Concursos Públicos

Gabarito Extraoficial AGU Contador 2018

Gabarito Extraoficial AGU Contador 2018

Apesar de a prova de Contador ter sido anulada, segue a prova com o gabarito extraoficial. Na imagem da prova, ignore o que está marcado. Verifique a seguir o gabarito.

1. A questão 1 pede a alternativa errada. Como no primeiro parágrafo é dito que Fernanda Montenegro é lacônica, isso significa que ela não está preocupada em detalhar minimamente o que entende como a melhor expressão para caracterizá-la. Assim, a alternativa (B) é a que deve ser marcada.

2. A questão 2 pede o conectivo que destoa do valor de contraste de “no entanto”. Assim, a alternativa a ser marcada é a (E), pois “porquanto” tem valor explicativo ou causal.

3. A questão 3 pede o valor diferente do vocábulo “que” na linha 2. Tal vocábulo é pronome relativo, como ocorre nas demais alternativas, à exceção da alternativa (D), a qual apresenta a expressão expletiva “é…que”.

4. A questão 4 pede os recursos do emprego dos pronomes demonstrativos. Como “este texto” se refere ao texto efetivamente escrito, o que estamos lendo, não a um suposto texto já informado anteriormente (anafórico) ou a ser falado posteriormente (catafórico), há o recurso dêitico.  Como o pronome “Isso” retoma informação anterior, apresenta recurso anafórico. Assim, a alternativa correta é a (D).

5. A questão 5 aponta o complemento nominal “do palco”, o qual completa o sentido do adjetivo “devotos”. Assim, a alternativa que também apresenta complemento nominal é a (C), pois “de uma memória intacta” completa o sentido do substantivo abstrato “lembranças”.

6. Na questão 6, a afirmação I está errada, pois não se pode dizer que a locução verbal “tinha dado” apresenta melhor sonoridade.

A afirmação II gera uma ambiguidade, pois não certeza de que a banca esteja afirmando de valor semântico do trecho como concessão ou que houve uma concessão, uma oposição, um contraste em relação ao emprego da linguagem. Por isso, partamos para a III.

Como não houve gerundismo, isto é, vício de gerúndio na afirmação III, ela está errada.

Como não há, dentre as alternativas,  somente uma correta, notamos que a alternativa correta é a (D), pois nenhuma afirmação está correta.

7. Na questão 7, a segunda fala do terceiro quadrinho é o resultado da informação anterior. Assim, cabe conclusão e a alternativa (B) é a correta.

8. Na questão 8, a afirmação I realmente está correta, pois a frase interjetiva “Que sede” dá a noção de um possível pedido.

Julguei a afirmação II como errada, tendo em vista que, mesmo havendo a mudança de tom do discurso, de interjeição para imperativo, não se entende uma ordem pura e simples, mas um pedido. Assim, não cabe o entendimento de obrigação da realização por outra pessoa.

A afirmação III está correta, pois realmente o humor está na situação de que a sede se esvai quando o personagem percebe que quem faria a limonada não está em casa.

Assim, a alternativa (C) é a correta.

9. Na questão 9, a afirmação I está errada, pois o sufixo “inha” transmite um valor afetivo. Note que não cabe interpretar um gelado pequeno, concorda?

A afirmação II está errada, pois a segunda pessoa do plural do imperativo afirmativo do verbo ‘”fazer” é “fazei“.

A afirmação III está errada, pois o verbo “tem” deve apresentar sujeito: alguém tem alguma coisa. Assim, a expressão “Não tem mais ninguém” é típica da linguagem coloquial.

Portanto, a alternativa (D) é a que deve ser marcada.

10. Na questão 10, a afirmação I está errada, pois nem todos os vereadores têm o tratamento Vossa Excelência, apenas o presidente da Câmara.
A afirmação II está errada, pois as comunicações para autoridades estrangeiras são tratadas em outro Manual, e não no Manual de Redação da Presidência da República. Veja o que se afirma no MRPR: ” Ficam excluídas dessa fórmula as comunicações dirigidas a autoridades estrangeiras, que atendem a rito e tradição próprios, devidamente disciplinados no Manual de Redação do Ministério das Relações Exteriores.”
A afirmação III está errada, pois O MRPR afirma que “todos os tipos de documentos do Padrão Ofício devem ser impressos em papel de tamanho A-4, ou seja, 29,7 x 21,0 cm”, e não em papel ofício.
Assim, a alternativa a ser marcada é a (E).

 

Grande abraço a todos!

Décio Terror

Décio Terror Filho

Ver comentários

  • Valeu pela correção, mas vou discordar apenas do seu gabarito da questão 8.
    Na afirmativa I, apesar da frase interjetiva dar a "noção" (em sua correção) de um pedido, mas o personagem está sozinho no momento visto que ao seu redor nao tem outros personagens, logo creio que não expressou um pedido mas apenas o desejo momentaneo dele. Logo está errada.
    Na afirmativa II o personagem chama a esposa em um tom mais alto, visto que na própria escrita o "Q U E R I D A", está grafado em caixa alta e espaçado, diferentemente das demais palavras do balão expressivo do personagem, e nos quadrinhos essa grafia significa que o personagem fala algo em um tom mais alto e expressivo, por isso a palavra esta assim destacada, e tambem não tem como ser um simples e puro pedido, visto que o personagem nem pediu por favor ou utilizou outro termo que tratasse o ouvinte com cuidado para quem se pede algo, por isso o mais SUBENTENDIDO é que realmente ele esteja agindo num tom imperativo mesmo, logo alternativa esta correta.
    Na alternativa III de fato você esta correto, a preguiça do cidadão é imensa, rsrsrs...

    Enfim, a alternativa correta é a letra B, de Boa estratégia.

    Falou. Boa sorte a todos e que venha a segunda prova de novo. "Vem nim mim Idecan, pode pular nos meus peitos que você não me derruba".

  • Obrigado Terror!
    Concordo com o comentário do colega Daniel na questão 8. Também marquei "B" com o mesmo raciocínio.

Posts recentes

Concurso Câmara de BH: confira os recursos para Técnico

Quer interpor recursos contra os gabaritos do concurso da Câmara de BH para Técnico Legislativo…

3 minutos atrás

Concurso Ribeirão Cascalheira MT: fim das inscrições

Estão encerradas as inscrições para a prefeitura de Ribeirão Cascalheira, no estado do Mato Grosso.…

27 minutos atrás

Concurso Taboãoprev: novo edital publicado para Contador!

Um novo edital do concurso Taboãoprev foi publicado. São ofertadas duas vagas, mais oportunidades em…

34 minutos atrás

Concurso SEMED Nova Iguaçu: veja os recursos contra o gabarito

Após a aplicação das provas do concurso SEMED Nova Iguaçu no último domingo (28), foram…

36 minutos atrás

Saiba o que pode ou não levar no dia da prova do CNU!

Ansioso para a etapa mais importante do Concurso Nacional Unificado (CNU)? Então, confira o que…

44 minutos atrás

Concurso Artur Nogueira: fim das inscrições; salários até R$ 16 mil

Estão encerradas as inscrições do concurso da Prefeitura de Artur Nogueira, São Paulo. As oportunidades…

52 minutos atrás