Categorias: Concursos Públicos

Para qual concurso estudar em 2017? Confira as oportunidades!

Todo concurseiro sabe que motivação é ingrediente fundamental para conseguir manter os estudos firmes. Mas, como se manter motivado, quando muito se fala de crise e pouco se tenta entendê-la? Para que você compreenda a situação econômica do Brasil e a expectativa de concurso 2017, os professores do Estratégia Concursos Ricardo Vale e Herber Carvalho fizeram uma análise do panorama econômico do Brasil, o relacionando com a possibilidade de concursos 2017. Além disso, eles orientaram sobre como começar a se preparar, desde já, para as oportunidades que irão surgir o longo deste ano.

Concursos previstos em 2019

Concursos em 2018

Concursos Abertos

Mantendo o compromisso com a verdade, Herber começa sendo honesto com os concurseiros: esta é sim a pior crise da história. Porém, nem tudo esta perdido. Como ele explica, presenteando os alunos com uma dose de alívio, a situação orçamentária brasileira está melhorando e até mesmo superando as expectativas. Ainda assim, o momento é de corte de gastos e de muita cautela. Por isso, Herber explica que talvez você veja muitas notícias dizendo que não haverá seleções este ano, mas, a verdade é que diversos órgãos têm reserva na Lei Orçamentária Anual para contratar, o que prova que há sim grandes possibilidades de concursos 2017.

Mas quais serão esses concursos? Como começar, desde já, a se preparar para eles? Classificamos os concursos 2017 de acordo com a probabilidade que têm de sair. No Poder Judiciário e Ministério Público, são eles: TJ PE, TJ MG (ambos já com organizadora definida), TJ RR, TSE, TREs (BA, CE, ES, MS, PR, RJ, RN, SC, TO, TRF 1, TRF 5, MPs (RN, AL e BA) e DPE BA. Esses são os órgãos com mais probabilidade de concurso para 2017.

Outras oportunidades

Há também aqueles órgãos com concursos não tão garantidos, mas com grandes chances de selecionar, como TST, TRTs (CE, PB, PI, RN, SC), TJs (AL, ES, MA, PB, PR, RN, RJ), STF, STJ (neste caso, seria para o cargo de analista judiciário da área judiciária, já que estes profissionais não foram contemplados pelo último concurso), MP SC e MPU. Ainda no  Poder Judiciário e Ministério Público, há aqueles com menos chance de acontecer, mas ainda com alguma possibilidade: TRTs (DF, GO, RJ) e TJs (AC, AM, MS, SP).

Não para por aí: no Poder Legislativo e Tribunais de Contas, os concursos mais prováveis para 2017 são de algumas Assembleias Legislativas (GO, MG e AP), CLDF, Câmara dos Deputados, Câmara/Goiânia, TCDF, MPC PA, TCE BA e TCM BA. O Ministério Público tem atacado a cada vez mais essa questão de comissionados ocupando vagas de servidores públicos. O concursos da Assembleia Legistativa de Goiás e da Camara Municipal de Goiânia vão acontecer pela mesma razão: um TAC do MP, exigindo que os funcionários sejam admitidos somente por meio de concurso.

Confira os artigos completos dos tribunais:

Concursos TRT 2017

Concursos TRE 2017

Com menos certeza de concurso do que os órgãos citados acima, mas com uma chance razoável estão o Senado Federal, Assembleia Legislativa de São Paulo, TCM RJ (o último concurso, em 2016, contemplou apenas o cargo de técnico, a expectativa é de que agora seja aberta seleção para auditor), TCE PE, TCE AL e TCE RS. No grupo dos concursos com baixa possibilidade, está, sozinho, o TCU. A probabilidade é quase nula, esse concurso deve ficar só para 2018 mesmo.

Na área fiscal, o professor apontou como concursos mais prováveis a Sefaz RR, Sefin RO e Sefaz RN. “Essas seleções não costumam ser valorizadas pelos alunos, o que é um desperdício, porque apresentam algumas remunerações superiores a R$30mil, além de uma concorrência muito baixa”, analisa Arthur. Com probabilidade mediana de realização de concurso em 2017, estão a Receita Federal, Sefaz CE, Sefaz BA e ISS Olinda. Já na casa das seleções com alguma possibilidade, estão o ISS São Paulo, ICMS SP e Fiscal do Trabalho.

Concursos Legislativos 2017 -Veja!

No Poder Executivo Federal, o professor destacou a ANS, EPE, IBGE (neste caso, para vagas temporárias), Institutos e Universidades Federais e Colégio Pedro II. Com menos probabilidade, estão o Banco do Brasil e a Caixa. No grupo dos concursos nos quais você não deve perder a esperança, mas sem criar expectativas, já que têm chance pequena de acontecer, estão as Agências Reguladoras, IBAMA, CGU, Correios, Petrobrás, ATA MF, Bacen, CVM, Susep, STN, BNDES, e mais.

Concursos fiscais 2017 – Confira!

Os especialistas do Estratégia não se esqueceram daqueles concurseiros que têm a vocação policial. Na área de Segurança, os concursos bem prováveis para 2017 são: Seres PE, SAP SP, Politec MT, IGP RS, Bombeiros (BA, PE, RN), Polícias Civis (AP, MT, RN, PR, BA) e Polícias Militares (AP, BA, DF). Desde que o vídeo foi gravado, já foram divulgados os editais da Polícia Científica PR e Susepe RS, que também estavam na previsão dos professores de concursos com muita probabilidade para 2017. Com probabilidade mediana estão as Polícias Civis (SP, MS, AL), Polícias Militares (SE, RN, MT, AM, TO, MA, PE), SSP MA e Agepen MG. Com pouca chance de selecionar em 2017 estão a PF, PRF, Polícia Civil AM e Polícias Militares (AL e PI). Para que esses últimos concursos aconteçam, será preciso alterar o orçamento.

Raio-x do concurso diplomacia

Concursos policiais 2017 – Saiba mais!

Veja oito dicas de como iniciar agora sua preparação!

Fora de todas essas áreas, há ainda algumas previsões de concursos para 2017. Com muita probabilidade estão a Ebserh, algumas prefeituras, como a de Cascavel, Embasa, Codhab DF, Procon GO, Detran MA e Adasa DF. Com menos probabilidade, mas ainda com alguma chance, estão o BRB e a Prefeitura de Duque de Caxias. Com essa vasta relação de possíveis seleções para 2017, os especialistas deixam ainda um conselho para os concurseiros: expandam seus horizontes para novas possibilidades, já que muitas das disciplinas que vocês estudam para um concurso são contempladas por vários outros.

Expandam os horizontes, mas sem perder o foco. Para sair na frente dos concorrentes, você precisa começar a preparação desde já. Assim, lá vão oito passos que você deve seguir para estudar corretamente: escolha o concurso/área, se planeje financeiramente, converse com sua família e peça o apoio dela, faça uma preparação logística adaptando o ambiente, defina o melhor material para você, gerencie suas prioridades, que tem que ser a aprovação e, por fim, planeje seus estudos, contando sempre com o Estratégia na sua caminhada rumo à aprovação!

Juliana Reche Swerts

comunicacao@estrategiaconcursos.com.br

Coordenação

Ver comentários

Posts recentes

Quais serão os benefícios contemplados no concurso TCE PR?

O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE PR) é uma das instituições públicas…

3 horas atrás

Dívida e déficit público para o STN

E aí, turma! Como vão? Muitos de vocês estão se preparando intensamente para o concurso…

5 horas atrás

Participe do nosso 2º Simulado Exame CFC 2024.1!

O edital do Exame CFC 2024.1 já está com inscrições encerradas e, agora, segue para…

5 horas atrás

Resumo de Princípios Orçamentários para o CNJ

No artigo de hoje vamos fazer um Resumo de Princípios Orçamentários para o CNJ. Resumo…

23 horas atrás

Reunião de planejamento do concurso Olinda nos próximos dias!

Com banca organizadora já definida, o concurso público da Prefeitura de Olinda, Pernambuco, segue nos…

1 dia atrás

Resumo de Documentos Arquivísticos para o CNJ

No artigo de hoje vamos fazer um Resumo de Documentos Arquivísticos para o CNJ. Resumo…

1 dia atrás