Artigo

Gabarito Informática ISS Jundiaí extraoficial

Olá pessoal!

Venho aqui comentar a prova de Informática do ISS Jundiaí, aplicado pela banca IBAM.

1. No Microsoft Excel, a função EFETIVA pode ser aplicada em uma fórmula com o objetivo de:

a) exibir o valor efetivo de uma célula, ou seja, exibir as fórmulas ao invés de seu valor calculado.

b) salvar o valor de uma célula sem que seja necessário salvar toda a planilha.

c) retornar a taxa de juros anual efetiva para os parâmetros informados.

d) calcular o valor presente de um empréstimo com base em uma taxa de juros fixa e pagamentos periódicos.

 

Comentários: A função EFETIVA retorna a taxa de juros anual efetiva, dados a taxa de juros anual nominal e o número de períodos compostos por ano.

 

2. A função TAXA permite calcular a taxa de juros por período de um empréstimo ou aplicação, para realizar esse cálculo no Microsoft Excel, é obrigatório que se informe:

a) o número de períodos de pagamento, o valor presente e o valor futuro.

b) o valor presente, o valor futuro e o valor pago a cada mês.

c) o valor futuro, o número de períodos de pagamento e se o vencimento  dos juros ocorre no início ou no fim de cada período.

d) o número de períodos de pagamento, o valor pago a cada mês e o valor presente.

 

Comentários: A função TAXA retorna a taxa de juros por período de uma anuidade, tomados como parâmetros obrigatórios o número de períodos de pagamento, o pagamento feitos a cada período e o valor presente. São parâmetros opcionais o valor futuro e o tipo.

 

3. O caractere “!”(exclamação) deve ser utilizado em fórmulas do Microsoft Excel quando é necessário fazer referência às células:

a) ocultas.

b) de outra planilha.

c) bloqueadas.

d) em branco.

 

Comentários: A exclamação é o caractere utilizado para referenciar células em outra planilha. Por exemplo, Estratégia!A2 referencia a célula A2 na planilha “Estratégia”.

 

4. No Gmail, para localizar todos os e-mails provenientes de um determinado endereço, pode-se inserir o endereço na caixa de pesquisa existente na ferramente, precedido pelo operador de pesquisa:

a) from:

b) sender:

c) cc:

d) sent:

Comentários: FROM (que significa DE, no sentido de origem), é o parâmetro para buscarmos emails oriundos de determinado endereço. SENDER (que poderia ser interpretado como REMETENTE) não é parâmetro do Gmail.

 

5. Sobre a ferramenta Google Drive é correto afirmar que:

a) os arquivos armazenados em pastas do Google Drive somente podem ser compartilhados com pessoas que possuam um endereço de e-mail da ferramenta Gmail.

b) não é possível armazenar documentos e planilhas do Microsoft Word e Excel na ferramenta Google Drive, pois estes são automaticamente convertidos para documentos e planilhas do Google quando armazenados.

c) os arquivos armazenados no Google Drive são sempre públicos para qualquer pessoa que tenha o link para pasta do Google Drive na qual o usuário armazena os arquivos.

d) a ferramenta possui uma pasta chamada Lixeira, para qual os arquivos excluídos através do website Google Drive são movidos antes de serem excluídos definitivamente.

 

Comentários: As três primeiras alternativas possuem sentenças inverídicas. Já a Lixeira existe no Google Drive para evitar que o usuário apague arquivos e se arrependa depois.

 

Considerações finais: A prova foi bem chata e teórica nas questões de Excel, mas as demais foram tranquilas.

Espero que tenham ido bem!

Grande abraço.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.