Artigo

Organização nos estudos para a Área Fiscal

Olá, tudo bem com você? No artigo de hoje vamos falar um pouco sobre a organização nos estudos para você que estuda para a Área Fiscal ou qualquer outro certame. Vamos lá?

Organização nos estudos para a Área Fiscal

Você está estudando para os certames da Área Fiscal?

Se sim, acho que você já percebeu que essa área paga muito bem para os seus servidores, além de ser um cargo extremamente importante. Mas, para você conquistar a sua aprovação nessa área e garantir a sua estabilidade é necessário muita dedicação e manter um estudo de qualidade.

Você sabe como manter um estudo de qualidade?

Só através de uma boa organização e planejamento dos estudos é possível manter um estudo de qualidade para conquistar a sua aprovação tanto nos certames da área fiscal como em qualquer outro certame que você venha a fazer.

Pensando nisso, no artigo de hoje vamos elencar algumas dicas do que você pode fazer para organizar melhor os seus estudos.

Vamos lá?

1° Dica de Organização nos estudos: Estipule os horários de Estudo

Antes de tudo, você deve definir quanto tempo você tem disponível para o estudo no seu dia a dia, isto é, o primeiro passo para você conseguir organizar o seu estudo é criar uma rotina de estudos.

Você sabe como pode fazer isso?

Faça um levantamento das suas obrigações do dia a dia, a partir desse levantamento você consegue visualizar quanto tempo sobra para estudar diariamente. Além disso, você deve levar em consideração qual horário funciona melhor para você (pode ser que você renda melhor de manhã, à tarde ou à noite).

A importância de estipular horários para o seu estudo é que quando você estipula, fica mais fácil de desenvolver uma rotina diária. Assim, você transforma o estudo em um hábito diário seu, o que faz com que você cumpra diariamente.

Desse modo, você deve determinar uma carga horária que você sabe que poderá cumprir, pois quando você fixa horários para o estudo, você cria uma espécie de compromisso formal de estudar naquele horário.

2° Dica: Definir um planejamento de estudos

A palavra-chave no estudo para concursos públicos é: ORGANIZAÇÃO.

Assim, quando você decide estudar para concursos, principalmente concursos como os da área fiscal que exige o conhecimento de inúmeras matérias, você deve elaborar um bom planejamento de estudos que seja adequado com o seu dia a dia.

Assim, depois que você estipulou os horários que você tem disponível para estudar no seu dia, você deve levantar alguns pontos:

  • Quantas e quais matérias o certame que quero fazer costuma cobrar?
  • Quais matérias eu tenho algum conhecimento e quais não tenho conhecimento nenhum?
  • Quais são as matérias que são mais importantes ou com maior peso para o meu certame?
  • Tem alguma matéria que eu tenho uma maior dificuldade?
  • Quais as matérias que são sempre exigidas para o certame e quais são eventuais?

Essas são algumas das perguntas que você deve fazer antes de elaborar o seu planejamento de estudos. Caso você não saiba as matérias que costumam ser exigidas para o seu certame, uma boa base é o edital anterior do concurso que você deseja.

Afinal, normalmente, os órgãos públicos mantêm um padrão de conteúdo nos seus concursos. Destarte, uma boa alternativa para montar seu planejamento de estudos é estabelecer as disciplinas que têm que estudar com base no edital da última prova.

Portanto, depois que você levantou a quantidade de horas que você tem disponível para estudo e as matérias que você tem estudar, você deve elaborar o seu planejamento de estudos, ou seja, o que você deve estudar diariamente.

3° Dica de Organização nos estudos: Coloque as disciplinas que você tem maior dificuldade e que são mais importantes primeiro e com mais intensidade no seu cronograma de estudo

Estudar as disciplinas que você tem dificuldade ou que são mais importantes para o seu certame logo cedo é uma ótima estratégia, já que você estará descansado, conseguirá dar mais atenção a elas.

Assim, você deve elencar quais disciplinas você tem mais dificuldade e quais possuem uma maior pontuação na sua prova, depois disso você deve separar mais tempo do seu planejamento de estudo para elas.

Além do mais, seu tempo disponível para os estudos deve ser dividido segundo a dificuldade e a importância que você apresenta em cada disciplina. Destarte, você irá otimizar o seu tempo disponível, para obter os melhores resultados possíveis.

Afinal, algumas matérias necessitam de mais tempo de estudo que outras. Assim, durante a organização dos seus estudos você deve definir as matérias que você irá estudar com uma maior intensidade e primeiramente no seu cronograma.

Então, para potencializar o seu estudo você deve organizá-lo de modo que as matérias mais importantes e que você tenha mais dificuldade apareçam no início do dia de estudos, além de aparecer mais vezes no seu cronograma.

4° Defina o local que você irá estudar que seja o mais livre de distrações possível

Outro ponto muito importante na organização dos seus estudos é definir o local que você irá estudar.

Além disso, é muito importante que esse local esteja o mais livre de distrações possível. Afinal, sabemos que manter a concentração durante os estudos já não é tarefa fácil, se o local ainda apresentar muitas distrações, se torna quase impossível.

Sendo assim, é muito importante você definir um local adequado para os seus estudos.

Mas, você sabe o que é um local adequado?

É um local que de preferência:

  • Não apresente distrações ou que tenha o mínimo possível de distrações;
  • Seja iluminado e silencioso;
  • Apresenta espaço suficiente para acomodar tudo o que você precisa para estudar (lápis, caneta, caderno, água, notebook, entre outros que sejam necessário para o seu estudo);
  • Uma cadeira confortável.

Destarte, você deve buscar um local em que você consiga se concentrar e ficar confortável, distante de distrações como: celulares, televisões ligadas, conversas paralelas, etc.

Afinal, o seu tempo disponível para estudos deve ser utilizado exclusivamente para ele. Desse modo, o melhor é eliminar a maior parte das distrações presentes no ambiente.

Um dos maiores vilões na hora de estudar é o celular. Quantas vezes você não pensou: “vou só olhar rapidinho as redes sociais” e passou horas e horas nelas?

Muitos estudantes acabam gastando uma boa parte do seu tempo disponível para estudo mexendo nele.

Uma boa maneira de evitar as distrações do celular é colocar ele em modo avião e, de preferência, em outro cômodo.

5° Dica de Organização nos estudos: Defina metas e momentos de Revisão

Quando você está organizando os seus estudos é importante definir metas para combater a procrastinação e continuar empenhado para alcançar a sua aprovação.

Passar concurso público, principalmente em concursos do porte da área fiscal, é um planejamento de médio/ longo prazo. Assim, é importante você estabelecer um sistema de metas e compensar para aliar os seus estudos a algo prazeroso após a sua conclusão.

Assim, você deve aliar as suas metas como um período de descanso, um dia de folga, entre outros.

Por exemplo, você pode determinar que se cumprir pelo menos 25 horas líquidas de estudo durante a semana irá tirar um dia inteiro de folga.

Além disso, é essencial que você defina momento para revisar os assuntos já estudados durante o seu planejamento de estudos.

Revisar é muito importante para conseguir ser aprovado em concursos públicos, através da revisão você consegue obter um melhor entendimento do tópico estudado.

Além disso, o cérebro humano tem um efeito natural de apagar as informações depois de algum tempo. Assim, quando a informação é aprendida e lembrada de forma recorrente, o nosso cérebro passa a trabalhar de maneira oposta à curva do esquecimento, o que possibilita que as informações consigam ficar retidas na memória por mais tempo.

Ademais, você deve ter em mente que a revisão é para você revisitar aquilo, não estudar tudo novamente, isto é, revisar não é ler tudo novamente todo o assunto como se fosse a primeira vez que está estudando.

6° Defina momentos para resolver exercícios durante a sua rotina de estudos

Quando você está organizando os seus estudos é essencial que você defina momento para resolver questões da sua Banca Examinadora ou das prováveis Bancas do seu certame.

Afinal, quando você intercala o estudo de lei seca, por exemplo: Legislação Tributária, com a realização de questões anteriores da sua Banca, esse é um método muito eficiente, já que durante a resolução de exercícios você exercita mais o cérebro, aumentando a sua capacidade de memorizar o tópico estudado.

Isto é, além de tudo, a realização de questões de concursos anteriores é uma excelente forma de você revisar os assuntos já estudados.

Ademais, quando você resolve questões de concursos anteriores, você percebe quais pontos são mais cobrados, concentrando melhor seus estudos neles. Além disso, resolver questões facilita o cumprimento das metas de estudo, já que é um estudo mais dinâmico do que apenas realizar a leitura do PDF.

Alguns benefícios de resolver questões anteriores:

1 – Você passa a entender as exigências da banca: Quando você resolve questões de concursos anteriores, você passa a compreender como a sua Banca Examinadora estrutura as suas questões, o nível de detalhamento exigido por ela;

2 – Memorizar melhor os assuntos: Fazer questões é um excelente método de revisar o conteúdo estudado;

3 – Você tem um feedback de como está nas matérias: Ao realizar questões você analisa como está seu rendimento, ou seja, verifica se é necessário alterar algo no seu planejamento de estudos;

4 – Direciona os estudos para os pontos com maior peso na sua prova: À medida que você resolve as questões, fica mais evidente quais os pontos que precisam de maior atenção para a prova;

5 – Monitora o tempo que você leva para resolver as questões: Resolver questões permite você monitorar o tempo médio que você está levando para resolver cada.

Espero que tenham gostado do artigo!

Um abraço e bons estudos!

Leonardo Mathias

@profleomathias

https://www.gov.br/receitafederal/pt-br

Cursos e Assinaturas

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!

Concursos abertos

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.