Artigo

FINEP : Questão Comentada

Olá, pessoal!

Foi dada a largada para o concurso da FINEP. Recentemente, o edital do certame foi publicado, tendo como organizadora a Fundação Cesgranrio.

Pensando nisso, compartilharei com vocês uma questão de Língua Portuguesa cobrada na última seleção para ingresso na estatal. Acompanhem!

(Cesgranrio/2011 – FINEP / Analista Jurídico) O sinal indicativo da crase é necessário em:
 
(A) Os cartões-postais traziam as novas notícias de quem estava viajando.
(B) Recife abriga a mostra de antigos cartões-postais, fruto do esforço de um colecionador.
(C) Reconhecer a importância de antigos hábitos, como a troca de cartões-postais, é valorizar o passado.
(D) Enviar um cartão-postal aquela pessoa a quem se ama era, nos séculos XIX e XX, uma forma de amor.
(E) Durante muito tempo, e em vários lugares do mundo, a moda de trocar cartões-postais permaneceu.
Comentários:
A) Em “Os cartões-postais traziam as novas notícias de quem estava viajando.”, o termo regente – verbo trazer – é transitivo direto, ou seja, não exige o emprego de preposição. Logo, o “as” que antecede o termo regido “novas notícias” é apenas artigo definido, não havendo, portanto, a possibilidade de empregar o acento grave.
B) Em “Recife abriga a mostra de antigos cartões-postais, fruto do esforço de um colecionador.”, o termo regente – verbo abrigar – também assume transitividade direta, ou seja, não exige o emprego de preposição. Logo, o “a” que antecede o termo regido “mostra de antigos cartões-postais” é apenas artigo definido. Sendo assim, não há possibilidade de empregar o acento grave.
C) Na frase “Reconhecer a importância de antigos hábitos, como a troca de cartões-postais, é valorizar o passado.”, o termo regente – “reconhecer” – é um verbo transitivo direto, ou seja, não exige o emprego de preposição. Logo, o “a” que antecede o termo regido “importância de antigos hábitos” é apenas artigo definido. Portanto, não haverá o fenômeno da crase.
D) No contexto “Enviar um cartão-postal aquela pessoa a quem se ama era, nos séculos XIX e XX, uma forma de amor.”, é necessário fazer duas análises:
(1)  “Enviar um cartão-postal aquela pessoa (…)”
Empregando o método prático apreendido nas lições de crase, verifica-se que:
1º) o verbo “enviar” – termo regente – é transitivo direto e indireto, exigindo, em seu complemento indireto, a preposição “a” (enviar algo a alguém) ;
2º) o termo regido é o pronome demonstrativo aquela. Neste caso, como foi constatada a presença da preposição “A”, haverá a fusão com o “A” inicial da forma pronominal “aquela”. Então, a frase corretamente escrita seria:
“Enviar um cartão-postal àquela pessoa (…)”
(2)  “Enviar um cartão-postal àquela pessoa a quem se ama (…).”
Como se verifica, o verbo “enviar” – termo regente – é transitivo direto e indireto, exigindo, em seu complemento indireto, a preposição “a” (enviar algo a alguém). Não obstante a presença dessa preposição, não se usa acento grave antes do pronome relativo “quem” (pois não admite a anteposição de artigo).
E) No período “Durante muito tempo, e em vários lugares do mundo, a moda de trocar cartões-postais permaneceu.”, o “a” é apenas artigo definido, que concorda com o substantivo “moda”. Logo, não haverá crase.
Gabarito: D.
Aproveitem e confiram os cursos para a FINEP no link a seguir:
Abraços e ótimos estudos!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.