Artigo

Mais questões da UFG – Auditoria ISS-Goiânia

Olá, pessoal,

No texto de hoje vamos comentar mais duas questões da UFG de Auditoria ISS-Goiânia, a mesma banca do concurso, para que vocês possam se acostumar com a forma de cobrança na prova.

1 (UFG/Pref. Caldas Novas-Contador/2014) O planejamento do trabalho da Auditoria Interna compreende os exames preliminares das áreas, das atividades, dos produtos e dos processos, para definir a amplitude e a época do trabalho a ser realizado. Esse planejamento deve seguir as diretrizes estabelecidas pela

A) norma de auditoria.

B) administração da entidade.

C) complexidade dos exames.

D) gestão corporativa.

Comentários:

Questão literal, de acordo com o item 12.2.1.1 da NBC TI 01 – Da Auditoria Interna – do Conselho Federal de Contabilidade (CFC):

“O planejamento do trabalho da Auditoria Interna compreende os exames preliminares das áreas, atividades, produtos e processos, para definir a amplitude e a época do trabalho a ser realizado, de acordo com as diretrizes estabelecidas pela administração da entidade.”

Entretanto, mesmo sem o conhecimento do texto da norma, é possível responder corretamente à questão.

Lembrem-se que o principal objetivo da Auditoria Interna é auxiliar a administração da entidade no cumprimento de seus objetivos.

Assim, nada mais natural que a Auditoria Interna, ao planejar a realização de um trabalho de auditoria, siga as diretrizes estabelecidas pela administração da entidade.

Gabarito: B

2 (UFG/Pref. Goiânia-Contador/2012) O auditor utiliza a lógica do modelo de risco de auditoria para tomar decisões sobre a natureza, a época de realização e a extensão dos procedimentos de auditoria. O risco de que um erro ou classificação de uma afirmação não seja evitado ou detectado tempestivamente pelos controles internos da entidade é denominado

A) inerente

B) relevante

C) controle

D) detecção.

Comentários:

Questão bastante simples, cujo tema é de conhecimento obrigatório para quem vai prestar o concurso, na disciplina Auditoria ISS-Goiânia, qual seja, os “tipos de risco”: risco de distorção relevante, risco inerente, risco de controle e risco de detecção.

Risco de controle é o “risco de que uma distorção que possa ocorrer em uma afirmação sobre uma classe de transação, saldo contábil ou divulgação e que possa ser relevante, individualmente ou em conjunto com outras distorções, não seja prevenida, detectada e corrigida tempestivamente pelo controle interno da entidade”.

Em outras palavras, o risco de controle diz respeito à efetividade do controle interno. É o risco de que, mesmo que os controles estejam em funcionamento, não consigam evitar ou detectar um erro ou fraude no processo. Como exemplo, podemos citar um processo de compra no qual, ainda que haja a devida segregação de funções entre os responsáveis (um dos princípios do controle interno), pode envolver fraude não detectada, elaborada por meio de conluio entre dois ou mais funcionários.

O risco citado na questão está diretamente relacionado aos controles internos da entidade. Portanto, trata-se de risco de controle.

Gabarito: C

Para encerrar, segue link do curso de Auditoria ISS-Goiânia, que estou ministrando no Estratégia, específico para o concurso, para quem quiser dar uma olhada na aula demonstrativa:

https://www.estrategiaconcursos.com.br/curso/auditoria-p-iss-goiania/

Nossa aula 1 também já está disponível para nossos alunos. Nela, comentei nada menos que 81 questões de auditoria de diversas bancas sobre os temas “planejamento de auditoria”, “relevância em auditoria” e “risco de auditoria”.

Qualquer dúvida, estou à disposição no email [email protected] ou no fórum de dúvidas do curso.

Abraços e bons estudos.

CLAUDENIR

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.