Artigo

Informática ISS Niterói: prova comentada de Fiscal de Posturas ANTES da divulgação do gabarito!

Olá amigos e amigas!

Venho aqui comentar a prova de Informática ISS Niterói, para o cargo de Fiscal de Posturas. Não foi uma prova fácil, mas, convenhamos, ninguém esperava que fosse. A FGV é uma banca que tradicionalmente valoriza o raciocínio dos seus candidatos.

Como eu não possuo a prova em PDF, apenas em fotos de alguém que fez a prova, vou postar a foto e comentar e questão, ok?

31.

Sem título

Comentários: esta questão faz uma cobrança RARÍSSIMA em questões de concursos: a seleção de um mesmo conjunto de células em um intervalo de planilhas, a chamada “referência 3D”. Nestas horas, eu sempre digo que a banca quer ver o candidato raciocinar: perceba que o objetivo do exercício é calcular o somatório dos lucros de todas as filiais. Para tal, ele soma as células B2 (Vendas) de todas as planilhas anteriores e subtrai as células B1 (Custos), também de todas as planilhas anteriores. Resposta: 180.

Para saber mais sobre a referência 3D, veja aqui.

32.

Sem título

Comentários: para enviar emails sem expor os endereços aos demais interessados, devemos utilizar o campo Cco (cópia oculta). Apenas uma única alternativa apresenta esse campo.

33.

Sem título

Comentários: essa questão quer pegar os “leigos” em Excel. =PI() é função, * e ^ são operadores. 2 é um número e A2 é uma referência que retorna o valor contido na célula A2.

34.

Sem título

Comentários: essa questão trata do Windows 8, e uma das suas principais novidades: a Tela Inicial, que expõe aplicativos favoritos para acesso rápido. Embora eles possam ser desafixados da Tela Inicial, essa “desafixação” não desinstala o aplicativo, conforme sugestão de uma alternativa.

35.

Sem título

Comentários: essa questão que saber se você conhece os tipos de extensões de arquivo. O aluno que fez a prova “deu um banho”, e identificou corretamente os 4 arquivos texto (doc, txt, rtf e docx), os dois modelos (dotx e xltx), uma planilha (xlsx) e um arquivo portável (PDF – Portable Document Format).

36.

Sem título

Comentários: A Verificação em duas etapas é um procedimento de segurança cada vez mais adotado pelos bancos e também pelas contas de email, para certificar-se da autenticidade do usuário do serviço. Esta verificação pode ser realizada por senha pessoal + cartão de segurança, senha pessoal + token físico, senha pessoal + biometria, enfim…. Consiste na utilização de dois procedimentos de segurança.

37.

Sem título

Comentários: na Guia Revisão do Word, temos o famoso Controlar Alterações, recurso que possibilita rastrear as alterações feitas em um documento, para que, ao final, seja facultado ao usuário aceitar ou rejeitar as alterações realizadas.  Nela, há uma caixa chamada Exibir para Revisão, que nos mostra quatro opções:

Sem título

As opções Final: Mostrar Marcação e Original: Mostrar Marcação mostram as duas versões sobrepostas, conforme o enunciado da questão. Original mostra a versão antes das alterações e Final (gabarito), mostra as alterações incorporadas.

38.

Sem título

Comentários: outra questão bem difícil, pois envolve a utilização de caracteres especiais na busca avançada do Word, com a utilização de caracteres curinga. No caso, o caractere curinga @ encontra uma ou mais ocorrências de um caractere ou expressão, e ca@tinga encontrará tanto “catinga” quanto “caatinga”.

Veja mais sobre caracteres curinga aqui.

39.

Sem título

Comentários: Estou com dúvidas quanto a essa questão. O FUNDAMENTO utilizado é a chave assimétrica. Porém, a questão mostra procedimento típico de Assinatura Digital, o que, a meu ver, deixa a questão com duas alternativas corretas, pois a Assinatura Digital é baseada em chave assimétrica. Atualização: Saiu o gabarito preliminar e a banca adotou a chave assimétrica como gabarito. Como eu falei, o FUNDAMENTO de criptografia é a assimétrica, na qual se utiliza uma das chaves para cifrar e a outra para decifrar. A Assinatura Digital utiliza, em peculiar, o envio de uma assinatura cifrada com a chave privada, sendo decifrada com a chave pública, o que atesta a autenticidade do remetente. Prevejo uma CHUVA de recursos nessa questão, e vai ficar completamente na mão da banca anular a questão ou não.

40.

Sem título

Comentários: quando inserimos objetos no Word, via de regra, precisamos definir logo em seguida como o texto vai se comportar ao redor do objeto. O caminho mais curto é clicar com o botão direito sobre o objeto e selecionar a melhor opção dentre as várias oferecidas pelo recurso Quebra de Texto Automática.

Sem título

Comentário final : a prova realmente não foi fácil, pois resolveu cobrar a fundo alguns procedimentos de Word e Excel. Por outro lado, sabemos que concursos muito disputados costumam elevar o nível de dificuldade da prova e, no fim das contas, é a capacidade de raciocínio do candidato que faz a diferença no resultado final. Atualização: Saiu o gabarito preliminar, e apenas a questão 39 é polêmica. Não visualizo outros recursos.

Espero que tenham feito boa prova!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Vivian, "alinhar objeto" é um recurso do Microsoft PowerPoint para posicionar o objeto no slide, alinhado com textos, slide ou outros objetos referência.
    Victor Dalton em 13/12/15 às 22:54
  • Olá Cris! Eu vi a prova de Contador e não visualizei recursos. Você ficou com dúvidas em alguma questão?
    Victor Dalton em 13/12/15 às 22:53
  • Professor, por favor, poderia colocar a prova corrigida com comentários de Contador do ISS Niterói? Foram questões diferentes da prova de Fiscal de Posturas e dado que foi de nível superior, acredito que vá ajudar nos meus estudos para a prova deste domingo agora de Fiscal de Tributos. Obrigada!
    Cris em 11/12/15 às 13:12
  • Oi Professor, No word 2010 a única opção para formatar um objeto em relação ao texto é o "quebra de texto automático"? Não existe a função de alinhar objetos? Mesmo que seja dentro da opção de formatar imagem? Abs.
    Vivian em 10/12/15 às 16:35
  • Professor, você possui alguma indicação de citação de material para usar no recurso da questão 39? Nunca, fiz um recurso, mas imagino que seja importante pautar bem seu argumento. Abs, Thiago
    Thiago em 09/12/15 às 12:40
  • Professor, obrigado pelos comentários. Por acaso o senhor nos ajudará na formulação do recurso referente à questão entendida como passível de anulação? Confesso-lhe que por ser leigo, padeço de argumentos fortes, bem como da linguagem técnica adequada, para arrazoar. Obrigado.
    JC em 09/12/15 às 09:38
  • Muito bom!!! Valeu pela correção, Victor Dalton!! Abraços,
    Ingrid em 08/12/15 às 16:37
  • Obrigada pela correção!!
    Ingrid em 08/12/15 às 16:35
  • José, entendi exatamente o que você quis dizer, mas acho que é "forçação de barra". Temos 4 documentos "strictu sensu", 2 modelos e 1 planilha "strictu sensu". Você pode fazer o recurso, mas creio que suas chances são pequenas.
    Victor Dalton em 08/12/15 às 15:59
  • Olá Valdir! A fórmula para Consolidação somam os custos e vendas ENTRE as Planilhas de Niterói A São Gonçalo, o que inclui a Planilha do Rio de Janeiro. Repare no ":" (dois pontos) na sintaxe da fórmula.
    Victor Dalton em 08/12/15 às 15:51
  • Professor, na questão 31 a planilha consolidação células B1 e B2 somam os custos e venda apenas das lojas Niterói e São Gonçalo, o que daria como resultado 80. Isso é alguma pegadinha, a resposta correta é 180 mesmo? Fiquei com essa dúvida.
    Valdir em 08/12/15 às 15:43
  • Acontece. Mas, agora, você nunca mais esquece isso. Em cima dos nossos erros devemos construir as lições aprendidas.
    Victor Dalton em 08/12/15 às 15:32
  • O gabarito preliminar da banca aponta para chave assimétrica. Prevejo uma chuva de recursos neste item, e total discricionariedade da banca para anular ou não a questão.
    Victor Dalton em 08/12/15 às 15:30
  • Parece ser Assinatura Digital mesmo. Na chave assimétrica a chave pública codifica na origem e a chave privada do receptor decodifica. Na Assinatura digital acontece o sentido inverso, tal como é dito no enunciado.
    Alain em 08/12/15 às 14:54
  • Putz, a primeira eu fiz usando raciocínio mas errei por desconsiderar o "Rio de Janeiro". Não me liguei que ":" era de um até o outro...
    Lucas em 08/12/15 às 14:21
  • Parece até que as bancas fazem de propósito... :)
    Victor Dalton em 08/12/15 às 14:21
  • Obrigado pelos comentários professor. Tenho dúvida quanto a questão 35, porque o fato de o documento ser um template não é o suficiente para descaracterizá-lo como um arquivo de texto ou planilha. Assim, me parece que há duplo gabarito, e que a alternativa B, cinco documentos de texto (docx, dotx,odt, rtf, txt) , duas planilhas (xlsx, xltx) e um portável(pdf). Seria plausível esse gabarito?
    José em 08/12/15 às 14:20
  • Pois é Roger! Imagina só se eu faço um curso "leve" e "agradável". Estaria ouvindo reclamações a torto e à direita.... :)
    Victor Dalton em 08/12/15 às 14:20
  • Perfeito professor! Você havia me dito que não costuma pegar leve nos seus cursos, exatamente para que o aluno não tenha grandes surpresas no dia da prova, mas é inegável que a FGV pegou pesado na prova, colocando algumas questões sem precedentes. Abraço, Roger.
    Roger em 08/12/15 às 14:08
  • Com relação à questão da chave assimétrica, o Certificado Digital utiliza o mecanismo da chave assimétrica e entendo que, em se tratando de FGV, o gabarito pode ser tanto Chave Assimétrica quanto Certificado Digital. Acabei marcando Certificado Digital influenciado por uma questão da FGV (pesquisa no google "Q111671"), pois entendi que a FGV preza mais para a aplicação prática da chave assimétrica através da utilização de Certificados Digitais do que pela parte puramente técnica da informática. Espero que a banca não inove agora e dê um gabarito diferente, demonstrando total imprevisibilidade, o que não é nada impossível...
    Danilo em 08/12/15 às 13:56
  • Talvez a 39 caiba recurso. Quero ler mais sobre o assunto e aguardar o Gabarito Preliminar. As bancas são imprevisíveis.
    Victor Dalton em 08/12/15 às 13:56
  • Olá Thamiris! Sem querer parecer evasivo, mas eu prefiro que um professor de português se manifeste quanto a esse assunto, :) Att, Victor Dalton
    Victor Dalton em 08/12/15 às 13:46
  • Olá Roger! Eu corrigi a prova de um aluno, o Bruno. Ele acertou 8 ou 9 questões da prova. Acredito sim que nosso material tenha preparado bem, mas é inegável que o estilo de questões da banca valoriza o raciocínio do candidato. Att, Victor Dalton
    Victor Dalton em 08/12/15 às 13:45
  • Bruno, Corrigi a questão às pressas e somente agora percebi o item "Assinatura Digital" entre as alternativas. Atualizei o comentário, e acho que a questão pode ter duas alternativas corretas. Isso quer dizer que você corre o risco de ter acertado até 9 questões das 10. Quero ler mais sobre Assinatura Digital e chave assimétrica, mas é evidente que a Assinatura Digital é um tipo de criptografia de chave assimétrica, o que, em tese, deixaria a questão com duas alternativas corretas.
    Victor Dalton em 08/12/15 às 13:43
  • Olá Marllon! Corrigi a questão às pressas e somente agora percebi o item "Assinatura Digital" entre as alternativas. Atualizei o comentário, e acho que a questão pode ter duas alternativas corretas.
    Victor Dalton em 08/12/15 às 13:42
  • Olá Luiz! Corrigi a questão às pressas e somente agora percebi o item "Assinatura Digital" entre as alternativas. Atualizei o comentário, e acho que a questão pode ter duas alternativas corretas.
    Victor Dalton em 08/12/15 às 13:41
  • Tudo bem Felipe! Essa questão quis pegar o candidato exatamente nesses termos. Sua dúvida certamente foi a dúvida de muitas outras pessoas.
    Victor Dalton em 08/12/15 às 13:35
  • Olá Felipe, Aí é que está a "pegadinha": * é OPERADOR, não é FUNÇÃO. FUNÇÃO é PI(). Att, Victor Dalton
    Victor Dalton em 08/12/15 às 13:34
  • Olá Bruno! É uma alegria muito grande ver um aluno nosso responder 8 das 10 questões corretamente, ainda mais em uma prova tão difícil. Obrigado por ter enviado a prova, e fico muito feliz pelo seu resultado. Att, Victor Dalton
    Victor Dalton em 08/12/15 às 13:33
  • Olá Priscila! A expressão "retorna o valor contido EM" é muito utilizada em Programação, e entendo que a forma como foi escrita na prova não prejudica o seu entendimento. "Retornar o valor contido NA célula A2" não é modificar o conteúdo da célula A2. Att, Victor Dalton
    Victor Dalton em 08/12/15 às 13:31
  • Já foram inseridas!
    Victor Dalton em 08/12/15 às 13:29
  • Já foram inseridas!
    Victor Dalton em 08/12/15 às 13:29
  • Boa tarde, será que cabe recurso para a questão 39? No enunciado diz respeito ao uso de caracteres CORIGAS. O correto seria CURINGA. Coringa: pequena embarcação. Curinga: capacidade de desempenhar várias atividades. Já vi questões sendo anuladas por esse motivo. Seria possível essa questão ser anulada?
    thamiris em 08/12/15 às 13:06
  • Professor, creio que a chave privada no início e pública ao final caracteriza a assinatura digital e não a chave assimétrica (que seria o inverso), não?
    Luiz em 08/12/15 às 12:49
  • Esquece o que falei, errei na pressa.
    Felipe Salles em 08/12/15 às 11:57
  • Professor, Na questão 33 eu acredito haver 2 resposta, pois a função * multiplica os números sim, gostaria de saber o porquê de estar errada, por favor.
    Felipe Salles em 08/12/15 às 11:55
  • Boa tarde Professor Victor Dalton Eu adquiri o material do sr. para o referido concurso e nas vídeo aulas é mostrado que o processo de criptografia por chave assimétrica é feito da maneira inversa ao qual a questão menciona. No material diz que o processo conforme mostra o enunciado da questão nos remete à ASSINATURA DIGITAL, pois na ASSINATURA DIGITAL codificamos a mensagem com a chave privada e decodificamos com a chave pública, justamente o que diz o enunciado. O enunciado não informa o processo de codificar com a chave pública e decodificar com a chave privada, nesse caso conforme o material estudado seria a criptografia assimétrica. Pesquisei em outros materiais e nesses materiais diz explicitamente que a ASSINATURA DIGITAL a mensagem é codificada com a chave privada e decodificada com a chave pública. Gostaria por gentileza de saber do senhor qual seria o critério da questão do gabarito ser chave assimétrica e não ASSINATURA DIGITAL porque realmente fiquei muito confuso com esse gabarito?? Obrigado pela atenção Marllon Mendes
    Marllon Mendes em 08/12/15 às 11:50
  • Professor parabéns! Alguma questão com possibilidade de recurso ou estão todas 100%?
    Pablo em 08/12/15 às 11:46
  • Professor, boa tarde! Gostaria de saber se o seu curso preparou para uma prova difícil como essa?
    Roger em 08/12/15 às 11:43
  • Minha grande dúvida era quanto à chave assimétrica ou assinatura digital. Marquei chave assimétrica, mas fui para casa achando que era assinatura digital.
    Bruno Ribeiro em 08/12/15 às 11:22
  • Professor,obrigado pela correção! Essa prova que o senhor corrigiu é a minha. Se a FGV seguir o mesmo gabarito eu vou ter acertado 8 de 10. Acho que é um bom percentual, haja vista a dificuldade dessa matéria nesta prova.
    Bruno Ribeiro em 08/12/15 às 11:21
  • Professor, nos seus cometários você informou que "A2 é uma referência que retorna o valor CONTIDO na célula A2". Porém, na prova está escrito " A2 é uma referência que retorna o valor NA célula A2", o que levou a entender que modifica a célula A2 e não a célula em questão. O que você acha?
    Priscila em 08/12/15 às 11:21
  • Ainda faltam 5 questões de informática.
    Rodrigo em 08/12/15 às 10:38
  • Obrigado professor, aguardando as demais questões!
    Thiago em 08/12/15 às 10:37