Artigo

Organize sua gaveta!!!

Olá, pessoal!

Sei que muitos estão pensando… “O que organizar gavetas tem a ver com se preparar para concursos públicos???”

Bem, me dei conta das semelhanças ao ler este artigo.

Pode parecer bobeira à primeira vista, mas quando colocamos em prática é incrível que uma simples técnica para dobrar roupas e as organizar na gaveta pode fazer. Em meia hora, uma gaveta antes lotada e na qual dificilmente se conseguiria escolher uma ou outra camiseta passa a tornar a escolha fácil e revela que, na verdade, há espaço de sobra.

Antes e Depois

O mesmo ocorre na preparação para concursos com nossa memória!

Se estudarmos de forma desorganizada, ou seja, sem técnica, sem revisão e sem exercícios as informações ficarão jogadas em nossa gaveta mnemônica sendo de difícil acesso quando precisarmos delas. Mais do que isso, nossa memória parecerá lotada e muito provavelmente teremos à disposição apenas as informações mais recentemente armazenadas (as roupas que ficaram por cima das outras) quando não demorarmos muito para resgatar as demais informações.

Do mesmo jeito que dobrar as camisas de um certo jeito toma algum tempo na hora de as colocar na gaveta, uma preparação adequada exige investimento de tempo.

Os alunos do Coaching no Estratégia bem sabem o quanto nós pegamos no pé para que sejam feitas as marcações no material, para que o aluno faça os exercícios e meça seu desempenho e principalmente para que haja sistematicamente a revisão do conteúdo estudado. Esse é o tempo que você está usando para “dobrar” corretamente as informações que armazenará em sua memória.

A recompensa é justamente uma “gaveta” na qual as informações são facilmente resgatadas (imagine isso ao longo de sua preparação e principalmente na hora da prova!) e na qual há “espaço” o suficiente para armazenar uma quantidade maior de informação do que se achava possível no começo (essencial para quem pretende disputar vagas nos concursos mais disputados).

Ainda está em dúvida… Volte na foto acima e diga em qual das gavetas (direita ou esquerda) é mais fácil encontrar a camiseta verde. Agora imagine você na hora da prova… O examinador pede “a camiseta verde” e você é o concorrente cuja memória está tal qual a gaveta à esquerda… Você gasta um  bom tempo tentando encontrar tal camiseta (algumas vezes nem consegue encontrá-la), enquanto o concorrente ao lado (gaveta da direita) já está na questão seguinte.

Para piorar as coisas, não é raro ouvir alunos dizerem que “faltou tempo” para resolver as questões da prova… Será que realmente faltou tempo, ou ele(a) não conseguiu resgatar as informações necessárias para resolver as questões no tempo disponível? E se faltou tempo, o que tem de diferente entre você e os demais concorrentes que constarão entre os aprovados? O tempo passa mais devagar para eles???

Antes que alguns leitores fiquem desesperados por se considerarem desorganizados, cumpre alertar que a maioria dos alunos com os quais já trabalhei tinham dificuldade para se organizar. A ajuda de alguém “de fora” contribui muito para os primeiros passos e daí em diante as coisas vão ficando mais “fáceis” e até se tornarem o “natural”. Nesses casos o aluno consegue incorporar as técnicas de estudo com alto rendimento e a aprovação passa a ser mera questão de tempo.

Se você já tem um bom método de estudos e consegue se organizar bem para os estudos… Parabéns! Você está no caminho certo e já deve estar contando os dias para lançarem o edital do concurso que te interessa.

Se você estuda sem técnica alguma… Reflita um pouco sobre como você está organizando suas gavetas.

Forte abraço e uma excelente semana de estudos!

PS.: Fica ainda a dica do artigo sobre como organizar suas gavetas! Duplo benefício: no estudo e no dia a dia… hehehehe

Wander Silva

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Excelente analogia!
    Luciene em 14/03/16 às 15:23
  • Muito bom o trabalho, prof. Parabéns e obrigado!
    Tom em 14/03/16 às 07:45
  • Ótima observação!
    Lohayne em 14/03/16 às 06:53