravações” (1º parágrafo) / “um mar de câmeras e tripés” (3º parágrafo).

Comentário:
Nas alternativas A, D e E, podemos observar expressões que dão essa ideia de intensidade. São elas: A – “mar de iPads”; D – “espetacular fenômeno da natureza”; E – “onda explosiva de gravações” e “um mar de câmeras e tripés”.
Apenas em E há duas ocorrências.
Gabarito: E

46. No primeiro parágrafo, o emprego do termo “microestrelas” colabora para que o autor consiga
A) enfatizar a rapidez com que os vídeos de selfies se propagam.
B) negar a importância da intensa prática do registro de imagens.
C) mostrar que pequenas estrelas são apenas estrelas distantes.
D) desvalorizar certo tipo de notoriedade instantânea da internet.
E) defender a ideia de que microestrelas podem ter brilho próprio.

Comentário:
No trecho “Microestrelas do YouTube têm vídeos de selfies que se tornam virais em questão de horas.”, o termo “Microestrelas” (micro = muito pequeno) indica uma crítica do autor, que demonstrou a intenção de desvalorizar os famosos instantâneos da internet.
Gabarito: D

47. Considerando as normas ortográficas vigentes, assinale a alternativa na qual TODAS as palavras estão CORRETAMENTE grafadas.
A) O juiz não hesitou em estender o prazo para que a proibição de uso de celulares em grandes shows continuasse valendo.
B) Em festas de celebridades, elas poderiam ser idenizadas se algum convidado ouzasse tirar fotos sem sua permissão.
C) A espectativa de que as selfies fossem terminantemente proibidas não teve êxito; foi totalmente frustada.
D) Há exceções, mas, no geral, os vídeos que mais fazem sucesso na internet são de muito mau gosto, com chingamentos e baixarias.
E) Nas redes sociais, há uma micelânia de informações; registram-se até estrupos e outras formas de violência.

Comentário:
Na alternativa A, todas as palavras estão grafadas corretamente.
Já nas demais alternativas temos erros em:
B – “idenizadas” e “ouzasse”, que se escrevem corretamente indenizadas e ousasse.
C – “espectativa” e “frustada”, que são escritas com correção expectativa e frustrada.
D – “chingamentos”, que é xingamentos.
E – “micelânia” e “estrupos”, que são, corretamente, miscelânea e estupros.
Gabarito: A

48. Observe o emprego de um verbo irregular no seguinte trecho: “Quando você vir um, vai entender o porquê.” Assinale a alternativa na qual um verbo irregular foi CORRETAMENTE empregado.
A) Meu amigo solicitou: “Se você vim para a cerimônia, por favor, não traga o celular‟.
B) Todos os artistas se oporam quando quisemos gravar o show com os smartphones.
C) É proibido entrar com celular em alguns eventos, mesmo se as pessoas fazerem confusão.
D) Apesar de muitos roubos de celulares durante o show, a polícia não interveio.
E) Os convidados se entreteram mais com os celulares do que com a festa de casamento.

Comentário:
Analisando as alternativas e reescrevendo-as corretamente:
A – errada – “Se você vier para a cerimônia, por favor, não traga o celular‟
B – errada – “Todos os artistas se opuseram quando…”
C – errada – “…mesmo se as pessoas fizerem confusão.”
D – Correta
E – errada – “Os convidados se entretiveram mais…”
Gabarito: D

49. Em nossa língua, como em outras, há convenções no que se refere ao emprego de algumas palavras e expressões. Considerando essas convenções, analise as proposições abaixo.
I. Mal começa o show, e as pessoas já estão disparando as suas câmeras.
II. Está com o smartphone sempre pronto a capturar os acontecimentos é a moda atual.
III. Ela me disse que fica meio chateada quando uma pessoa fala no celular ao seu lado.
IV. Gostar de interagir não é novidade. Mais a preferência pela interação via smartphones é.
V. Não entendo por que o compartilhamento nas redes sociais ganhou tamanha relevância.
Estão CORRETAS, apenas:
A) I, II, III e IV.
B) I e IV.
C) II, III e IV.
D) II e V.
E) I, III e V.

Comentário:
Estão escritas de acordo com a convenção da norma culta as frases nas afirmativas I, III e V.
Nas demais:
II. Está com o smartphone sempre pronto a capturar os acontecimentos é a moda atual. – errada – em lugar de “Está” deveria haver o verbo no infinitivo ‘estar’, uma vez que “Estar com o smartphone sempre pronto a capturar os acontecimentos” é um sujeito oracional.
IV. Gostar de interagir não é novidade. Mais a preferência pela interação via smartphones é. – errada – em lugar de “Mais” deveria ser usada a conjunção ‘mas’.
Gabarito: E

50. Assinale a alternativa em que a concordância está de acordo com as exigências da norma-padrão da língua.
A) Parece que foi ontem, mas já fazem quase trinta anos que os celulares chegaram ao Brasil.
B) Hoje já se tornou parte de nossa vida as gravações de eventos por meio de smartphones.
C) Se as selfies fossem proibidas, haveria tantas reclamações que elas logo estariam de volta.
D) Pode até existir pessoas que não se deixam fascinar pela tecnologia, mas não os jovens.
E) Fotografar eventos e fatos triviais que nos acontecem são cada vez mais comuns.

Comentário:
A – o verbo fazer, indicando tempo decorrido, é impessoal, portanto não sofre flexão de plural. O correto seria ‘faz quase trinta anos’.
B – o verbo tornar deveria estar concordando com o núcleo do sujeito “gravações”, sendo flexionado no plural: tornaram.
C – Correta
D – o verbo poder deveria estar flexionado no plural, concordando com o seu sujeito “pessoas”: podem.
E – como o sujeito do verbo ser é oracional, ele deveria estar flexionado no singular: é.
Gabarito: C

É isso, meus queridos! Obrigada pela atenção.

Abraço.

Rafaela Freitas.

?Cursos: https://www.estrategiaconcursos.com.br/cursosPorProfessor/rafaela-freitas-3351/

?Periscope: @Rafaela190619
? Instagram: palavreando_comrafafreitas
?Facebook: https://www.facebook.com/prof.rafaelafreitas/?fref=ts

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Olá professora, se possível poderia verificar as informações abaixo? Gostaria de saber se ambas não seriam passíveis de recurso e anulação, devido a um erro material. Questão 02 RECURSO/FUNDAMENTO: Recursos utilizados para fortalecer um termo ou uma expressão são localizados na estrutura textual da qual aquele elemento faz parte. TRECHO QUE COMPROVA O FUNDAMENTO: "Todos são, ou querem ser, a estrela de sua própria vida e a moda é capturar qualquer momento considerado significativo.” Todos nós somos importantes, nossas vidas são importantes, e queremos que elas sejam vistas, compartilhadas, apreciadas. "microestrelas"( Micro= pequeno )( Estrelas= Astros ) (pessoas comuns que querem registrar qualquer momento considerado significativo) "Selfies" ( capturas da autoimagem feitas por qualquer pessoa) "se tornam virais em questão de horas" ( com rapidez) INTERPOSIÇÃO: Percebe-se, nos elementos linguísticos utilizados no contexto, que o autor, ao invés de desvalorizar, valoriza a ação com o uso de adjetivos ( importantes, significativo) e de verbos no particípio ( vistas, compartilhadas, apreciadas), o que se opõe à alternativa dada como correta pela banca. Por sua vez, o uso de termos como: "Todos são, ou querem ser, a estrela de sua própria vida e a moda é capturar qualquer momento considerado significativo.” e "se tornam virais em questão de horas" que significa rapidez, deixa notória a ênfase que o autor passa ao leitor, no que se refere à propagação dos momentos da vida das microestrelas. Estes trechos tem força no que se encontra na alternativa “Defender a ideia de que microestrelas podem ter brilho próprio.” Ou seja, pessoas comuns, que embora não sejam celebridades, podem ter seus vídeos de selfies compartilhados e vistos por milhões de pessoas em questão de horas. Questão 06 FUNDAMENTO: Erro material /duas alternativas com valor de causa e efeito A) O fato de "todos nós sermos importantes e nossas vidas serem importantes" é a causa de "querermos que nossas vidas sejam vistas, compartilhadas, apreciadas"( efeito ). C) O fato de "as pessoas preferirem olhar para isso através de suas câmeras "( causa ) foi o motivo de "eu ter ficado chocado" ( efeito ). A banca deu a letra C como resposta, mas a alternativa de letra A também semanticamente se encaixa no contexto que a banca solicitou. Solicito à análise para anulação da questão vista conter dupla resposta semanticamente. Desde já agradeço à análise.
    Felipe em 28/06/16 às 20:41
  • Gostei muito bem elaborado
    evandro leite da silva em 06/06/16 às 15:43