Artigo

Ore, Comemore, Visualize

Bom dia, gente! Hoje acordei sentindo que deveria escrever alguma coisa que, eventualmente, pudesse ajudar os amigos concurseiros. Pensei, então, em comentar algumas questões de contabilidade, para deixá-los mais afiados. Tal iniciativa, apesar de plenamente válida, não me cativou. Queria algo mais intenso.

Pensei, então, em contar uma história de sucesso. Histórias de sucesso são sensacionais, e nos ajudam a perceber que, mesmo nas adversidades e nos momentos mais improváveis, as pessoas se superam e alcançam seus objetivos. Adoro estas histórias!

Mas isto, também, não era o que eu sentia escrever. Eis então que me veio à mente: vou escrever sobre motivação! Como sabemos, a motivação para os estudos, para encarar a rotina diária, para suportar a pressão de provas e o peso dos livros, é algo muito subjetivo: cada um se empolga com aquilo que lhe apetece! Porém, existem determinadas posturas que são marcadamente auto-motivadoras e é sobre elas que eu lhes escrevo hoje.

Estudar para concursos é uma atividade solitária. É claro que podemos receber apoio moral, e até material, para seguirmos na trajetória de conquista do cargo público, mas, no geral, você está sozinho: estuda sozinho, encara a pilha de livros sozinho e, principalmente, faz a prova sozinho.

É por este caráter “solitário” dos concursos que considero a auto-motivação uma condição essencial à aprovação, e, portanto, é sobre ela que irei falar hoje!

Auto-motivar-se pode ser um hábito. Assim como se alimentar bem, ou escovar os dentes diariamente, podemos adotar certas posturas que nos estimulam, fazendo com que a rotina diária fique menos pesada. A minha “receita de bolo” pra auto-motivação está nos itens abaixo: era nela que eu me baseava quando da minha fase de concurseiro, e hoje compartilho com vocês:

1) Ore!

Qualquer que seja a sua religião, ore! Peça a Deus, à Buda, ao Poder Infinito ou à entidade superior que for, que lhe de forças para prosseguir, capacidade de memorização, raciocínio e lucidez para assimilar as disciplinas, e faça isso diariamente.

Em geral, eu orava antes dos estudos e na hora de dormir. Orava baixinho: fechava os olhos e mentalizava algumas “palavra de poder”. A oração faz com que, apesar de estarmos na condição de “sozinhos”, tenhamos a sensação de que alguém, em outro lugar, está junto conosco, nos auxiliando. Isso funciona, e termina aliviando a rotina. Portanto, Ore!

2) Comemore!

A cada questão que resolvia, a cada acerto que computava, eu comemorava “feito criancinha”. Eu sabia que, cada exercício respondido corretamente me aproximava um pouco mais da minha aprovação. Cada resposta certa era um ponto a mais da matéria que eu sedimentava e que, portanto, era um ponto a menos para me preocupar! Assim, vibre mesmo! Comemore seus acertos, e, principalmente, aprenda com seus erros!

3) Visualize!

Visualize a sua vitória! Sim, mentalize a sua aprovação! Imagine-se no dia de prova, detonando a banca examinadora. Visualize a sua convocação para o cargo, o dia da posse, a sua apresentação ao novo órgão e a entrada em exercício. Vivencie essa experiência dentro de você, para que ela possa se materializar no futuro. Eu lembro de, frequentemente, dar uma pausa nos estudos por alguns minutos, ligar o rádio, fechar os olhos e vislumbrar o dia da conquista. Confesso que recebia uma enxurraga de bons fluídos, extraindo forças para seguir na caminhada.

Outras coisas que também nos ajudam a ter forças é a visualização do contra-cheque do cargo (esse eu colei na parede da minha sala de estudos). Além disso, quando estava estudando para a RFB, peguei uma carteira funcional (achei um modelo “falso” na internet) do cargo de Auditor Fiscal e fiz uma edição no Photoshop, sobrescrevendo-a com meus dados. Essa, também, estava impressa sobre a minha mesa! Muita motivação foi tirada daí e, hoje, eu tenho uma oficial!

Ufa, agora tô realizado! Escrevi o que eu queria! rsrs. Aquele que for capaz de se auto-motivar irá, certamente, encontrar um caminho mais “facilitado” na persecução do cargo público. Só depende de vocês!

Grande abraço e ótimo carnaval para todos!


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.