Jurídico - Delegado

Furto: Entendimentos Jurisprudenciais mais relevantes

O crime de furto foi alvo de diversas alterações legislativas e entendimentos jurisprudenciais nos últimos anos.

Este artigo tem por objetivo apontar os entendimentos jurisprudenciais essenciais à sua aprovação.

Crime de furto: entendimentos jurisprudenciais mais relevantes

Tópicos a serem vistos:

  • Aspectos Introdutórios
  • Furto Majorado
  • Furto Qualificado
  • (In)aplicabilidade do furto qualificado-majorado

Vamos lá.

ASPECTOS INTRODUTÓRIOS

O crime de furto encontra-se previsto no art.155 do Código Penal, in verbis:

  Art. 155 – Subtrair, para si ou para outrem, coisa alheia móvel:

  Pena – reclusão, de um a quatro anos, e multa.

Nota-se que o tipo penal é composto pelos seguintes elementos: o núcleo subtrair; o especial fim de agir caracterizado pela expressão para si ou para outrem; e objeto da subtração consistir em coisa alheia móvel.

Dessa forma, percebe-se a necessidade do chamado animus furandi, ou seja, a intenção de ter a coisa alheia móvel para si ou para outrem

Se o agente subtrair a coisa, com o objetivo de devolver a coisa alheia móvel logo em seguida, haverá um indiferente penal, consistindo no furto de uso.

Ademais, ressalta-se a necessidade de o objeto consistir em coisa alheia. Nas lições do brilhante doutrinador Rogério Greco(GRECO, Rogério. Curso de Direito Penal: Parte Geral. 16 ed. Rio de Janeiro: Impetus, 2014):

Além de móvel, ou seja, passível de remoção, a coisa, obrigatoriamente, deverá ser considerada alheia, isto é, pertencente a alguém que não aquele que a subtrai. Dessa forma, não se configurará no delito de furto a subtração de: a) res nullius (coisa de ninguém, que jamais teve dono); b) res derelicta (coisa abandonada); e c) res commune omnium (coisa de uso de todos).

No mesmo sentido, entendem os Tribunais:

O réu supôs tratar-se de coisa abandonada pelo proprietário, por ter perdido a utilidade, e tal circunstância afasta a caracterização do delito de furto, já que a expressão coisa alheia inserida no tipo penal não abrange a res derelictae (TJMG, AC 2.0000.00. 354808-3/000, Rel. Des. Alexandre Victor de Carvalho, DJ 17/8/2002).

Encerrando-se os aspectos introdutórios, mister salientar que os Tribunais Superiores, com esteio na teoria da amotio ou apprehensio, posicionam-se no sentido de que o crime de furto se consuma no momento em que a coisa é retirada da esfera de disponibilidade da vítima, ingressando, consequentemente, na do agente, ainda que não tenha ele a posse mansa e pacífica sobre a coisa. Veja-se:

O Superior Tribunal de Justiça adota a teoria da apprehensio rei ou amotio, segundo a qual a consumação do crime de furto dá-se com a simples inversão do título da posse, não sendo, pois, necessário que a coisa saia da esfera de vigilância da vítima, ocorrendo a consumação do delito ainda que haja a retomada da res furtiva, logo em seguida, pela própria vítima ou por terceiro (STJ, AgRg. no AREsp. 296525/DF, Relª Minª Assusete Magalhães, 6ª T., DJe 7/8/2013).

FURTO MAJORADO

O parágrafo primeiro do artigo 155 elenca uma causa de aumento de pena(majorante) de 1/3(um terço), nos casos em que o crime é praticado durante o repouso noturno.

Em relação ao ponto, destaca-se que o STJ consolidou o entendimento de que para a configuração da majorante basta que o furto ocorra à noite e em situação de repouso, sendo irrelevante, por exemplo, o fato de a vítima estar dormindo ou de o furto ocorrer em via pública. Nesse sentido:

(…)O repouso noturno compreende o período em que a população se recolhe para descansar, devendo o julgador atentar-se às características do caso concreto. 3. A situação de repouso está configurada quando presente a condição de sossego/tranquilidade do período da noite, caso em que, em razão da diminuição ou precariedade de vigilância dos bens, ou, ainda, da menor capacidade de resistência da vítima, facilita-se a concretização do crime. 4. São irrelevantes os fatos das vítimas estarem, ou não, dormindo no momento do crime, ou o local de sua ocorrência, em estabelecimento comercial, via pública, residência desabitada ou em veículos, bastando que o furto ocorra, obrigatoriamente, à noite e em situação de repouso.

(REsp n. 1.979.989/RS, relator Ministro Joel Ilan Paciornik, Terceira Seção, julgado em 22/6/2022, REP DJe de 30/06/2022, DJe de 27/6/2022.)

FURTO QUALIFICADO

O art. 155, §§ 4º, 4º-A, 5º, 6º e  7º estabelece hipóteses de furto qualificado, visto que tais parágrafos elevam os patamares mínimo e máximo das sanções penais.

Inicialmente, de suma importância destacar que o STJ admite a figura do furto qualificado-privilegiado.

Assim, se o criminoso for primário e de pequeno valor for a coisa furtada, o juiz pode substituir a pena de reclusão pela de detenção, diminuí-la de 1 (um) a 2/3 (dois terços), ou aplicar somente a pena de multa(art.155, § 2º, do CP), mesmo nos casos de furto qualificado.

Nesse sentido, segue a Súmula 511 do STJ:

É possível o reconhecimento do privilégio previsto no § 2º do art. 155 do CP nos casos de crime de furto qualificado, se estiverem presentes a primariedade do agente, o pequeno valor da coisa e a qualificadora for de ordem objetiva

Entretanto, ressalta-se a necessidade de a qualificadora ser de ordem objetiva.

Analisando os dispositivos, nota-se que não se aplica o privilégio, por exemplo, nos casos de furto cometido mediante abuso de confiança(art.155, § 4º, II), visto se tratar de qualificadora de ordem subjetiva.

(IN)APLICABILIDADE DO FURTO QUALIFICADO-MAJORADO

Eis o questionamento mais relevante da atualidade: é possível a ocorrência do furto qualificado-majorado?

Nota-se que o questionamento envolve a possível aplicação do §1 º juntamente com os §§ 4º, 4º-A, 5º, 6º e  7º, todos do art.155.

POSICIONAMENTO DO STJ

O STJ, historicamente, posicionava-se pela não incidência da majorante do repouso noturno nos casos de crime qualificado. Veja-se:

Incide a majorante prevista no art. 155, § 1º, do Código Penal se o delito é praticado durante o repouso noturno, período de maior vulnerabilidade inclusive para estabelecimentos comerciais, como ocorreu in casu (Precedentes). Entretanto, a causa especial de aumento de pena do repouso noturno é aplicável somente às hipóteses de furto simples, sendo incabível no caso do delito qualificado .

(REsp. 940245/RS, Rel. Min. Felix Fischer, 5ª T., DJe 10/3/2008).

No mesmo sentido, segue precedente da 6 ª Turma:

O aumento de pena por ter sido o delito de furto praticado durante o período noturno não incide nos crimes qualificados. Nestes, as penas previstas já são superiores.

(STJ, HC 131391/MA; Habeas Corpus 2009/0047545-5; Rel. Min. Celso Limongi [Des. convocado do TJ/SP], 6ª T., DJe 6/9/2010).

Com o escopo de pacificar qualquer controvérsia, no ano de 2022, mediante a técnica de Recurso Repetitivo – Tema 1087, foi consolidado:

A causa de aumento prevista no § 1° do art. 155 do Código Penal (prática do crime de furto no período noturno) não incide no crime de furto na sua forma qualificada (§ 4°).

STJ. 3ª Seção. REsp 1.890.981-SP, Rel. Min. João Otávio de Noronha, julgado em 25/05/2022 (Recurso Repetitivo – Tema 1087) (Info 738).

Destaca-se que o STJ trouxe como principais fundamentos a posição topográfica dos institutos e o princípio da proporcionalidade.

Em relação ao primeiro fundamento, segundo o STJ, para que a causa de aumento do furto noturno fosse aplicável ao furto qualificado, o legislador deveria ter colocado a regra do § 1º depois das hipóteses de furto qualificado. No entanto, não foi isso que aconteceu.

Ademais, o princípio da proporcionalidade, na sua vertente de proibição do excesso, busca evitar o excesso de punição. Dessa forma, a agravação da pena derivada da incidência da majorante do furto noturno nas hipóteses do furto qualificado resultaria em um desproporcional punição.

Segundo o relator, o ministro João Otávio de Noronha, considerando a pena máxima para a forma qualificada (oito anos), a aplicação da majorante do período noturno levaria a dez anos e oito meses – sanção maior que a do crime de roubo, no qual não se protege apenas o patrimônio, mas também a integridade corporal da vítima. 

POSICIONAMENTO DO STF

Apesar de o tema encontrar-se pacificado no âmbito do STJ, o Supremo Tribunal Federal possui julgados isolados em sentido contrário. Veja-se:

A causa de aumento do repouso noturno se coaduna com o furto qualificado quando compatível com a situação fática. STF. 1ª Turma. HC 180966 AgR, Rel. Min. Luiz Fux, julgado em 04/05/2020.

No mesmo sentido, segue posicionamento da 2 turma:

Não convence a tese de que a majorante do repouso noturno seria incompatível com a forma qualificada do furto, a considerar, para tanto, que sua inserção pelo legislador antes das qualificadoras (critério topográfico) teria sido feita com intenção de não submetê-la às modalidades qualificadas do tipo penal incriminador. Se assim fosse, também estaria obstado, pela concepção topográfica do Código Penal, o reconhecimento do instituto do privilégio (CP, art. 155, § 2º) no furto qualificado (CP, art. 155, § 4º) -, como se sabe, o Supremo Tribunal Federal já reconheceu a compatibilidade desses dois institutos. Inexistindo vedação legal e contradição lógica, nada obsta a convivência harmônica entre a causa de aumento de pena do repouso noturno (CP, art. 155, § 1º) e as qualificadoras do furto (CP, art. 155, § 4º) quando perfeitamente compatíveis com a situação fática. STF. 2ª Turma. HC 130952, Rel. Min. Dias Toffoli, julgado em 13/12/2016.

FINALIZANDO

Chegamos ao fim do nosso resumo sobre os entendimentos jurisprudenciais mais relevantes do delito de furto

Caso queira ter a mais completa preparação para o seu concurso público, invista nos cursos completos do Estratégia Concursos. Lá você encontrará tudo o que precisa para atingir o cargo dos seus sonhos. Além disso, é essencial acompanhar a evolução dos seus estudos por meio do Sistema de Questões do Estratégia, não deixe para marcar o “x” somente no dia da prova.

Grande abraço a todos.

Victor Baio

Cursos e Assinaturas

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!

Concursos abertos

Concursos 2023

Victor Baio do Carmo

Posts recentes

Lei Anticorrupção para CAIXA

Lei Anticorrupção para CAIXA Fala, pessoal, tudo certo? Hoje faremos um resumo sobre a Lei…

15 horas atrás

Concurso TCDF: resultado final será republicado no dia 30!

Alguns dias após a divulgação da homologação do resultado final do concurso TCDF (Tribunal de…

17 horas atrás

Quais são os salários dos cargos do concurso Detran AC?

Provas serão aplicadas em 28 de julho! Você, coruja, que tem o sonho de ingressar…

18 horas atrás

Caderno de questões inéditas para o concurso ISS Mossoró

Cadernos de Questões para o concurso ISS Mossoró: resolva questões inéditas sobre o conteúdo do…

18 horas atrás

Concurso AMAE Rio Verde: edital é republicado; veja!

Após ter sido suspenso, foi republicado o edital do concurso público da Agência de Regulação…

18 horas atrás

Concurso SEMED Palmas (TO): UFT é a banca; 3.252 vagas

A Secretaria de Educação da Prefeitura de Palmas, em Tocantins, definiu a Universidade Federal do…

18 horas atrás