Artigo

ICMS/RJ: Língua Portuguesa – Parte 1

Olá, pessoal!

O gabarito (preliminar) das questões aplicadas na prova de Auditor Fiscal da Receita Estadual ainda não foi divulgado. Entretanto, vou iniciar os comentários aos itens de Língua Portuguesa (Prova 1 – Tipo 5: Esta é apenas a primeira parte; a segunda virá no próximo artigo).

 

20. Gabarito extraoficial: B.

 

Seguem as correções das demais opções:

 

a) emprego inadequado da vírgula antes de “os atormentaram”, separando sujeito e predicado.

c) a palavra “advogado” deveria ser flexionada no plural: “pelos advogados de defesa”.

d) o nome “preocupação” rege o emprego da preposição “com”: “(…) com que eles tinham grande preocupação”.

e) falta de concordância entre o verbo “ser” e o núcleo do sujeito “medidas”: “(…) não eram razoáveis … as medidas (…)”.

 

 

19. Gabarito extraoficial: D.

 

Seguem as correções das demais opções:

 

a) faltou o til em “descompõem”.

b) a grafia correta é “estipulado”; emprego incorreto do acento grave em “as quais”; faltou uma vírgula antes da expressão “mesmo assim”.

c) “(…) para informá-lo de que ele esteve aqui” (informar alguém de alguma coisa).

e) a palavra “jus” é grafada com ‘S’.

 

 

18. Gabarito extraoficial: B.

 

Seguem as correções das demais opções:

 

a) por que (=pelo qual)

c) porquê (substantivo)

d) por que

e) porque (conjunção)

 

 

17. Gabarito extraoficial: D.

Com efeito, a forma verbal ‘precisaria’ está conjugada no futuro do pretérito do indicativo, exprimindo ideia de possibilidade. No contexto, essa estrutura verbal demonstra a pouca probabilidade de “o mundo” precisar de “um outro livro sobre ironia”.

 

Seguem as correções das demais opções:

 

a) certamente, o prefixo pode também expressar outros tons que não o da diminuição. Entretanto, na palavra ‘verbete’ (proveniente de ‘verbo’ + sufixo ‘-ete’), esse sufixo não traz tal carga semântica.

b) no contexto, também é abonada pela gramática normativa a concordância do verbo ‘ser’ com a expressão partitiva ‘desses 1.445 verbetes’.

c) (Gabarito preliminar – Recurso) o vocábulo ‘única’ faz referência à década, mas não à quantidade de verbetes.

e) o sinal de dois-pontos introduz uma explicação para o trecho anterior, não sendo equivalente à expressão conclusiva ‘por isso’.

 

 

16. Gabarito extraoficial: C.

 

Questão sobre pressupostos e implícitos. Vamos analisar as opções:

 

a) “a listagem das áreas em que a ironia tem sido localizada e estudada − literatura, artes visuais, música, dança, teatro, exposições de museu, conversas e argumentação filosófica − é passível de aumentar muito mais.” – informação explícita no texto.

b) “Mesmo concordando que a maioria desses 1.445 verbetes são de artigos sobre “ironia em…” algum texto ou obra de algum artista (…)” – informação explícita.

c) Esta é a resposta da questão. De fato, o espanto é anterior à constatação feita pela autora. No texto, essa ideia de anterioridade é inferida do trecho “continua a me espantar”.

d) “Parece haver uma fascinação com a ironia − que eu obviamente também sinto” – informação explícita na superfície textual.

e) “E essa listagem conta apenas uma parte da história − a parte literária” – ideia explicitada no contexto.

 

 

15. Gabarito extraoficial: C.

 

Questão sobre significação contextual de palavras e expressões. Na assertiva (C), o vocábulo ‘umbral’ significa ‘início, limiar; local de entrada para um interior’, equivalendo, pois, à palavra ‘início’.

 

Nas demais opções:

 

a) não há uma equivalência entre ‘capitanear’ (=liderar, governar) e ‘desfrutar’ do lucro.

b) o verbo ‘atenuar’ significa ‘tornar-se tênue, menos intenso’, divergindo, portanto, da acepção de ‘dissipar’ (dispersar, desfazer).

d) não há equivalência entre os adjetivos ‘mestras’ e ‘portentoso’ (prodígio, maravilhoso).

e) falta de correção semântica entre as expressões “além de” (ideia de adição) e ‘mais do que’ (noção de comparação). Ademais, também há divergência de significação contextual entre os adjetivos ‘crucial’ e ‘nefasto’.

 

 

14. Gabarito extraoficial: D.

 

Com efeito, estão corretas as afirmações II e III. Em II, o vocábulo “então” remete ao tempo em que os fatos são citados pelo autor, ou seja, a época em que Portugal e os Países Baixos tinham relações comerciais e ao momento em que o Reino Unido se uniu à monarquia dos Habsburgos madrilenos. Já em III, a correlação entre os verbos ‘ter’ e ‘unir-(se)’ demonstra que à forma verbal “tinham” (denotando ação prolongada) foi acrescida a ação de “unir(-se)”, conforme afirmou o examinador.

 

 

13. Gabarito extraoficial: D.

De fato, há apenas dois complementos para a forma verbal ‘contavam’ no contexto: ‘cumplicidade’ e ‘contrabando’.

 

Nas demais opções:

 

a) o correto seria ‘capitaneasse’, forma verbal proveniente de ‘capitanear’.

b) a expressão ‘mediante aos quais’ transgride a norma-padrão; o correto, sob o prisma exclusivamente gramatical, é ‘mediante os quais’.

c) (Gabarito preliminar – Recurso) ‘malgrado’ significa ‘apesar de’, ‘não obstante’, exprimindo ideia de concessão, não impondo o entendimento citado pelo examinador.

e) o emprego da expressão “homens de negócios lusitanos” tornaria ambígua a construção, ou seja, o nome ‘lusitanos’ poderia referir-se tanto a ‘homens’ quanto a ‘negócios’.

 

No próximo artigo, comentarei as demais questões de Português.

Forte abraço e sucesso!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.