Artigo

Fato Típico e seus Elementos: Resumo para PM-RJ

Fato Típico e seus Elementos: Resumo para PM–RJ

Olá, Coruja. Tudo bem?

O edital do concurso da PM-RJ está na praça. São ofertadas 2.000 vagas para Soldados, sendo 1.800 são para homens e 200 para mulheres, com exigência de nível médio de escolaridade, idade de 18 a 32 anos (até o primeiro dia de inscrição), além de Carteira Nacional de Habilitação (CNH), exceto somente categoria “A”.  O salário inicial é de R$ 2.956,41, na condição de aluno, e R$ 5.233,88, após o término do Curso de Formação.

No artigo de hoje abordaremos Fato Típico e seus Elementos, previsto na matéria de Direito Penal.

Vamos lá?

Fato Típico e seus Elementos: Resumo para PM – RJ
Fato Típico e seus Elementos: Resumo para PM – RJ

Fato Típico e seus Elementos: Resumo para PM–RJ

O fato típico é formado por elementos, e eles são divididos em:

  • Conduta;
  • Resultado;
  • Nexo de causalidade;
  • Tipicidade.

Conduta – Fato Típico e seus Elementos: Resumo para PM–RJ

Existem três principais teorias que buscam explicar a conduta:

  • Teoria causal-naturalística (também conhecida como clássica): considera qualquer movimento corporal voluntário como conduta;
  • Teoria finalista: entende a conduta como uma ação voluntária dirigida a uma finalidade específica (dolosa ou culposa);
  • Teoria social: considera a relevância social da ação para determinar a conduta penalmente relevante.

Fique ligado! A Teoria Finalista é adotada em nosso ordenamento jurídico.

A conduta penalmente significativa compreende ações (conduta comissiva) ou omissões (conduta omissiva) dirigidas a uma finalidade específica.

Na conduta comissiva, o agente realiza uma ação externa ou movimento corporal. Já na conduta omissiva, o crime ocorreu por não fazer algo que era esperado ou exigido.

Resultado Naturalístico

O resultado naturalístico refere-se à alteração do mundo real decorrente da ação do agente.

Nos crimes materiais, o resultado naturalístico é indispensável para a consumação do delito.

Nos crimes formais, a consumação não depende do resultado previsto, enquanto nos de mera conduta, não há previsão de resultado no tipo penal.

Por outro lado, há o resultado jurídico, que é a violação do bem jurídico protegido pela lei penal e está sempre presente. Portanto, não existem crimes sem resultado jurídico.

Nexo de Causalidade – Fato Típico e seus Elementos: Resumo para PM–RJ

O nexo de causalidade envolve três teorias relevantes: a Equivalência dos Antecedentes, a Causalidade Adequada e a Imputação Objetiva.

  • Equivalência dos Antecedentes: considera causa do crime toda ação ou omissão essencial para o resultado. Porém, só é imputado ao agente se agiu com dolo ou culpa.
  • Causalidade Adequada: aplica-se em casos com concausas (outros eventos que contribuem para o resultado do crime). Apenas a concausa que, por si só, produz o resultado é considerada causa adequada.
  • Imputação Objetiva: avalia os riscos criados ou aumentados pela conduta do agente. É responsável quem criou risco proibido pelo Direito e causou o resultado de forma razoável.

Nos crimes omissivos deve ser provada a causalidade normativa. Crimes omissivos próprios não exigem resultado naturalístico, apenas o descumprimento da norma já configura o crime. Nos impróprios é preciso provar que o agente poderia evitar o resultado e sua omissão foi determinante.

Tipicidade

A tipicidade abrange duas categorias: a tipicidade formal e material.

A tipicidade formal refere-se à concordância da conduta com a previsão típica da lei penal. Enquanto a tipicidade material diz respeito a ofensas significativas ao bem jurídico protegido.

Existem também os elementos do tipo penal, que são os componentes que compõem a descrição do crime. Eles podem ser objetivos (compreensíveis pela constatação da realidade), normativos (demandando um juízo de valor) e subjetivos (relacionados à intenção do agente ao cometer o crime).

Os tipos penais podem desempenhar diversas funções no sistema jurídico-penal, como garantir os direitos dos cidadãos, limitar o poder punitivo do Estado, selecionar os bens jurídicos protegidos e servir como parâmetro para definir o erro do agente.

Há também os tipos fundamentais (formas básicas do crime) e os tipos derivados (formas que derivam do tipo fundamental).

Conclusão – Fato Típico e seus Elementos: Resumo para a PM-RJ

Chegamos ao final do nosso artigo sobre Fato Típico e seus Elementos, com um resumo para a PM-RJ. Esperamos que as informações aqui sejam úteis para sua preparação.

Para uma preparação completa, focada no edital da PM-RJ, invista nos cursos do Estratégia Concursos. Lá você encontrará aulas completas e detalhadas, com os melhores professores do mercado, de todos os tópicos exigidos no edital deste concurso.

Conheça também o Sistema de Questões do Estratégia. Afinal, a única maneira de consolidar o conteúdo de maneira satisfatória é através da resolução de questões.

Bons estudos a todos e até a próxima!

Referências Bibliográficas – Fato Típico e seus Elementos: Resumo para a PM-RJ

PM-RJ (Soldado) Direito Penal – 2023 (Pós-Edital)

Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira nossos artigos!

Quer estudar para concurso PM-RJ?

Assinatura de Concursos

Assinatura 1 ou 2 anos

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.