O governo do Tocantins anunciou que editará uma Medida Provisória (MP) para, em suas palavras, ‘aperfeiçoar a composição da graduação de Soldado’, criando o Soldado 2ª Classe para as carreiras da Polícia Militar (PM TO) e Bombeiros. As informações foram publicadas no site da Polícia Militar.
Com a alteração, passará a integrar o círculo de Praças, os Soldados de 1ª e 2ª Classes.
A proposta de bipartição (1ª e 2ª Classes) prevê que os atuais ocupantes da graduação de Soldado mantenham-se nas mesmas condições, mas sob a nova denominação de Soldado 1ª Classe. A medida, segundo o governador Mauro Carlesse, é necessária e improrrogável, tendo em vista a diminuição natural do efetivo e a iminência de novas transferências para a reserva.
“Sabemos das dificuldades que nossas Corporações enfrentam. Ambas não contaram, recentemente, com concursos públicos, ao contrário, passaram a enfrentar os efeitos de transferência para a reserva remunerada e as crescentes demandas por seus serviços em todo o Estado. “
“Vimos, nesta proposta, um meio de oportunizar que um maior quantitativo de pessoal possa ingressar na PM e nos Bombeiros por valores compatíveis com o atual cenário econômico-financeiro do Estado”, disse o governador Mauro Carlesse.
Os comandantes da PM TO e Bombeiros afirmaram que a criação da nova classe atenderá à reforma da previdência cujo texto alterou de 30 para 35 anos o serviço na ativa.
“A forma menos danosa que encontramos foi diluir estes cincos anos na carreira, para não prejudicar quem já está na Corporação. Assim, dos cinco anos exigidos, três já serão contados na graduação Soldado de 1ª Classe e os outros dois serão divididos no tempo de permanência do militar na ativa”, explica o comandante da PM TO.
“Em breve, realizaremos um concurso público sério, que vai beneficiar aqueles que buscam pela estabilidade e, principalmente, a população de todo o Tocantins”, reforçou Carlesse.
O concurso PM TO, sob responsabilidade do Cebraspe, ofertará 1.000 oportunidades para o cargo de soldado, de nível médio, sendo 950 para soldado e 50 para soldado músico. Das 950 vagas previstas, 95 (10%) serão destinadas a candidatas do sexo feminino.
Para o concurso Bombeiros TO, estão previstas 115 vagas, sendo 100 para soldado e 15 para oficial, com requisitos de níveis médio e superior, respectivamente.
Para mais informações sobre a nova graduação para a PM TO e Bombeiros, acesse os links abaixo:
Concursos PM TO | Bombeiros TO
Assinatura Anual Ilimitada*
Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país. Assine agora a nossa Assinatura Anual e tenha acesso ilimitado* a todos os nossos cursos.
ASSINE AGORA – Assinatura Ilimitada
Sistema de Questões
Estratégia Questões nasceu maior do que todos os concorrentes, com mais questões cadastradas e mais soluções por professores. Clique no link e aproveite os descontos e bônus imperdíveis!
ASSINE AGORA – Sistema de Questões
Gostou desta oportunidade e deseja se preparar? Então, confira abaixo nosso curso exclusivo e inicie seus estudos agora mesmo:
Edital específico para docentes indígenas também foi anunciado! A vice-governadora do Pará, Hana Ghassan Tuma,…
Novo concurso Seduc PA anunciado com 2 mil vagas. Edital exclusivo para Professor Indígena também…
Concurso Joinville Saúde ofereceu vagas nos níveis médio, técnico e superior. Resultado final homologado! Está…
Concurso Prefeitura Joinville SC: salários de até R$ 11,8 mil! O concurso da Prefeitura de…
Concurso Nittrans RJ registou mais de 6 mil inscritos A banca FGV segue divulgando os…
Concurso ALERJ terá avaliações aplicadas em 08 de fevereiro; confira seu local de prova! Resumo…