Artigo

Lives Sertanejas e os Concursos Públicos: Uma dose de motivação

Primeiro, este artigo não é para dizer que assistir às lives sertanejas podem atrapalhar os seus estudos para concursos públicos.

O que vamos mostrar é muito mais que isso, merece toda a sua atenção e, posteriormente, reflexão.

Ficou curioso? Então venha comigo!

Lives sertanejas Gusttavo Lima
Lives sertanejas e os concursos públicos: uma dose de motivação
Imagem: Jonathan Borba – Unsplash

O que as lives sertanejas e os concursos públicos têm em comum?

Se você continuou lendo, deve estar se fazendo esta pergunta: o que as lives sertanejas e os concursos públicos têm em comum?

Não foi sempre assim, mas, atualmente, o estilo musical que mais faz sucesso e movimenta muitos dígitos no Brasil é o sertanejo.

Segundo pesquisa realizada pela agência Hello Research, o sertanejo é atualmente o gênero musical preferido para a maioria dos brasileiros. Seis de cada dez entrevistados afirmou preferir esse estilo, enquanto 29% dividem o sertanejo como preferência com outros estilos – divulgado em out/2019.

Ora, esse resultado fica evidente quando visualizamos os números alcançados pelas lives sertanejas. Gusttavo Lima foi o pioneiro e contou com 750 mil acessos simultâneos na primeira apresentação (28 de março) e mais de 58,5 milhões de visualizações na segunda (11 de abril). Já Marília Mendonça foi a responsável pelo maior número de acessos simultâneos até o momento: 3,3 milhões na live realizada no dia 8 de abril.

Essas lives permitem ao público não apenas ver a apresentação musical desses famosos, mas também o seu estilo de vida e o de sua família, em suas enormes fazendas, regadas a boa comida e bebida.

Mas qual foi o preço disso tudo?

Antes do sucesso

Muitos que estão lendo este artigo já devem conhecer algumas histórias de vida dos famosos, principalmente as dos sertanejos. Muitos vieram da roça e do interior do nosso país, onde as oportunidades são menores e o estilo de vida muito mais difícil.

Porém, o nosso objetivo aqui é mostrar que um único fator foi decisivo para eles terem o sucesso que têm hoje: JAMAIS TEREM DESISTIDO.

Neste momento, você já entendeu o que há em comum entre as lives sertanejas e os concursos públicos.

Aquela velha frase que todos os professores e coaches sempre falam – só não passa quem desiste – também deve ter sido muito ouvida pelos músicos sertanejos, com as devidas adaptações.

Talvez eles não tenham tido professores ou coaches para lhes falarem isso, talvez tenha sido seus pais, amigos ou eles próprios. Depois de já atingirem algum sucesso, pode ser que tenham mantido a persistência por serem incentivados pelos seus empresários ou pelos poucos fãs de início de carreira. Mas o certo é que não desistiram.

Biografias

Vamos começar pelo cantor Gusttavo Lima. Nascido em Presidente Olegário/MG, filho de um tratorista e de uma lavadeira Sebastiana Maria de Lima, caçula de 7 irmãos.

Começou a cantar profissionalmente aos 9 anos de idade. Aos 13 anos de idade, foi tentar a carreira, sozinho, em Brasília, local onde chegou a passar fome e a dormir na rua. Tentou carreira com seus irmãos, com um amigo, solo e até como guitarrista de uma dupla, mas nada deu certo.

Após cerca de 10 anos de estrada, Gusttavo Lima teve seu primeiro sucesso gravado pela dupla João Neto & Frederico, fato que abriu as portas para ele, tendo conseguido emplacar uma música nas rádios no ano de 2009. Hoje, é um dos cantores sertanejos de maior sucesso no Brasil, conhecido como “Embaixador”.

E que tal a história da dupla Simone e Simaria?

Filhas de um garimpeiro e de uma lavadeira, as baianas tiveram uma infância muito pobre. Elas mesmas contam que: “Mais do que comer o pão que o diabo amassou, a gente comia farinha com açúcar para matar a fome”.

As irmãs começaram a cantar aos 14 anos de idade, mas só no ano de 2012, cerca de 16 anos depois, é que alcançaram o sucesso nacional. Na trajetória, ouviram muitos “nãos” e foram muito humilhadas por serem mulheres e quererem ingressar num meio masculino, como era o sertanejo.

Lives sertanejas Simone e Simaria
Lives sertanejas e os concursos públicos: uma dose de motivação
Imagem: Facebook @simoneesimaria

Gravem bem esses números. Foram 10 e 16 anos de luta, suor, persistência, determinação e um único objetivo na mente de cada um deles: ser aprovado pelo público!

Lições de vida

Acredito que tudo o que ocorre em nossas vidas tem um porquê. Por pensar assim, gosto de analisar cada evento de forma profunda. Gosto de pensar como aquilo pode ser aplicado na minha vida para que eu possa evoluir com tal experiência.

Assim, durante este período de pandemia causada pelo Covid-19, observei que muitas pessoas têm desistido dos seus sonhos ou têm relaxado quanto as suas metas diárias.

Percebemos que muitos dos que sonhavam com um cargo público esmoreceram e não lutam mais por esse objetivo como faziam há alguns meses.

Alguns, perderam-se no meio do caminho e entraram no clima de melancolia e derrota. Outros não conseguem mais organizarem a sua rotina, de modo que os estudos ficaram de lado.

Exemplo das lives sertanejas

Agora, vamos parar para pensar um pouco na posição desses cantores sertanejos. O que você pensa que eles fariam num momento como este? Ou melhor, o que eles estão fazendo neste momento?

Observe que, em muitos momentos das suas vidas, eles já provaram serem pessoas determinadas, persistentes, aguerridas e inovadoras.

São inúmeras situações que ocorrem em nossas vidas e cada uma delas exige uma rota de ação.

Agora é o momento em que temos que utilizar das nossas virtudes com mais intensidade do que antes. Estamos em um momento jamais vivido, ou seja, precisamos inovar.

Com isso, quero dizer que não é reclamando, postergando ou desanimando que você alcançará o sucesso. Mas sim, lutando por isso e se agarrando a cada oportunidade que você tem. Mirando nas suas metas e cumprindo uma a uma, diariamente e incansavelmente, tal qual fizeram os sertanejos dos quais falamos.

Você também deve ter um único objetivo na sua mente: ser aprovado em um concurso público!

Lives sertanejas Gusttavo Lima SHOW EMBAIXADOR
Lives sertanejas e os concursos públicos: uma dose de motivação
Imagem: Jonathan Borba – Unsplash

Pense bem: o que você vai apresentar no palco da sua vida?

Faça mais e melhor

Voltando ao segundo questionamento que lancei ali atrás. O que os sertanejos estão fazendo neste momento de crise mundial?

Poderiam estar em suas luxuosas residências, aproveitando a sua família depois de tanto tempo afastados em razão dos inúmeros shows que realizam Brasil afora, simplesmente aguardando o fim da pandemia. Mas não.

Os sertanejos, incentivados pelo Embaixador, Gusttavo Lima, tiraram a bunda do sofá e se lançaram a realizar eventos até então desconhecidos inclusive por eles e por seus produtores. Shows musicais com pouquíssimos funcionários, quase nenhuma produção e treino, sem o calor do seu público e transmitidos pela internet.

Talvez por compaixão pela situação de necessidade vivida por milhares de brasileiros, pela responsabilidade que têm com seus funcionários ou pela vontade de estar mais próximos dos seus fãs, eles não descansaram.

Eles inovaram, mais uma vez, deram início às lives sertanejas e, além de arrecadarem toneladas de alimentos e produtos indispensáveis para a área da saúde, estão movimentando o cenário da música no Brasil novamente.

Neste último sábado, mais uma dupla sertaneja, Fernando e Sorocaba, inovou “duplamente”. Realizaram a primeira transmissão multiplataforma da TV aberta, em parceria com a TV Record. Além disso, lançaram um aplicativo próprio, que possibilita maior interação com seus fãs, especialmente nessa época de isolamento social.

Ou seja, mais uma prova de que temos que inovar diante das adversidades. Esse espírito de encontrar uma solução, de falar: “calma, vou dar um jeito”, é o que falta para muitos concurseiros.

A vida de ninguém é perfeita e isso não deveria ser novidade. Mas, embora todos saibam disso, parece que alguns se esquecem em vários momentos.

Inclusive, também sobre esse tema, escrevi um artigo – Steve Jobs e os concursos: faça o “impossível” – em que cito algumas das adversidades vividas pelo gênio da computação e as ações adotadas por ele, muito propício para a situação em que estamos.

Enfim, chegou a hora de reagir a tudo o que está ocorrendo. Pensar em um jeito de fazer dar certo. Uma forma de manter o seu sonho aceso. Encontrar possibilidades de fazer o que tem que ser feito: estudar até passar.

Exato, é preciso agir para chegar aonde queremos e não podemos limitar nossa capacidade, pois temos condições de executar muito mais do que geralmente fazemos. Basta realizar uma pesquisa rápida no Google para encontrar inúmeros exemplos de superação.

Então, pare de reclamar e “arregace as mangas”.

Às vezes, faz-se necessário sair da zona de conforto e transcender. Nunca falamos que seria fácil, assim como sabemos que não é fácil emplacar uma música no top 10 do cenário musical. Porém, o primeiro passo é começar; o segundo é não desistir.

E você, como traçará a sua trajetória de vida?

Estamos aqui para ajudá-lo a alcançar os seus sonhos! Quer saber como? Não perca as nossas transmissões!

Assinatura Anual Ilimitada*

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país. Assine agora a nossa Assinatura Anual e tenha acesso ilimitado* a todos os nossos cursos.

ASSINE AGORA – Assinatura Ilimitada

Fique por dentro de todos os concursos:

CONCURSOS ABERTOS

Luana Vicente dos Santos Furlani
Coach do Estratégia Concursos
Instagram: @luvicentesantos

Deixe o seu comentário com suas dúvidas, sugestões ou elogios ;-)

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • As Lives do dia a dia. No meu entender a leitura é fundamental para o país se desenvolver. Infelizmente 80 por cento do povo brasileiro não gosta de ler. Mas nesse tempo de Lives em que os artistas brasileiros se apresentam fico imaginando o quanto seria bom se eles perdessem nem que fosse um minuto para incentivarem seus fãs a lerem. Cavalheiro Verardo Neto.
    Cavalheiro Verardo Neto em 29/04/20 às 16:30