Artigo

Mais concentração? Segure seu macaco!

 

A VIDA NÃO VAI PARAR PARA VOCÊ ESTUDAR. Você ainda terá que fazer supermercado, cuidar da febre do filho, pagar contas, resolver problemas no banco (e ficar hoooras na fila), terá que ir ao médico, ficará doente, amigos queridos se casarão e te convidarão para a festa imperdível. Você receberá visitas inesperadas. Leis mudarão, materiais ficarão desatualizados, sua impressora vai quebrar. Você vai continuar sentindo fome e – principalmente – sono. Seu celular vai tremelicar o dia todo com as mensagens de whatsapp. Aqui cabe a frase da moda: “Aceita que dói menos”.

 

Pense em uma floresta com centenas de árvores. Cada árvore com dezenas de galhos. Cada galho da floresta é um assunto na sua cabeça. Pense agora em um macaco. Ele é o seu foco. Se a gente não treina a mente, o macaco (incansável e incessante) pula de galho em galho. E esse ritmo (da sua cabeça) muitas vezes não está em sintonia com o mundo exterior. Prova disso é que você está em seu canto de estudos com o material de Controle de Constitucionalidade na sua frente (mundo exterior) e o macaco está no galho “mágoas do passado”, “planos pós-posse”, “problemas a resolver”, “séries a assistir”. O macaco não está no galho “Estudar”. Essa falta de sincronicidade gera dispersão. A dispersão gera culpa, ansiedade, frustração. Uma bomba atômica sobre seu plano de estudos. Quando o atraso no planejamento fica grande demais você chega no último estágio de consequências da dispersão: a desistência. Tudo ruiu. Seu plano de vida agora consiste em um monte de escombros.

 

O macaco, quando frenético em seus pulos, te prejudica de mais formas do que pode imaginar. Quando você deita para dormir o macaco tinha que ficar mais sossegado, certo?  Mas nem sempre ele aceita parar. Você tenta de tudo, mas o infeliz não para de pular. Quanto mais tarde, maior a inconveniência dos galhos que ele escolhe: “arrependimentos”, “bad sem motivo”, “amores mal-resolvidos”, “fracassos diversos”, “cenários/diálogos delirantes criados por mim e que provavelmente não vão se concretizar”. O céu é o limite! Quanto mais noites mal-dormidas, mais alucinado fica o macaco. Menor é a sua concentração no dia seguinte. Ciclo vicioso.

 

Depois de um tempo vivendo assim sua imunidade começa a sofrer. Alguém espirra na esquina e parece que você já pegou H1N1. Tá doente. Não estuda. Culpa. E o macaco? Tá ótimo! Obrigada! Gozando da mais plena saúde! IMORTAL, aquele pestinha!

 

Muita gente ainda acha que você nasce assim e morre assim. Infelizmente você não veio com o chip “de boa” de fábrica. Está sempre com a cabeça cheia. 

Aviso 1: Isso não é destino!

Aviso 2: Você não tem tempo para vitimismo!

 

A nossa mente é como nosso corpo: Aceita treinamento. E assim como um corpo sarado não simplesmente acontece, uma mente treinada demanda esforço. A natureza do macaco é ficar de galho em galho. Ele está pouco se lixando para seus estudos e seu cronograma. Nem adianta tentar dialogar com ele. ELE NÃO LIGA! Ou seja: Seu foco não vai brotar com mágica só porque você sabe que precisa e quer muito ficar concentrado para estudar. Você terá que trabalhar por ele. Terá que adestrar o macaco. E ele é rebelde, viu? Você vai suar para parar o danado no galho certo na hora certa.

 

COMO ADESTRAR SEU MACACO

 

Já ouviu falar em MINDFULNESS? Significa ATENÇÃO PLENA. Basicamente é uma modalidade de meditação que estimula a pessoa a se concentrar no aqui e agora. Nada de passado. Nada de futuro.

 

Não tem nada a ver com religião, só para esclarecer. Trata-se de um treinamento mental.

 

Coloque o macaco (foco) no galho “respiração”. Inspire e expire lentamente. Muitas vezes. Sua atenção deve ser no ar entrando e saindo das narinas. No movimento do peito e da barriga. Nada mais.

 

Não se iluda. Seu “pet mental” vai ficar inquieto.  Quando você notar que o macaco pulou para outro galho, traga-o de volta. Sem brigas. Sem julgamentos. Só traga o bendito macaco de volta. Tenha paciência.

 

Com o tempo (algumas semanas), ele vai ficar mais dócil. Menos frenético. Ele vai continuar pulando, claro. Mas as puladas serão cada vez mais espaçadas. Isso significa que você está criando o tal do FOCO. É como correr uma maratona. Não basta querer muito. É preciso treinar e ver a evolução gradual.  E não adianta muito (ou nada) correr 1 vez a cada 15 dias. Você evolui correndo diariamente. Faça seu exercício de atenção plena todos os dias.

 

Pratique antes de começar a estudar. 15 minutinhos. Se tiver dificuldade de desligar a mente para dormir, pratique novamente. É bem mais eficiente do que ficar horas vendo TV para desestressar.

 

Há aplicativos para isso.  Uns pagos, outros grátis. É possível também usar o Youtube para uma meditação guiada. É mais fácil do que fazer sozinho.

 

BENEFÍCIOS PARA O CONCURSEIRO

 

– Mais concentração

– Menos ansiedade

– Menos medo

– Menos dores

– Imunidade melhor

– Sono melhor

– Mais dias de cronograma cumprido com qualidade

 

TUDO BESTEIRA

 

Acha tudo isso uma grande besteira? Pois saiba que atletas do calibre de Michael Phelps e LeBron James discordam. São adeptos do Mindfulness.

 

Para que possam ser realmente excepcionais, precisam atuar em um estado conhecido como FLOW (fluxo). Trata-se de um estado de total concentração e calma. Algo como um transe. Imagine se o LeBron no final do campeonato de basquete, responsável pela cesta do desempate, nos segundos finais, resolve parar para pensar nos flashes, na repercussão da mídia, como será bom ganhar ou como será horrível perder. Não se abalar e ter FOCO não é para quem quer. É para quem TREINA.

 

Agora imagine você. Minutos finais da prova. Gabarito por marcar. Várias questões ainda sem resposta. Como lutar até o último segundo e cumprir a missão sem surtar? Como focar nos estudos com tantas coisas por fazer em casa? Com tantas mensagens no celular? Com tantas distrações (alegrias e problemas)? Como estudar após um fim de relacionamento? Após um dia difícil no trabalho?

 

Simples: Sente-se em um local calmo e silencioso. Respire lentamente e… segure seu macaco!

 

Abs

Gabi

Coach Estratégia Concursos

—————————————————————————————————————————————————–

AVISOS:

1 – Toda TERÇA e QUINTA posto artigos sobre Coaching (inteligência emocional para concursos e/ou técnicas de estudo).

2 – Quem já me segue há bastante tempo: Meus artigos antigos serão colocados no site semanalmente. Alternarei artigos novos e antigos.

——————————————————————————————————————————————————————————————-

Curtiu o artigo? Comente aí embaixo! Quer sugerir tema de artigo? Fique à vontade!

Já me acompanha nas redes sociais? Tô te esperando lá!

Quer ser meu coachee? É só avisar a equipe do Estratégia quando fizer a matrícula! :)

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Obrigada, Alexandre! Ajudar é muito bom! :) Abs Gabi
    Gabriela Knoblauch em 14/03/17 às 19:44
  • Gabriela. Grandes temas abordados. Tua és enviada de Deus!!!!
    Alexandre Guerra de Guerra em 12/03/17 às 13:33
  • E que a dificuldade de um é a dificuldade de todos nós, Chirlene. Juntos podemos pensar em uma solução e aprender a domar o danadinho! Abs e bons estudos Gabi
    Gabriela Knoblauch em 14/02/17 às 17:56
  • Excelente texto! é como se estivesse me descrevendo em todos os detalhes, dedo na ferida. Grata!
    chirlene Lúcio em 13/02/17 às 12:12
  • Oi, Vitória. Tudo bem? Obrigada pelo elogio! :) Faça mesmo a meditação guiada. É bem mais fácil!  Tadinho do macaco...rs... tenha paciência com o bichinho! kkk Bons estudos Gabi
    Gabriela Knoblauch em 31/01/17 às 16:35
  • Mais uma vez excelente artigo!! parabéns pelo trabalho!! Antes de iniciar meus estudos tenho tentado meditar um pouco e visualizar o pq do estudo e etc..mas ainda tenho dificuldades, vou tentar ver algo no youtube como vc disse.. Quanto ao meu macaco, deixa ele vacilar que vou dar uma surra nele, isso sim!! heheheheh
    Vitória Alexandre em 30/01/17 às 18:00
  • Oi, Fernanda! Pode ficar tranquila... o macaco de todo mundo é meio ligado no 220 V. Cabe a nós adestrar o bichinho para que ele nos ajude a realizar nossos sonhos. Bons estudos e continue me acompanhando. Toda terça e quinta tem artigo. Abs Gabi
    Gabriela Knoblauch em 26/01/17 às 12:59
  • Adorei seu artigo! Já venho treinando há algum tempo minha concentração, mas o macaquinho ainda fica pulando rsrsrs Muito bom saber que não sou só eu que fico dispersa muitas vezes nos estudos. Muito obrigada pelo artigo. Borá lá fazer o macaquinho ficar quietinho. ?
    Fernanda em 25/01/17 às 20:24
  • Obrigada, Fábio! Essa minha assertividade é cheia de preocupação, viu? E juro que tento ser carinhosa com vocês! É que - às vezes - uns puxões de orelha são fundamentais...rs Sobre a forma de escrever, acho que vocês já têm milhares de matérias cuja leitura é mais densa. Nada melhor do que um texto leve para dar o recado sem cansar quem já está exausto!  Quero menção honrosa no seu depoimento de aprovado, hein! Vou cobrar!!! Abs e bons estudos Gabi
    Gabriela Knoblauch em 25/01/17 às 08:43
  • Obrigada, Fabrícia! :)
    Gabriela Knoblauch em 25/01/17 às 08:39
  • Oi, Gabi! Gosto em especial do seu jeito um tanto "escrachado" de escrever e das suas analogias. Essa abordagem informal e cômica (e assertiva), ao mesmo tempo que nos faz rir, dá uma "cutucada", um "tapa de luva" (e às vezes luva de box)... rsrs Bacana é que isso, junto com o autoconhecimento, ajuda-nos a corrigir/ajustar para seguir em frente. Espero ainda te escrever para agradecer os toques após minha aprovação para o novo cargo que almejo. Sucesso pra você! Para nós!
    Fabio em 25/01/17 às 07:29
  • Gabi, excelente dica. Parabéns pelo artigo!
    Fabrícia em 24/01/17 às 22:21
  • Oi, Daiana! Que bom que veio me "visitar"! :) O concurso é uma receita de ansiedade. Tudo está no futuro (edital, prova, aprovação, reprovação). No caminho, muitas incertezas. Se não nos cuidarmos, poderemos sofrer muito e desenvolver sérios problemas que podem perdurar pós-aprovação. Evitar tudo isso e aliviar a pressão não é difícil... mas como tudo que é bom para gente, demanda disciplina. Faça a meditação diariamente. Mesmo que por 10 minutos. Vai te ajudar. Bons estudos Gabi
    Gabriela Knoblauch em 24/01/17 às 16:53
  • Obrigada, Marcus! Sempre vou dar meu melhor para conseguir auxiliá-los e abreviar esse período duro. Bons estudos Gabi
    Gabriela Knoblauch em 24/01/17 às 16:48
  • Eita que mais uma vez eu tô aí no teu artigo, Gabi, kkkkk... Esse macaco que não para rsrs... Adoro seus artigos!!! Infelizmente sempre me identifico rsrs... mas felizmente você vem com dicas pra resolver ou pelo menos minimizar nossas aflições. Meu macaco (frenético rsrs) está em tudo ou quase tudo que você escreveu aí, ansiedade total : / Mas desistir NÃO é uma opção!! Tenho sede de mudança!! E vai dar certo! E obrigada, Gabi, por nos ajudar a fazer dar certo : ) Vou tentar essa técnica que você sugeriu. Beijos!
    Daiana em 24/01/17 às 16:11
  • Gabi, continuo um fã incondicional dos seus artigos, obrigado por compartilhar conosco. Nos ajuda demais!!!
    Marcus André em 24/01/17 às 16:07
  • Oi, Ivor. Tudo bem? Obrigada mais uma vez pelos elogios! <3 É verdade... o treino tem que ser diário... ou, pelo menos, muito frequente. Isso gera uma melhora substancial do bem-estar e - consequentemente - dos estudos. E espero umas escapulidas do macaco às terças e quintas, ok? Vou te mandar um email sobre meu Coaching. Aguarde aí! Bons estudos Gabi
    Gabriela Knoblauch em 24/01/17 às 14:31
  • Obrigada, Rodrigo. E vc, gentil como sempre! <3 Está no caminho certo. Continue meditanto, continue treinando o macaco. Com o tempo, ficará com a mente, o coração e as pernas mais tranquilos. Também sou ansiosa e sei como isso pesa em nossa vida cotidiana. É importante trabalharmos essa característica que temos... para o concurso e para vivermos melhor. Bons estudos Gabi
    Gabriela Knoblauch em 24/01/17 às 14:06
  • Pense num macaco elétrico: é o meu. Tenho mesmo que adestrar esse macaco. Confesso que ja fiz uso algumas vezes da meditação, mas tenho que encarar como disciplina e treino diario como seu artigo propõe. Se nao for assim nao adianta mesmo. Com os avanços tecnológicos tenho certeza que pelo menos 90% dos concurseiros (ou até + que isso) passam por situações como as descritas no artigo. Falando nele meus parabéns mais uma vez, claro. Bravissimo!! Você tem o dom da escrita e das analogias. Sabe muito, muito mesmo sobre a cabeça do concurseiro. opa, la vou eu de novo...preciso me policiar nos elogios... Enfim, nao vejo a hora de aprender suas técnicas de aprendizado e por isso venho te pedir o envio de sua proposta de coach por email. Gostaria de saber como funciona. Quero te avisar uma coisa: meu macaco mesmo com a meditação vai continuar pulando as terças e quintas no galho que avisa da chegada do seu artigo rs Obrigado mais uma vez pelo artigo. Meu macaco agora vai me obedecer e voltar ao galho dos estudos. Grande abraço
    Ivor em 24/01/17 às 13:52
  • Obrigada, Andréa! Toda terça e quinta tem artigo. Passe aqui para me visitar, ok? Bons estudos Gabi
    Gabriela Knoblauch em 24/01/17 às 13:51
  • Arlene, você é demais...kkkkkk Olha, Flávio já cantou a pedra no comentário dele. Fone + música instrumental ajudam a segurar o SEU macaco... de modo que ele não mate o MACACO DA VIZINHA!  Abs e boa sorte Gabi
    Gabriela Knoblauch em 24/01/17 às 13:50
  • Obrigada, Fabrício! Nos meus anos de concurseira eu já desconfiava. Depois que virei Coach há alguns anos, TIVE CERTEZA. Estudar não é o real desafio. O complicado mesmo é LIDAR com a vida de concurseiro - limitações, pressões e medos. Continue treinando seu macaco. Vai sentir diferença nos estudos e na qualidade de vida. Abs e bons estudos Gabi
    Gabriela Knoblauch em 24/01/17 às 13:48
  • Meditar funciona mesmo, né Flávio? E eu tenho o mesmo problema que você e Arlene. Meus vizinhos de prédio acham que a vida é uma grande micareta. No verão piora! Só com muita música instrumental para sobreviver! Abs e vons estudos Gabi
    Gabriela Knoblauch em 24/01/17 às 13:44
  • Sensacional Gabriela!!!! Parece que esse artigo foi escrito para mim rsrs. Um dos maiores obstáculos para quem está se preparando é realmente o controle da mente, o FOCO. Acredito que o mais difícil do que estudar uma infinidade de assuntos para o concurso almejado, é o controle emocional, o esforço e o equilíbrio psicológico que todo concurseiro precisa ter ou desenvolver. Realmente é uma tarefa bastante árdua segurar o MACACO. Parabéns pelo artigo.
    Fabricio em 24/01/17 às 13:39
  • É Sheila... Discursiva costuma tirar o sono de muitos concurseiros. Minha recomendação é sempre: Faça um curso com correção. Ajuda DEMAIS! Bons estudos Gabi
    Gabriela Knoblauch em 24/01/17 às 13:35
  • Pode sempre contar comigo, Concurseira de Sucesso! Você já sabe, né? Abs e bons estudos Gabi
    Gabriela Knoblauch em 24/01/17 às 13:32
  • Obrigada, Sheila!  O livro está no forno... quaaaaase pronto! Vão amar. Estou escrevendo com todo o cuidado e carinho! Sobre Psicologia, quem sabe um dia eu animo... Por hora, ajudar vocês está me deixando super feliz. Abs Gabi
    Gabriela Knoblauch em 24/01/17 às 13:31
  • Obrigada pelo super elogio, Afonso! Fico muito feliz. <3 Quanto aos coaches, tem razão. É muito relativo. Dica: Identificação e confiança são fundamentais para uma escolha certeira. Abs e bons estudos Gabi
    Gabriela Knoblauch em 24/01/17 às 13:30
  • Quanto mais elementos a vigiar na rotina da gente, mais precisamos do macaco presente no galho certo a todo  momento. Caso contrário, sua vida será uma bola de neve de stress, cansaço e frustração.  O bom do que falou é que quando a RESPONSABILIDADE é nossa, o CONTROLE também passa a ficar nas nossas mãos. Bons estudos Gabi
    Gabriela Knoblauch em 24/01/17 às 13:27
  • Disponha, Simone. Toda terça e quinta eu posto um! Abs e bons estudos Gabi
    Gabriela Knoblauch em 24/01/17 às 13:25
  • Obrigada, Ju! É assim mesmo que funciona. É normal dar umas desanimadas, umas desconcentradas... Isso não reprova. O que reprova é desconcentrar um pouco e chutar o balde o resto da semana. É só trazer o macaco de volta... pense assim. Sem julgamentos, nem medo. Só trazer de volta. Abs e bons estudos Gabi
    Gabriela Knoblauch em 24/01/17 às 13:24
  • Que ótimo que curtiu e que me acompanha, Franciele! <3 Treine mesmo o macaco. Verá diferença muito rápido - tanto no estudo quanto na sua qualidade de vida. Comece com a meditação guiada... procure no Youtube. Você vai curtir!  Abs e bons estudos Gabi
    Gabriela Knoblauch em 24/01/17 às 13:21
  • Oi, Marcelo. Tente mesmo. Eu sou bem agitada e já melhorei MUITO! Fez toda a diferença para mim. Tenho certeza que vai te ajudar também. Bons estudos Gabi
    Gabriela Knoblauch em 24/01/17 às 13:20
  • Que bom, Júlia! Vem muito mais por aí! Bons estudos Gabi
    Gabriela Knoblauch em 24/01/17 às 13:17
  • Dallila, quando eu era concurseira, esse era um dos galhos preferidos do meu macaco! Coloque-o no galho "estudo" e prometa que depois ele vai viver no galho "viagem ao Caribe" e similares! kkkk  Abs e bons estudos Gabi
    Gabriela Knoblauch em 24/01/17 às 13:16
  • Excelente artigo Gabriela! Acredito que muitos estudantes passam por isso e realmente não é fácil lidar com os nossos pensamentos. Confesso que consegui melhorar muito a minha concentração quando comecei a fazer meditação. O problema é manter a rotina de sempre parar 10 minutos por dia e relaxar a mente. ps. Rindo aqui com o comentário da Arlene... sei muito bem como é isso... moro em um condomínio e tenho vizinhos desse mesmo naipe, mas precisei me adaptar e evoluir tbém... Além das ondas alpha de de 3 ou 4 horas de duração enquanto estudo, quando também canso desse barulho, uso um tampão de ouvido (protetor auricular - vende em lojas de EPI por uns R$ 4,00)..
    FLAVIO em 24/01/17 às 13:16
  • Muito obrigada por postar, Rodrigo! São os comentários de vocês que me enchem de motivação e inspiração! Abs e bons estudos Gabi    
    Gabriela Knoblauch em 24/01/17 às 13:14
  • Oi, Carmary! Sem concentração, não tem estudo... e noto que vocês ficam perdidos sobre como aumentar a capacidade de parar e focar. É treino mesmo! Adestrar o macaco todos os dias, até nas atividades mais banais. Está arrumando a casa? Foque nisso. Está tomando banho? Foque nisso. Não deixar o macaco solto é o segredo. Que bom que ajudei! :) Bons estudos Gabi
    Gabriela Knoblauch em 24/01/17 às 13:13
  • Morrendo de ri aqui.... o "macaco" kkkkkkkkkkkkkkk.... consigo até visualizar o bicho pulando. Meu problema não é celular, tv, cinema, amigos, não, não mesmo!!!!! não sou adepta de watsap, vivo perfeitamente sem celular, vivo sem cinema, aliás há mais de 3 anos que não vou ao cinema... sobrevivo perfeitamente sem o mesmo... amigos??? simples: não atendo celular, não retorno msn - só retorno se for um pedido, favor, que esteja ao meu alcance e não for me atrapalhar.... Meu problema mesmo, é minha vizinha - ah!!! essa bendita, deve ser o tal MACACO, ela assiste tv, no maior volume, ela escuta música, no maior volume, e ela passa o dia inteirinho discutindo com o marido e filhos - já rezei, já fiz promessa, já mudei de horários de estudos, mas parece que ela advinha, ela acorda às 5 da manhã já gritando, comprei um fone de ouvidos, agora fiz uma promessa para Deus.... enfim, queria tanto que o MACACO dela caísse do galho e se quebrasse todinho. Ufaaaaaaaaaaa!!!!
    Arlene em 24/01/17 às 11:39
  • Gabi, Voltando, você esqueceu na hora da prova, da DISCURSIVA. Aí é que o macaquinho vai pular de roupinha, chapeuzinho e tudo. Meu Deus!] Abraço.
    Sheila Tristão Padua em 24/01/17 às 10:51
  • Grata Profa. Gabi! Muito grata! Muito bom artigo! Entra para ajudar o colete salva-vidas! Abraços!
    ConcurseiradeSucesso em 24/01/17 às 10:47
  • Sensacional! Parabéns pelo artigo! Adorei!
    Andréa em 24/01/17 às 10:45
  • Bravo Gabriela. Estou nessa. Você deve escrever um livro e fazer Psicologia. Abraço. Sheila
    Sheila Tristão Padua em 24/01/17 às 10:39
  • Não sei se você é a melhor Coach do Estratégia (até mesmo porque isso deve ser relativo) mas com certeza é a melhor escritora de artigos aqui, na minha opinião. Sensacional e muito oportuno.
    Afonso em 24/01/17 às 10:30
  • Olá, Gabriela! Parabéns pelo artigo! Como mãe e dona de casa, estudar é um desafio quase que impossível, mas sempre me lembro dos meus propósitos para continuar persistindo. Adestrar o "macaco" é vital. Confesso que muitas vezes brigo com o bichinho e acabo perdendo totalmente o foco ao longo do dia, porém, ao ler o seu artigo, caí em mim de que a responsabilidade de fazer esse processo funcionar depende apenas e exclusivamente de mim. Obrigada por esse incentivo! Hoje vou tranquilizar a minha mente e domar a "ferinha" aos poucos! Obrigada!!!
    Camila em 24/01/17 às 10:18
  • Obrigada pelo artigo, professora!
    Simone em 24/01/17 às 10:17
  • Como sempre arrasando professora. Tocando no ponto certo! Parabéns! Estava aqui pensando como meu macaco estava frenético ontem, sem vontade nenhuma de estudar após o fim de semana. Mas com perseverança fui avançando durante o dia e hoje já estou rendendo bem mais. Amoooo seus artigos. Bjusss....
    juliana em 24/01/17 às 09:56
  • Gabriela seus artigos são ótimos, o de hoje esta incrível, é o que esta me derrubando ultimamente, a falta de concentração, valeu a dica do Mindfulness, já vou iniciar meu treinamento para segurar meu macaco. Obrigada por fazer a diferença nesta jornada.
    Franciele em 24/01/17 às 09:53
  • Muito bom artigo Gabi! Realmente sentar e focar é um problema pra mim e na hora de dormir piora mais ainda. A historia do macaco pulando de galho em galho encaixou perfeitamente. Vou tentar meditar alguns dias da semana! Grande Abraço!
    Marcelo em 24/01/17 às 09:11
  • Excelente artigo, profa Gabriela!! Aliás como sempre... Ultimamente eu tenho ouvido músicas de concentração, pelo Youtube, para alcançar "estado alfa" e tem dado certo, pois sou muito ansioso a ponto de não parar de balançar as pernas ... rs Obrigado pelas dicas, tem me ajudado muito. Rodrigo.
    Rodrigo Pupo em 24/01/17 às 09:06