Artigo

Perito da PCDF – Comentários sobre o Edital.

Olá concurseiros de plantão,

Até que enfim, saiu o edital para perito criminal da PCDF e não para minha surpresa, tivemos já inicialmente a supressão de algumas matérias que pereciam inicialmente claras que seriam cobradas, como direito penal e processual penal. :-o.

A banca, como já sabiam anteriormente, é a Funiversa que inclusive foi quem realizou a última prova para Agente e Escrivão da PCDF, bem como a de Perito Criminal do Goiás. Ela se apresenta como uma banca já com certa experiência em provas de concursos públicos realizadas no Centro-Oeste na área de biológicas e segurança-pública e suas provas se caracterizam por trabalhar com textos e enunciados extensos e nos quais, para língua portuguesa principalmente, os candidatos acabam tendo de utilizar o texto para resolver aproximadamente 40% das questões, ou seja, já vão se adaptando no decorrer da resolução de exercícios a trabalharem com leituras extensas e interpretação de textos viu. Suas provas dissertativas se apresentam extremamente técnicas, se adaptem a trabalhar desta forma e observem que se trata de uma prova de 50 linhas, não é de 30 linhas como os senhores estão acostumados a fazer normalmente não viu.

Uma característica que muito me chamou a atenção foi o fato de termos neste concurso a divisão das provas por áreas de formação, claro, privilegiando assim a área específica de cada um e já trazendo para dentro da corporação especialistas peritos em cada área necessária, mas que não obrigatoriamente estarão trabalhando nela, pois reparem bem que estamos falando de 58 vagas de ampla concorrência entre todas as sete áreas (destas, 14 são para contratação imediata e pelo que sei de informações internas a necessidade da PCDF seria de no mínimo 150 peritos atualmente).

Segue abaixo as áreas de formação exigidas que serão trabalhadas no certame (claro, para a galerinha da TI, a que importa é a última né gente, e não adianta, vou puxar a sardinha para a TI :-)):

1. Ciências Contábeis.
2. Geologia e Mineralogia.
3. Odontologia.
4. Física.
5. Engenharia.
6. Ciências Biológicas, Química, Farmácia e Bioquímica.
7. Ciência da Computação e Informática.

Outro ponto de atenção, diz respeito à prova de capacidade física, gente, para quem realmente quer passar, vamos lá, treinem, pois eu mesmo já reprovei em TAF e não existe coisa mais triste que “nadar para morrer na praia” em um concurso público viu, procurem um profissional de Educação Física (se quiserem, nas proximidades de Brasília eu conheço vários que poderiam te ajudar), quem estiver fora de forma, vamos lá, nutricionista também para ajudar a perder peso e só para começar, tentem correr 2.400 mt em 12 minutos, vocês vão ver que não é nada trivial, ou então, tentem fazer 3 barras completas (claro que não estou falando de quem já é desportista ou atleta). Para o TAF teremos as seguintes provas:

1. Teste de Barra Fixa.
2. Teste de meio-sugado.
3. Teste de impulsão-horizontal.
4. Corrida de ir e vir.
5. Teste de corrida.

Outro ponto senhores, atentem-se aos exames biométricos, toxicológicos e à sindicância de vida pregressa, isso também derruba gente e não brinquem com isso, pois agora os senhores estarão entrando para a segurança pública e representando interesses desta área, bem como respostas a serem dadas por suas atitudes e responsabilidades mediante a sociedade. (olha o professor dando bronca… hehehe).

As inscrições vão de 16 de novembro de 2011 a 19 de dezembro de 2011 e conforme já citado antes são 58 vagas sendo 14 imediatas e 44 para cadastro de reserva e as provas aconteceram no dia 5 de fevereiro.

Para as provas objetiva e discursiva, considerem as seguintes matérias:

Gerais.

Língua Portuguesa.
Raciocínio Lógico.
Atualidades.
Noções de Administração e Estatística.
Matemática.
LODF.
Organização e manutenção da Polícia Civil do Distrito Federal.

Específicas:

Fundamentos de Computação.
Banco de Dados.
Reengenharia de Sistemas.
Linguagem de programação.
Redes de comunicação de dados.
Segurança da Informação.
Criptografia.
Sistemas Operacionais.

Então, era isso que tinha para publicar e comentar sobre o edital publicado, para quem vai encarar a “pedreira” já passou da hora de montar seu planejamento e começar a executá-lo (consultem meus artigos sobre Planejamento de Estudos, pois poderão ajudar bastante). Periodicamente estarei publicando um artigo ou outro sobre as matérias tratadas com o objetivo de sempre mantê-los antenados no concurso.

Lembre-se sempre, seu maior adversário é você!!!

Professor Gabriel Pacheco

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.