Artigo

Revisão de Excel para o TJ SP

Prezado leitor, na postagem de hoje iremos fazer uma revisão da disciplina de Informática, sobre o tema Excel para o concurso do TJ SP.

O meu nome é Carlos Eduardo, sou Consultor do Tesouro da SEFAZ do Espírito Santo, coach e professor do Estratégia Concursos. O meu objetivo nesta postagem é fazer uma breve revisão de Excel com vocês na disciplina Informática, resolvendo alguns exercícios cobrados pela banca VUNESP recentemente. Escrevi outros artigos contendo outros temas que são cobrados no edital da VUNESP para o TJ SP, para conferir basta entrar na minha página aqui no site Estratégia e ver os meus artigos publicados (https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/author/carloschagascardosogmail-com/). Tenho dezenas sobre diversos outros temas que podem ajudar na sua preparação.

Essa matéria (Excel) está prevista no edital do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ SP) para o cargo Escrevente Técnico Judiciário para a Comarca da Capital, então a leitura atenta deste artigo poderá ser um diferencial na sua preparação.

Excel TJ SP
Excel TJ SP

Em primeiro lugar, acho fundamental que vocês leiam com atenção o que é cobrado de Excel no edital do concurso:

MS-Excel: estrutura básica das planilhas, conceitos de células, linhas, colunas, pastas e gráficos, elaboração de tabelas e gráficos, uso de fórmulas, funções e macros, impressão, inserção de objetos, campos predefinidos, controle de quebras e numeração de páginas, obtenção de dados externos, classificação de dados.”

Caso sinta necessidade, antes de começar a resolver as questões ao longo deste artigo, aconselho a revisão da aula 03 do curso de Informática para o TJ SP do Estratégia Concursos.

Excel para o TJ SP – Questões da VUNESP

VUNESP – 2019 – PREFEITURA MUNICIPAL DE SOROCABA (SP)

Um estudo sobre mil munícipes está sendo realizado em uma planilha do MS-Excel 2010. Tal planilha contém quatro colunas: nome, idade, bairro e renda mensal, e a primeira linha contém o nome das colunas nas células A1, B1, C1 e D1, respectivamente. A partir da segunda linha, cada linha contém os dados de um munícipe, e os dados são do tipo “texto”, exceto a idade, que é do tipo número, e a renda mensal, que é do tipo “moeda”.

Para calcular a renda mensal média dos munícipes do bairro “Centro” com mais de 18 anos, o usuário pode colocar a seguinte fórmula na célula D1002:

a)   =MÉDIASES(D2:D1001;B2:B1001;”>18″;C2:C1001;”Centro”)

b)  =MÉDIASE(D2:D1001;B2:B1001;”>18″;C2:C1001;”Centro”)

c)   =MÉDIASES(D2:D1001;B2: B 1001;”Centro”)

d)  =MÉDIASE(D2:D1001;B2:B1001;”>18″)

e)  =MÉDIA(D2:D1001;B2:B1001;”>18″)

RESPOSTA:

GABARITO: ALTERNATIVA A.

A questão pede para calcular a renda mensal média dos munícipes do bairro “Centro” com mais de 18 anos. Para isso, é necessário o conhecimento da fórmula “Médiases”. Esta fórmula descobre a média aritmética das células especificadas dado um conjunto de condições ou critérios. No caso da questão nos temos dois critérios: o munícipe ter mais de 18 anos de idade e morar no bairro centro. Dessa forma, teremos que em primeiro lugar selecionar o intervalo que pretende se calcular a média “D2:D1001” (renda mensal). Em seguida, colocamos o intervalo do nosso primeiro critério (idade): “B2:B1001” e depois a condição ter mais de 18 anos “>18”. Por fim, colocamos o intervalo do segundo critério (bairro em que reside) e depois a condição “Centro”. O último detalhe que vocês devem lembrar para a prova do TJ SP, é que deve se separar cada uma das etapas anteriores por ponto vírgula no Excel.

VUNESP – 2019 – ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA DE JUNDIAÍ (SP)

O programa MS-Excel 2010, em sua configuração padrão, está sendo utilizado por um usuário para trabalhar em uma planilha que possui milhares de linhas. Para selecionar uma célula distante da célula corrente, esse usuário prefere utilizar o recurso denominado “Ir para”, em vez de rolar a tela do programa verticalmente ao longo de muitas linhas e perder muito tempo. O recurso “Ir para” pode ser ativado por meio do acionamento simultâneo das teclas CTRL e

a)   G

b)  H

c)   J

d)  K

e)  L

RESPOSTA:

GABARITO: ALTERNATIVA A.

O recurso “Ir para” pode ser ativado por meio do acionamento simultâneo das teclas CTRL+G. O atalho CTRL + H exibe a caixa “Localizar e Substituir” no canto superior da tela, enquanto o atalho CTRL + L serve para “Criar Tabela”.

Acho que uma questão sobre atalhos do Excel pode ser cobrada na prova do TJ SP, aconselho a leitura das lista de atalhos na aula do curso de informática do Estratégia.

VUNESP – 2019 – PREFEITURA MUNICIPAL DE GUARULHOS (SP)

A planilha a seguir foi editada no MS-Excel 2016.

Caso a fórmula:

Excel TJ SP
Excel TJ SP

=SOMA(A1:C3)

seja inserida na célula C5, o resultado produzido nessa célula será igual a:

a)   3

b)  6

c)   16

d)  21

e)  45

RESPOSTA:

GABARITO: ALTERNATIVA E.

Essa questão cobrou o conhecimento da fórmula “SOMA”. Esta fórmula irá somar o conteúdo das células dentro do intervalo discriminado. Como o intervalo é A1:C3, ela irá somar todas as células dentro deste intervalo, ou seja, A1, A2, A3, B1, B2, B3, C1, C2 e C3. Assim teremos:

=SOMA(A1:C3)

= 2 + 7 + 5 + 4 + 3 + 9 + 6 + 8 +1

=45

Dica final, agora que a gente fez essa breve revisão com a resolução de algumas questões e Excel da banca VUNESP, aproveite e resolva muitas questões da banca do concurso sobre esse tema (inclusive das provas anteriores do TJ SP), pois essa é uma ótima maneira de revisar e saber como a banca costuma cobrar o assunto. Além disso, aproveite para ler os comentários dos professores nas questões (tem algumas questões que eu mesmo comentei como professor), bem como ver as soluções em vídeo (existem milhares de questões comentadas por vídeo pelos professores do Estratégia). Se tiver oportunidade aproveite para comentar também adicionando informações relevantes nas questões de interesse. É fundamental que o candidato resolva muitas questões de modo que na hora da prova esteja acostumado com o tipo de cobrança da banca examinadora.

Para quem é assinante, aconselho a leitura atenta, bem como a visualização das videoaulas do curso de Informática para o TJ SP. Nele, você poderá encontrar diversos exercícios comentados, bem como mapas mentais de tabelas de atalhos que irão ajudar na fixação do tema. O curso é bem completo (contendo inclusive o tema Excel com foco no TJ SP) e eu gosto muito da didática do professor.

Por fim, vale salientar que se deve utilizar este artigo e as questões do Sistema de Questões como complemento ao estudo, privilegiando, sempre, o material teórico e as questões dos PDF’s das aulas. Além disso, caso sinta necessidade, recomendo a visualização de vídeo aulas sobre os assuntos de maior dificuldade/complexidade.

Carlos Eduardo Cardoso

Consultor do Tesouro Estadual, Coach do Estudo Acompanhado e Professor do Estratégia questões.

Para mais dicas e materiais sobre concurso, siga-me no Instagram:

@profcarloseduardocardoso

Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira nossos artigos!

Concursos abertos

Concursos 2023

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.