Categorias: Concursos Públicos

Gabarito PRF – Informática – TEM RECURSO!

Olá pessoal!

Quem vos fala são os Profs. Renato da Costa e Diego Carvalho! O Gabarito Preliminar da Prova de Informática da PRF trouxe uma possibilidade de recurso especificamente na Questão 32. Vejamos:

32. Programas anti-spyware usam basicamente mecanismos de análise comportamental, análise heurística e inteligência artificial para detectar software de spyware instalado indevidamente em um sistema.

Gabarito Preliminar: Errado

Em nossa opinião, a questão cabe recurso. De acordo com o CERT.BR, temos que:

“Ferramentas antimalware são aquelas que procuram detectar e, então, anular ou remover os códigos maliciosos de um computador. Antivírus, antispyware, antirootkit e antitrojan são exemplos de ferramentas deste tipo. […]

Método de detecção: assinatura (uma lista de assinaturas é usada à procura de padrões), heurística (baseia-se nas estruturas, instruções e características que o código malicioso possui) e comportamento (baseia-se no comportamento apresentado pelo código malicioso quando executado) são alguns dos métodos mais comuns”.

Conforme pode-se depreender do fragmento apresentado, anti-spyware são uma subcategoria de antimalware e, portanto, podem contemplar os mecanismos de detecção supracitados (heurística e comportamental). Ademais, os antimalwares mais modernos têm utilizado técnicas de inteligência artificial como um mecanismo de detecção de de softwares maliciosos.

É isso, pessoal! Estamos na torcida por vocês e estamos à disposição para ajudá-los. Força e foco no objetivo ;)

Prof. Diego Carvalho e Renato da Costa.

Diego Carvalho

Ver comentários

  • Diego e Renato, o que vocês acharam da outra de informática considerada certa pelo gabarito preliminar, que restringe estar conectado à internet para se realizar acesso remoto e controlar outro computador? Já fiz isso dentro de uma rede que poderia muito bem não ter conexão com a internet.

  • Na minha opinião a questão de acesso remoto também cabe recurso pois é possível fazer acesso remoto via Dial-Up ou uma rede privada, não necessitando o acesso à internet de forma absoluta conforme o enunciado da questão.

  • Bom dia.

    Estou com uma duvida.

    Este gabarito preliminar como ERRADO é da Banca ou do Estratégia? O gabarito do CESPE esta como CERTO.

  • Bom dia.

    Poderia indicar outras fontes para embasar o recurso? Estou com um pouco de dificuldade para encontrar. Já agradeço.

  • Professor, a questão " Por meio de uma aplicação de acesso remoto, um computador é capaz de acessar e controlar outro computador, independentemente da distância física entre eles, desde que ambos os computadores estejam conectados à Internet.", ao meu ver, cabe recurso para mudança de Gabarito para ERRADO, uma vez que o acesso remoto é possível ainda que sem acesso à internet, via rede privativa - uma intranet, por exemplo.

    O cerne da questão é que estarem conectados em rede é a condição indispensável para que ocorra o acesso remoto, não necessariamente por meio da rede mundial de computadores (internet).

Posts recentes

Concurso Público: Confira a programação das aulas de hoje!

O Estratégia realiza semanalmente aulas, eventos, entrevistas, simulados, revisões e maratonas dos principais concursos de…

3 horas atrás

Informativo STF 1133 Comentado

Mais um passo em nossa caminhada jurisprudencial em 2024. Hoje, vamos para cima do Informativo…

8 horas atrás

Concurso Sefaz MG: edital para Gestor pode sair em breve!

A Sefaz MG (Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais) pode ganhar um novo…

9 horas atrás

Concurso Sefaz MG: edital em breve para Gestor Fazendário

Um novo edital para o concurso Sefaz MG (Secretaria de Estado de Fazenda de Minas…

9 horas atrás

MP CE: comissão formada para edital de servidores

Foi oficialmente formada a comissão responsável pelas atividades do próximo concurso MP CE para o…

9 horas atrás

Concurso ISS Mogi Mirim: gabarito disponível!

Foi divulgado o gabarito preliminar da prova objetiva, uma das principais provas do concurso público…

11 horas atrás