Concursos Públicos

PGR entra com ação para tirar bônus de Auditores da Receita

A Procuradoria-Geral da República propôs uma Ação Direta de Inconstitucionalidade com pedido de medida cautelar contra os arts. 6º a 25 da Lei 13.464, de 10.7.2017 que dispõem sobre o pagamento de bônus de eficiência e produtividade na atividade aos Auditores da Receita Federal.

Isso porque as normas violam o art. 39, § 4º, da Constituição Federal que prevê o veto do pagamento de bonificações ou qualquer outro tipo de acréscimo ao subsídio de servidores públicos.

“O membro de Poder, o detentor de mandato eletivo, os Ministros de Estado e os Secretários Estaduais e Municipais serão remunerados exclusivamente por subsídio fixado em parcela única, vedado o acréscimo de qualquer gratificação, adicional, abono, prêmio, verba de representação ou outra espécie remuneratória, obedecido, em qualquer caso, o disposto no art. 37, X e XI. (Incluído pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)”

Em 2008, os servidores da Receita Federal passaram a ter a renda mensal configurada como subsídio. Contudo, em 2017, passou a vigorar a Lei 13.464 alterando a configuração de subsídio para vencimento, o que permite o acúmulo de gratificações.

O valor do bônus, de acordo com dados levantados, é de R$ 3 mil para Auditores e R$ 1,8 mil para Analistas. Os valores são pagos em valor fixo enquanto a bonificação não é regulamentada.

Para o Ministério Público, o pagamento desta bonificação bem como a configuração do pagamento em vencimento são inconstitucionais. Em face disso, a Procuradoria-Geral da República solicitou ao Supremo Tribunal que conceda a medida cautelar para a suspensão da eficácia das normas impugnadas.

AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE

Concurso Receita Federal

Há seis anos sem realizar concurso público, a Receita Federal do Brasil solicitou, ao Ministério da Economia, um pedido de autorização para realização de um novo certame. A solicitação abrange o total de 3.360 vagas.

Atualmente, o órgão já acumula mais de 22 mil cargos vagos. Desses, 12.226 cargos são de Auditores Fiscais. Além disso, vale lembrar que foi publicada uma Portaria que destina 100 vagas à reversão de aposentadorias no ano de 2020 para a Receita Federal. Dessas, 50 são para Auditor-Fiscal e as outras 50 para Analista-Tributário.

Concurso Receita Federal


Assinatura Anual Ilimitada*

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país. Assine agora a nossa Assinatura Anual e tenha acesso ilimitado* a todos os nossos cursos.

ASSINE AGORA – Assinatura Ilimitada

Sistema de Questões

Estratégia Questões nasceu maior do que todos os concorrentes, com mais questões cadastradas e mais soluções por professores. Então, confira e aproveite os descontos e bônus imperdíveis!

ASSINE AGORA – Sistema de Questões

Fique por dentro dos concursos em aberto

CONCURSOS ABERTOS

As oportunidades previstas

CONCURSOS 2020

CONCURSOS 2021

Leandro Ricardo Machado da Silveira

Engenheiro Aeronáutico, formado pela Universidade Federal de Uberlândia, possui MBA em Administração e Finanças Corporativas e aprovado nos concursos de Auditor Fiscal SEFAZ-SC e SEFAZ-GO.

Posts recentes

Lei Anticorrupção para CAIXA

Lei Anticorrupção para CAIXA Fala, pessoal, tudo certo? Hoje faremos um resumo sobre a Lei…

9 horas atrás

Concurso TCDF: resultado final será republicado no dia 30!

Alguns dias após a divulgação da homologação do resultado final do concurso TCDF (Tribunal de…

12 horas atrás

Quais são os salários dos cargos do concurso Detran AC?

Provas serão aplicadas em 28 de julho! Você, coruja, que tem o sonho de ingressar…

12 horas atrás

Caderno de questões inéditas para o concurso ISS Mossoró

Cadernos de Questões para o concurso ISS Mossoró: resolva questões inéditas sobre o conteúdo do…

12 horas atrás

Concurso AMAE Rio Verde: edital é republicado; veja!

Após ter sido suspenso, foi republicado o edital do concurso público da Agência de Regulação…

12 horas atrás

Concurso SEMED Palmas (TO): UFT é a banca; 3.252 vagas

A Secretaria de Educação da Prefeitura de Palmas, em Tocantins, definiu a Universidade Federal do…

12 horas atrás