Olá, pessoal! Tudo bem? Dando seguimento às nossas análises dos conteúdos relacionados à Administração Geral e Pública para a SEFAZ-CE, neste artigo, faremos a análise da parte de Gestão de Projetos para a SEFAZ-CE.
Confira a página do concurso aqui no Estratégia Concursos, onde estão registradas as principais informações sobre todos os cargos.
Confira, também, a análise do edital feita pelo Estratégia Concursos.
Não deixe de acessar, por fim, o edital do concurso.
Sobre a disciplina de Gestão de Projetos, ela está inserida na parte de Administração Geral do edital, para os cargos 1 e 2 (AUDITOR FISCAL DA RECEITA ESTADUAL e AUDITOR FISCAL CONTÁBIL-FINANCEIRO DA RECEITA ESTADUAL, respectivamente). O conteúdo programático da disciplina é o seguinte:
5 Gestão de projetos. 5.1 Elaboração, análise e avaliação de projetos. 5.2 Principais características dos modelos de gestão de projetos. 5.3 Projetos e suas etapas.
No próximo artigo, trabalharemos gestão de processos.
Como fizemos nos nossos artigos anteriores, de outros tópicos de Administração Geral, traremos os principais temas da disciplina para a Cebraspe, buscando trabalhar pontos que tenham boas possibilidades de serem cobrados na prova da SEFAZ-CE.
Antes de entrar na análise dos tópicos mais importantes para a sua prova, gostaríamos de sugerir a leitura do nosso Guia Definitivo de Gestão de Projetos para concursos para um resumo mais completo sobre o tema.
A partir de agora, analisaremos os principais tópicos de Gestão de Projetos para a SEFAZ-CE.
Iniciando a análise dos principais tópicos de Gestão de Projetos para a SEFAZ-CE, falaremos sobre o método do caminho crítico, também conhecido como “CPM” (Critical Path Method).
O CPM consiste em determinar a duração de cada atividade do projeto, utilizando prazos de forma determinística. Assim, calcula o caminho crítico do projeto, por meio da sequência mais longa de atividades.
Vejamos mais detalhes na questão abaixo:
SLU-DF (2019)
“Julgue o próximo item, acerca de elaboração, análise e avaliação de projetos.
O método do caminho crítico, utilizado na elaboração do cronograma de projetos, consiste em uma sequência de atividades que descreve o caminho mais longo de um projeto e que determina a menor duração possível desse projeto.”
Afirmativa correta. Como vimos, o caminho crítico é o caminho mais longo de um projeto. Paralelo ao cálculo do caminho crítico, o CPM também permite calcular qual a sequência mais curta de atividades.
A ferramenta CPM costuma ser cobrada em conjunto com o diagrama PERT (Program Evaluation and Review Technique). Caso a banca cobre a diferença entre ambos, é importante levar que o CPM trabalha com prazos determinísticos, enquanto o PERT utiliza prazos probabilísticos, trabalhando em três possibilidades: otimista, pessimista e mais provável, realizando uma média ponderada das três para se chegar ao resultado.
Veja a questão abaixo, correta, que corrobora o que falamos:
ABIN (2010)
“Na aplicação do CPM, consideram-se tempos determinísticos; na da PERT, trabalha-se com tempos probabilísticos, com o emprego de três estimativas de tempo: otimista, pessimista e mais provável.”
Grave:
Neste tópico de Gestão de Projetos para a SEFAZ-CE, trabalharemos algumas características dos modelos de Gestão de Projetos.
Optamos por falar da Estrutura Analítica do Projeto, parte importantíssima do PMBOK e que a Cebraspe gosta bastante de cobrar.
A Estrutura Analítica do Projeto (EAP), segundo o PMBOK (p.193), é “uma decomposição hierárquica orientada à entrega do trabalho a ser executado pela equipe do projeto para atingir os objetivos do projeto e criar as entregas necessárias. Ela organiza e define o escopo total do projeto.”
Assim, a EAP consiste em subdividir e estruturar as entregas do projeto em partes menores, gerando mais facilidade no seu gerenciamento. Um dos grandes problemas em gerir um projeto é identificar o que realmente faz parte do seu escopo ou não. Nesse sentido, a EAP se apresenta como uma excelente ferramenta para auxiliar no gerenciamento do escopo.
Vejamos um exemplo de cobrança da banca:
SLU-DF (2018)
“Com base no PMBOK (Project Management Body of Knowledge), julgue o item que se segue.
Na estrutura analítica do projeto (EAP), a equipe de gerenciamento de projetos deve fazer o detalhamento do escopo total do trabalho previsto no projeto, de forma a permitir a visualização das entregas ou dos produtos e a facilitar o gerenciamento do projeto.”
Afirmativa correta. A EAP faz parte do gerenciamento do escopo do projeto. Perceba que a EAP trabalha justamente para facilitar a visualização das entregas do projeto, facilitando o seu gerenciamento.
Perceba, por fim, que a EAP não se presta a detalhar todas as atividades do projeto, mas se refere aos trabalhos, que são o resultado dessas atividades, e não às atividades propriamente ditas. Segundo o PMBOK, “no contexto da EAP, o trabalho se refere a produtos de trabalho ou entregas que são o resultado da atividade e não a atividade propriamente dita.”
Trataremos, agora, sobre o ciclo de vida do projeto, tema basilar de Gestão de Projetos para a SEFAZ-CE.
O ciclo de vida do projeto, como o nome sugere, representa as fases pelas quais o processo passa, desde o seu início, até a sua conclusão. É necessário que este ciclo de vida seja flexível, para dar conta das inúmeras variáveis com as quais lida o projeto.
O ciclo de vida do projeto é gerenciado por meio dos processos de gerenciamento do projeto. Veremos mais detalhes na questão a seguir.
MPC-PA (2019)
“Conforme o guia PMBOK, acompanhar o desempenho dos membros da equipe do projeto e fornecer feedback faz parte do grupo de processos
A) monitoramento e controle.
B) execução.
C) gerenciamento de recursos.
D) planejamento.
E) gerenciamento do escopo.”
O gabarito é a letra B. Os grupos de gerenciamento de processos, conforme o PMBOK, são:
O detalhe da questão é o seguinte: acompanhar o desempenho dos membros da equipe do projeto e dar feedback faz parte do processo “Gerenciar a equipe”, que faz parte dos grupos de processos de execução.
Neste último tópico do nosso resumo de Gestão de Projetos para a SEFAZ-CE, falaremos sobre o gerenciamento dos custos do projeto. Trata-se de tema recorrente na Cebraspe.
O PMBOK traz 10 áreas de conhecimento em gerenciamento de projetos: integração; escopo; cronograma; custos; qualidade; recursos; comunicações; riscos; aquisições; e partes interessadas (stakeholders).
Destas, a mais cobrada pela Cebraspe é a de gerenciamento de custos, que se encarrega de trabalhar para que o projeto termine dentro do orçamento aprovado.
Vejamos como a banca cobra o tema:
SEFAZ-AL (2020)
“Enquanto o processo estimar os custos define os recursos monetários necessários para executar o trabalho do projeto, o processo determinar o orçamento agrega os custos estimados de pacotes de trabalho para estabelecer uma linha de base dos custos autorizada.”
Afirmativa correta. Conforme o PMBOK, os processos de Gerenciamento dos Custos do Projeto são:
Veja como esta cobrança se repete:
ME (2020)
“A respeito de gerenciamento de projetos, julgue os itens a seguir, com base no PMBOK 6.a edição.
O gerenciamento de custos do projeto é dividido nas fases de planejamento, estimativa, determinação do orçamento e controle.”
Correta, conforme vimos na questão anterior.
Chegamos ao fim do nosso resumo sobre Gestão de Projetos para a SEFAZ-CE. Como sempre frisamos, nossos resumos trabalham em conjunto com o material teórico e a resolução de muitas questões sobre o tema.
Além disso, vale, também, se familiarizar com os principais tópicos do PMBOK, além de ler o nosso Guia Definitivo de Gestão de Projetos para concursos (apresentado na introdução deste artigo).
Abraços e bons estudos!
Paulo Alvarenga
https://www.instagram.com/profpauloalvarenga/
Referências:
PMI – Project Management Institute. Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK®) – Sexta Edição. Project Management Institute, 2013
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