Artigo

Estudando Segurança e Saúde no Trabalho p/ AFT

Oi amigos(as),

Neste artigo vou trazer algumas opiniões pessoais sobre o que fazer (e o que não fazer) no estudo de Segurança e Saúde no Trabalho para AFT.

Em primeiro lugar, é importante ressaltar que em 2009, 2010 e 2011 houve muitas mudanças nas NR. Foram alteradas, entre outras, as NR 6, 7, 12, 18 e 32, que aparecem em provas de AFT. Sendo assim, é importantíssimo que todos mantenham seus materiais atualizados.

Caso alguém precise das Normas "secas", segue o link para o site do Ministério do Trabalho e Emprego, onde todos podem encontrá-las:

http://portal.mte.gov.br/legislacao/normas-regulamentadoras-1.htm

Como todos devem saber, as Bancas Examinadoras costumam explorar essas alterações, inserindo em provas proposições "antigas" e os textos atualizados da legislação. Ao longo dos artigos irei comentar as alterações relevantes desse período, fazendo uma relação entre as redações pretéritas e as disposições atualizadas.

Quanto à amplitude do estudo, não recomendo, a quem está iniciando o estudo de SST, ler todas as NR. O conteúdo é imenso, e alguns Anexos das Normas são bem complicados. A minha sugestão é que o estudo se restrinja ao que estava disposto no edital do AFT 2009/2010.

Digo isso porque, antes de decorar a miríade de itens e subitens das NR, é essencial que o(a) concurseiro(a) domine alguns fundamentos da SST, e que se aprofunde em algumas NR que sempre aparecem nas provas. Vale muito mais a pena "investir" mais horas de estudo nas NR que mais caem em prova do que dividir o tempo entre estas e outras Normas cujo conteúdo raramente aparece nas questões.

Se estivermos com ótimo nível de conhecimento nas NR mais importantes, depois podemos ampliar nosso estudo para as outras Normas (inclusive para algumas que ainda virão a ser publicadas, como a de trabalho em altura); essa é a estratégia que considero mais adequada.

E todo conteúdo das NR costuma ser exigido nas provas? A resposta é: certamente não. Há itens das NR que já caíram em prova n vezes, e muitos outros que não apareceram em uma questão sequer!

Sendo assim, é preciso conhecer o histórico de cobranças para otimizar o tempo disponível, dando mais atenção ao que é essencial, para que a probabilidade esteja a nosso favor.

Para quem tiver interesse, segue o link do curso de Segurança e Saúde no Trabalho (SST), em andamento no site:

http://www.estrategiaconcursos.com.br/curso/40/seguranca-e-saude-no-trabalho-p-aft.html

Grande abraço e bons estudos,

Prof Mário Pinheiro

http://www.facebook.com/Mário Pinheiro

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.