Artigo

Gabarito Preliminar da prova de Economia da SEFAZ/PE

Olá caros(as) amigos(as),

Neste final de semana (27 e 28/09), foram aplicadas as provas do concurso da SEFAZ/PE. A prova não foi tão difícil. Das 10 questões, tivemos 06 questões de Economia (são as que vou comentar). As outras ficarão a cargo do prof. Sérgio Mendes, professor do conteúdo de Finanças (parte de Orçamento Público).

A banca ainda não divulgou o gabarito oficial, mas seguem meus palpites (questões 71 a 76):

Clique nas figuras para ampliar …

QUESTÃO 71

Captura de Tela 2014-09-28 às 22.29.40

 

Comentários:

Questão bem simples! O gabarito será, com certeza, a letra B.

A fórmula que diferencia agregados a preços de mercado de agregados a preços de fatores é:

PIBpm = PIBcf + (II – Sub)

Portanto, são os (II – Sub), impostos indiretos líquidos de subsídios, que diferenciam o produto a PM do produto a CF.

A alternativa um pouco mais complicada é a letra C. Na conta do setor externo, as importações são registradas a crédito pois a referência é o setor externo (ou o resto do mundo). Quando importamos, enviamos divisas ao resto do mundo (setor externo). Logo, na conta deste setor, a importação é registrada a crédito.

Na conta de produção, entretanto, essas mesmas importações são registradas a débito, pois reduzem o valor da produção (do nosso país).

Gabarito: B

 

QUESTÃO 72

Captura de Tela 2014-09-28 às 22.38.43

Comentários:

O gabarito é letra D.

A taxa de reservas compulsórias é um dos vários instrumentos por meio dos quais se pode controlar a oferta de moeda.

Vejamos os erros das outras alternativas:

a) Incorreta. Para fins do cômputo do multiplicador monetário, não interessam os conceitos de M2 e M3.

b) Incorreta. Somente as instituições financeiras capazes de captar depósitos (as instituições depositárias) são capazes de criar moeda.

c) Incorreta. A demanda de moeda é determinada pela renda e pela taxa de juros. Segundo a TQM (teoria clássica), a demanda por moeda depende somente da renda. Mas só devemos usar essa visão da demanda de moeda segundo a TQM se a questão pedisse para trabalharmos com a teoria clássica. Foi pedido para trabalhar com a economia brasileira. Então, usamos a teoria convencional da demanda por moeda (onde ela depende da renda e dos juros).

d) Correta.

e) Incorreta. O aumento da oferta de moeda é bastante inflacionário. Isso é verdade, seja em teorias clássicas, seja em teorias keynesianas.

Gabarito: D

 

QUESTÃO 73

Captura de Tela 2014-09-28 às 22.52.13

Comentários:

Essa questão é um pouco mais complicada. Vamos lá:

a) Incorreta. Se um país adota câmbio fixo e está com superávit na balança comercial, a acumulação de reservas pode sim ser alternativa. Em um contexto de câmbio fixo, se houver superávit no balanço de pagamentos, o país deverá necessariamente acumular reservas (para não deixar a taxa de câmbio variar).

b) Incorreta. A questão é incompleta. Na verdade, para se manter a paridade do poder de compra, a taxa de câmbio deve ser desvalorizada na medida exata em que varie a relação do nível de preços interno e externo. Ou seja, a variação da taxa de câmbio deve acompanhar a variação da relação dos preços interno e externo (e não somente acompanhar a variação dos preços internos).

c) Correta. No câmbio flutuante, a taxa de câmbio flutua de acordo com a movimentação de moeda estrangeira. Se ocorre uma grande entrada de investimentos externos, o excesso de dólares fará com que o US$ se desvalorize. Consequentemente, o R$ se valorizará. Isso aumenta o nível de importações, e reduz o nível de exportações.

d) Incorreta. É justamente o contrário. Os produtos manufaturados tendem a ter melhores termos de troca, e possuem menor flutuação de preços. Os produtos agrícolas tendem a flutuar mais, devido a condições climáticas, políticas domésticas dos países produtores, etc.

e) Incorreta. Há diversos outros motivos (além de ser um grande investidor no resto do mundo) para um país não ter superávit no Balanço de Pagamentos (mesmo tendo superávit comercial). O país pode ter déficits na conta de rendas, serviços, etc.

Gabarito: C

 

QUESTÃO 74

Captura de Tela 2014-09-28 às 23.19.23

Comentários:

Questão que nos exige conhecimentos do modelo IS/LM (tanto em economia fechada, quanto em economia aberta). Dentre as alternativas, temos que verificar qual situação gerará um aumento do produto (é isso que o enunciado nos pede!).

a) Incorreta. A simples alteração de regime cambial não é suficiente para alcançar a expansão do produto. É necessário alguma alteração da demanda agregada (curva IS) ou do mercado monetário (curva LM).

b) Incorreta. Num contexto de economia fechada, se os investimentos são perfeitamente inelásticos aos juros (curva IS vertical), a política monetária será ineficaz para alterar o produto.

c) Correta. Num contexto de economia aberta, se o câmbio é fixo, só a política fiscal expansiva elevará o produto. Portanto, a alternativa é correta, já que a redução de impostos é uma medida de política fiscal expansiva.

d) Incorreta. Numa economia aberta, o regime cambial é importante para verificarmos a eficácia de uma política econômica (fiscal ou monetária).

e) Incorreta. A alternativa traz duas medidas contraditórias em relação aos seus efeitos sobre o produto. O aumento dos benefícios previdenciários (política fiscal expansiva) tende a aumentar o produto. Já o aumento da taxa de reservas compulsórias (política monetária restritiva) tende a reduzir o produto. Logo, não temos como saber o efeito resultante baseado apenas nos dados apresentados.

Gabarito: C

 

QUESTÃO 75

Captura de Tela 2014-09-28 às 23.27.09

Comentários:

a) Incorreta. A introdução de um imposto específico (ad rem) sobre um bem cuja demanda seja perfeitamente inelástica resultará em elevação do preço de equilíbrio igual ao valor do imposto.

b) Correta. De fato, o aumento da participação do Estado na economia vem justificando cargas tributárias (brutas e líquidas também) cada vez mais altas. Esse aumento da participação do Estado acontece devido ao aumento da proteção social e das próprias intervenções do Estado na economia, a fim de de regular a atividade econômica.

c) Incorreta. Impostos sobre o valor adicionado incidem em todas as fases do processo produtivo (os impostos em cascata também). A diferença é que, no IVA, cobra-se a alíquota tributária apenas sobre o valor que é adicionado em cada etapa (e não sobre o valor cheio).

d) Incorreta. Impostos indiretos têm o caráter regressivo.

e) Incorreta. Impostos indiretos pioram a distribuição de renda, pois são regressivos.

Gabarito: B

 

QUESTÃO 76

Captura de Tela 2014-09-29 às 00.13.14

Comentários:

I. Incorreta. O correto seria os “recorrentes superávits primários” … “referentes à taxa de juros referentes à dívida interna brasileira.”.

II. Correta. A elevação da taxa de juros doméstica (nos últimos meses) trouxe capitais especulativos ao país. Ou seja, trouxe ao país indivíduos interessados em comprar títulos da dívida brasileira. Portanto, nesse processo de aumento da taxa de juros, o país se endividou (vendeu títulos) frente a credores externos, aumentando a sua dívida frente a esses agentes externos.

III. Incorreta. A política fiscal brasileira possui superávit em seu conceito primário. Logo, ela não poderia ter o objetivo de zerar o déficit (umas vez que já temos superávit no conceito primário).

IV. Correta. Quanto maior a dívida, maior é a quantia de recursos do Estado que deve ser destinada ao pagamento de juros. Portanto, a elevação da dívida de fato limita a capacidade de o Estado realizar os investimentos públicos.

Gabarito: E

….

Abraços! Vamos torcer para que tudo tenha dado certo ;-)

Heber Carvalho

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.